PASSAPORTE || Museo del Prado, Madrid


Mais um museu que tanta curiosidade tinha em visitar. O museu do Prado é um labirinto. Significa isto que não importa quantas plantas do museu tenham na mão, vocês vão perder-se. É quase poético, não é? Perdermo-nos no meio de tanta arte e História.

O Prado, na minha opinião, é menos contemporâneo que o Rainha Sofia. Quero dizer que é mais fácil encontrar pinturas e esculturas mais clássicas no Prado do que no Rainha Sofia. E é isso mesmo que vamos encontrando em cada sala; centenas de pinturas e obras em harmonia com esculturas seleccionadas a dedo por fundirem tão bem no ambiente de cada galeria.

Botticelli, (o meu querido) Goya, El Greco, Velázquez e Caravaggio são alguns dos artistas que vão encontrar neste museu mas, claro, não só. Um outro detalhe muito interessante que eu gostei de encontrar no museu é a presença de obras executadas por alunos de grandes pintores como Leonardo da Vinci, por exemplo. Encontram por lá uma Mona Lisa mais colorida que faz as delícias dos miúdos que andam para a esquerda e para a direita, espantados pela dama que os acompanha no olhar matreiro.

Durante a minha visita, encontrei algumas salas vedadas ao público com um aviso indicando que iriam reabrir a determinada hora e que estavam inacessíveis por estarem a decorrer aulas no interior dessas salas. E eu não fiquei nada incomodada por só poder lá voltar dali a uma hora, muito pelo contrário! Fiquei absolutamente fascinada pelo facto de tal ser possível, da oportunidade incrível que estes alunos têm de aprender frente-a-frente aos mestres. Aliás, todo o Prado tem um ambiente muito académico, uma vez que se cruzam diversas vezes com estudantes, com pessoas a fazer esboços das obras e com alunos a ter essas mesmas aulas no interior de galerias, em privado.


Todo o museu tem um ambiente a meia luz, em que as janelas e a clarabóia permitem a entrada de uma luz clara e brilhante que contrasta um pouco com as sombras carregadas de alguns recantos do museu. Dá-nos o conforto ideal para que possam desfrutar do museu. Ao contrário do da Rainha Sofia, os vigilantes são, em larga escala, menos perseguidores e chatinhos, havendo apenas algumas salas onde as fotografias não são permitidas.

À semelhança do Rainha Sofia, o museu é gratuito para estudantes com menos de 25 anos (com os devidos comprovativos) e para crianças. E é, também, bastante extenso, pelo que vos recomendo que tirem a manhã ou a tarde para o verem sem pressas.

Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

5 comentários

  1. Quero lindo! Quero tanto tanto lá ir! É o museu favorito da minha mãe de Madrid!

    ResponderEliminar
  2. Que lugar lindo para visitar e conhecer um pouco mais
    gostei da partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Acho que também já o visitei, mas como era mais pequena na altura, as memórias de alguns sítios são muito vagas, tendo ficado bem gravado aquilo que mais me marcou. Assim, deste tenho apenas manchitas, não deixam de ser belas recordações, mas são pouquitas. Porém, pelas fotos que partilhaste e pela forma como descreveste o Museu, senti que estive lá outra vez. Acho maravilhoso que sítios tão majestosos como este abram as portas à educação de uma maneira muito mais alusiva. É uma forma lindíssima de aprender. Não queria que fosse de outra forma se essa fosse a minha vocação!
    Adoro como descreves os sítios por onde passas, podes não deixar lá marcas, mas fazes com que estes sítios deixem marca nos nossos corações sem lá termos posto os pés e fazes isto com todos os lugares, até os mais simples.
    Por isso, obrigada e um beijo enorme. :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.