PASSAPORTE || El Retiro


Foi a primeira vez que viajei em Outubro - para mim, o mês mais outonal - e pude, portanto, observar a transição mais bonita do ano numa outra cidade. E que sítio melhor para ver essa beleza incrível do que o Parque Del Retiro?

El Retiro (ou Parque Del Bom Retiro) era uma das "atracções turísticas" que mais queria conhecer, em Madrid. De tal forma que o visitei duas vezes e a primeira delas foi logo no dia em que cheguei. Num tempo que já não faz um calor abrasador mas ainda não faz frio suficiente para chamarmos os sobretudos, apanhei um dia de Sol brilhante quando entrei no Parque e um calor agradável que nos fazia sentir bem de camisa. O Parque, por si só, é de uma beleza invejável, daqueles que nos faz desejar que existisse igual em Lisboa.



As entradas para o Parque são enormes e lindíssimas e os jardins, em qualquer lugar, estão muito bem tratados. Estátuas, fontes, canteiros das mais diversas cores, bancos e parques infantis estão multiplicados naquele enorme espaço verde onde vemos pessoas a correr, a andar de bicicleta, a passear os cães, a fazer piqueniques, a namorar no relvado ou a conversar com uma amiga à beira do lago.

El Retiro também é muito famoso pelo seu enorme lago com barquinhos disponíveis para passeios e aquela gigantesca estrutura a combinar com a margem do lago mas isso é só uma pequena migalha do quão imenso o parque consegue ser. Tenho a certeza de que, mesmo que vivesse em Madrid, iria perder-me. Por entre caminhos de terra batida labirínticos mas sempre alados por bonitas árvores e candeeiros cruzavam-se autenticas avenidas de alcatrão, recintos para jogar ténis ou futebol e ainda o famosíssimo Palácio de Cristal, que me faz lembrar uma combinação entre gaiola e estufa e que fica, também, em frente a um outro enorme lago repleto de patos e cisnes negros.


Este é um parque para passearmos com prazer e onde eu apreciei o outono no seu nível mais incrível; por todo o lado, os caminhos eram invadidos com folhas e castanhas perdidas, as árvores estavam num tom alaranjado lindíssimo e a boa disposição dos locais era evidente. Comigo cruzaram-se crianças e famílias, estudantes universitários, músicos que tocavam nas sombras das árvores, uma sessão fotográfica para uma marca de roupa bem conhecida por todos nós e o Sol nunca deixou de brilhar. Perdi-me sem nunca me preocupar com o caminho de regresso.

Foi o meu lugar preferido de Madrid.

Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

16 comentários

  1. Para além de ter adorado tudo o que disseste e das fotografias serem lindas, devo admitir que os teus conjuntos de roupa também me apaixonaram ( adoro essas cores) :P

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão imensamente giras, o jardim faz-me lembrar muito Londres, que é uma cidade surpreendentemente verde
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  3. Estas tão bonita, tão feliz e tão radiante em todas as fotos e ficam um mimo conjugadas com as cores outonais. Deve ser um local maravilhoso para um passeio e sei que não es especialista em moda mas os teus outfits estão tão on point!

    ResponderEliminar
  4. Esse lugar e lindo
    e adorei as fotos
    Beijinhos
    Giveaway Portugal & Ilhas
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. adoro o retiro! é tão bom passar lá a tarde a passear, sentada na relva, ouvir música. agora no inverno não sei como vai ser :)
    adoro as fotos!

    ResponderEliminar
  6. Já aí estive há muitos anos mas julgo que nunca cheguei a ver o Palácio de Cristal. Nunca viajei para Madrid - apenas passei por ela. Por três vezes estive na cidade, uma vez um dia inteiro, outras por algumas horas, sempre para fazer escalas. Por estar tão perto e ser tão fácil de ir, vou sempre adiando a viagem. Para o ano regresso, por mais um ou dois dias, e quero muito voltar ao Retiro, ver o Palácio de Cristal e ver o Templo de Debod junto à Praça de Espanha. E talvez ver finalmente o Prado, que é o único dos grandes museus de Madrid que me falta conhecer!
    Adorei as fotografias, o Outono oferece todo um outro charme às paisagens :)

    ResponderEliminar
  7. Uau. Que sítio tão bonito e que miúda tão bela!! El Retiro tem tudo a ver contigo, tudo mesmo. As fotos estão giríssimas, mesmo muito boas, porém, é só mesmo um pedacinho desse lugar tão incrível. Já aí estive também, mesmo que bem mais nova, foi dos sítios que me deu mais prazer visitar, uma vez que, enquanto criança, saltei, corri, rebolei, olhei para os patos, tirei fotografias à minha mãe mesmo bonitas. Recordo-me deste lugar e do Museu Rainha Sofia. Foram sem dúvida os que mais me marcaram.
    Um beijinho enorme para uma miúda fantástica que transmite uma energia poderosa :)

    ResponderEliminar
  8. É uma das cidades que quero muito visitar.

    ResponderEliminar
  9. O Retiro é o lugar onde passo mais tempo. No Verão (ao final da tarde porque o calor era terrível) aproveitava sempre para passar no Starbucks e ia para o Retiro ler na relva e foi dos meus Verões favoritos sem dúvida.

    ResponderEliminar
  10. Que registo bonito! Gostei imenso de descobrir o teu cantinho.

    Beijinho querida, :) *

    ResponderEliminar
  11. Eu adorei passear pelo Parque del Retiro, apesar da minha viagem a Madrid ter sido no Inverno e não ter apreciado o parque em todo o seu esplendor (que as tuas fotografias captaram tão bem). Lembro-me de ter adorado o lago e o Palácio de Cristal por me ter parecido um estrutura de conto de fadas.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Parece tão giro ^^ Gosto imenso de parques e jardins. Madrid é uma cidade que não me fascinava minimamente, mas depois de ver as tuas fotos fiquei com vontade de a conhecer ^^

    ResponderEliminar
  13. Quero tanto, tanto, tanto visitar este lugar. :) Nunca estive em Madrid mas está na minha lista de vaigens há muito tempo. :)

    ResponderEliminar
  14. Foi o que mais gostei de visitar em Madrid e ficou logo no topo da lista quando andei a pesquisar o que visitar por lá :D

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.