PASSAPORTE || Cienfuegos, Cuba


Também ela considerada Património da Humanidade pela UNESCO, e seu nome atribuído em homenagem a um dos rostos da revolução - Camilo Cienfuegos - Cienfuegos é a "Pérola do Sul" de Cuba, com um estilo de cidade muito ligado ao mar e às suas baías bonitas e famosas. As ruas largas com bancos e palmeiras ao centro estão repletas de cidadãos que se sentam para conversar, ouvir música ou jogar cartas/dominó, as lojas de roupa que facilmente veríamos numa cidade marítima europeia são substituídas pelas moradias dos residentes que rapidamente se contrastam umas com as outras; Enquanto na porta número 3 encontramos um estilo arquitectónico colonial bem cuidado, com paredes repintadas e com manutenção, portas e janelas em bom estado, na porta número 4 encontramos uma casa com a tinta descascada, sem porta - apenas um gradeamento com portão e algumas plantas a decorar a entrada.



No centro histórico de Cienfuegos encontramos dois pontos de grande interesse: o Paseo del Prado, a rua principal da cidade, bem larga, com grandes edifícios desde teatros, mercados, hotéis e lojas, ideal para um passeio relaxado e para conhecerem melhor cada detalhe da cidade, verem a transição do estilo colonial para o neoclássico ou barroco e se entrosarem no ambiente cubano e o Parque Martí.


O Parque Martí é considerado o "quilómetro zero" de Cienfuegos e foi neste mesmo lugar que a cidade foi fundada. Ao vosso redor encontram inúmeros edifícios que merecem visita; O teatro Tomás Terry, com uma fachada austera e neoclássica e que mesmo ao lado tem um café, de seu nome Terry, que vos recomendo imenso que visitem pela música ao vivo e pela decoração no interior: um gradeamento com o tecto coberto de plantas e flores, por onde os raios de Sol entram nas brechas que sobram. Um dos espaços mais agradáveis e com um dos melhores expressos de Cienfuegos.


Encontram também o Museu Provincial - antigo casino espanhol - que é numa surpreendente cor acinzentada - nada comum nos edifícios por Cuba, coloridos e sempre nos seus clássicos tons pastel - mas imponente e muito bem conservado, e ainda mais um edifício que eu achei que seria uma potencial casa da Barbie: o Palácio Ferrer, com a sua cúpula que funciona como miradouro com acesso ao público, de um azul pastel maravilhoso.

Para grande pena minha, quando visitei Cienfuegos, a maioria dos edifícios estava fechado. Desconhecia o porquê até me fazer o clique em Havana, detalhe esse que explicarei e avisarei com muito cuidado numa outra publicação dedicada para o caso, pelo que me fiquei maioritariamente pelas fachadas dos edifícios e as ruas de Cienfuegos. Não obstante, a minha visita foi soberba e é facilmente compreensível o grande amor pelos cubanos por esta cidade (muito mais que todas as outras): é vibrante, é enérgica, parada no tempo e muito bem cuidada. Foi um dos melhores passeios de final de tarde da minha vida.
Adoro este contraste maravilhoso: do lado esquerdo temos um sumptuoso edifício de estilo neoclássico com inspiração francesa; do lado direito, casas singelas e algumas com uma certa degradação.
Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

9 comentários

  1. As fotografia estão, sem dúvida, maravilhosas! Estou a gostar muito das tuas publicações sobre Cuba, é um país que cada vez me encanta mais.

    ResponderEliminar
  2. Cienfuegos: Sem fogos, mas com alguns suspiros!
    Que testemunhos incríveis que tens deixado por aqui, Inês. :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho gostado de ver esta tua retrospectiva de Cuba :) É curioso porque fiquei com uma sensação muito diferente de Cienfuegos, que não me impressionou. Quando lá estive estava literalmente vazia, não se via vivalma nas ruas - nem carros, nem pessoas. Esta «tua» Cienfuegos tem cores e é dinâmica :) No nosso caso conseguimos entrar no que pretendíamos. Fomos ao Museu e ao edifício ao lado (o azul, que está numa das tuas fotos, com uma escada em caracol, que julgo ser o Palacio del Gobierno) - sendo este último de uma arquitectura impressionante. Depois de muito passearmos pela cidade, que nos deteve apenas uns dois dias, lá chegámos a uma zona de praia - seguindo por uma avenida enoorme que saía da praça principal - e nos apercebemos que a festa estava toda ali, haha :) Imensa gente concentrada. A cidade em si, pouca gente tinha (e nunca percebi a razão).

    ResponderEliminar
  4. Queridos seguidores,
    Não tenho estado presente no Blogue nos últimos tempos.
    Embora, em tempo de aulas, a Faculdade me 'roube' muito tempo, as férias são sempre umas alturas em que dá para renovar as energias e o nosso espaço online, no entanto, por diversas razões não darei continuação ao 'Aguarela'.
    Foi muito importante para mim todas as vossas palavras. Agradeço-vos do fundo do coração por estarem desse lado!
    Talvez um dia regresse ao 'Aguarela' ou até mesmo com outro blogue! Mas, por agora, ficarei assim.
    Desejo-vos uma continuação de um excelente trabalho, que sei que fazem!
    Espero que sejam felizes por esta jornada fora que é a Vida!
    Um beijinho,
    Carolina do Aguarela

    ResponderEliminar
  5. As fotos são maravilhosas!

    ResponderEliminar
  6. Como sempre, as tuas fotografias estão maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  7. Que fotos lindíssimas, Inês! As cores são mesmo qualquer coisa de outro mundo - acho que quando for a Cuba - porque eu um dia vou a Cuba! - não vou largar a máquina fotográfica!

    Jiji

    ResponderEliminar
  8. Oh meu Deus! O ambiente dessas fotografias é tão chamativo!! *O*

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.