FILMES || A Canção de Lisboa


Confesso-vos que estava muito curiosa para finalmente ver uma destas adaptações actuais que estão a "bombar" no cinema. Não vi as outras anteriores e, com sinceridade, não as assisti porque os comentários negativos e o feedback desiludido desencorajavam-me. Mas estava com muita vontade de assistir à Canção de Lisboa, porque é a única que eu já conhecia minimamente! 

Mas aquilo que me fez mesmo, mesmo, meeeesmo querer ir, foi a música Será Amor? Okay, é lamechas, é super mel mas não lhe resisto. Acho que é uma música que expressa tão, mas tão bem o sentimento de estarmos apaixonados. Eu sempre vi o apaixonar neste prisma: o mundo continua naquela realidade obsoleta mas, para nós - cá dentro - está perfeito. Sem retoques necessários. E é uma música que me deixa genuinamente feliz!

Então, falemos do filme e do lendário Vasco Leitão; estudante de medicina desde os tempos dos dinossauros e completamente desligado de deveres e responsabilidades, que recebe uma mesada gigantesca das tias, que pensam que ele já é médico. Eis que tudo complica quando as tias decidem fazer-lhe uma visita e ver o seu consultório. Paralelamente, Vasco dá de caras com Alice, mulher que ele desconhece, mas que o recebe com impropérios, insultos e ameaças, evocando memórias às quais Vasco não se recorda, de todo. O que será que aconteceu?

Muito honestamente, e desconhecendo se a qualidade e a linha deste filme se mantém em relação aos outros, eu acho que as pessoas estão exageradamente críticas aos filmes portugueses. Se foi o filme da minha vida? Não. Aliás, é um filme em que, abordando o amor, tem certas "frases cliché" às quais eu não me identifico, de todo! Se é um filme que poderia ser melhorado? Evidentemente que sim. Mas não foi um filme horrível nem uma perda de tempo, achei que até tinha alguma qualidade e que há por aí muitas comédias românticas (ou nem tão românticas assim) estrangeiras que o pessoal delira ou aligeira nas críticas e que são bem piores do que A Canção de Lisboa. Talvez se fosse um filme francês, inglês ou até americano, não apareceriam tantos comentários críticos, na minha opinião.
Eu adorei a fotografia do filme, acho que está soberba e achei a história fantástica. Aquece o coração. Não é um filme de Óscar, mas é um filme português, que gostei de apoiar e que não deixa de ser um gatilho para a cultura cinematográfica portuguesa continuar a apostar nestes filmes mais leves, mais populares, que saem um pouco do estereótipo ao qual familiarizamos o cinema português e que aponta para mais trabalhos com melhoria de conteúdo e qualidade. Está bem giro, recomendo!

5 comentários

  1. eu quero muito ver esse filme, mas tem sido uma agitação, não tenho conseguido fazer nada :)

    ResponderEliminar
  2. Não gostei muito do filme para ser honesta, gostei muito mais do Leão da Estrela! Esperava outro tipo de filme quando o fui ver ao cinema!

    ResponderEliminar
  3. Dos três esse foi o único que ainda não vi. Lá está, os filmes são leves, fazem rir, eu gostei e não percebi muito bem o tal excesso de criticas que por ai houve.

    ResponderEliminar
  4. Quando fui ver o filme há duas semanas só conhecia a canção que tem passado na rádio (que acho super amorosa), isto é, fui sem expectativas. Como disseste e revendo-me na frase, não foi de facto o filme da minha vida, mas gostei. Passei um bom serão e deu para rir.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não é um filme que me atraia muito a ver, porque parece-me ser muito cliché, mas depois do teu post vou ter que reconsiderar e talvez vá mesmo assistir :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.