PASSAPORTE || Trinidad, Cuba


Declarada Património Mundial em 1988 pela UNESCO, Trinidad era uma das cidades que mais tinha curiosidade em visitar, pelas suas cores, pela arquitectura, pelas ruas, pelos relatos de outras pessoas. O resultado final? Fascínio completo.

Trinidad faz-nos sentir que o tempo parou; As casas são de estilo colonial e cada uma tem a sua cor em tom pastel ou muito vivo. Aqui, não há paredes aborrecidas e todas elas preenchem os nossos olhos com a sua vivacidade, ainda que muitas já estejam enfraquecidas do Sol ou degradadas. Os carros dos anos 50 estacionados junto a cada porta dão-nos a sensação de que estamos presos num postal de época.




Reconheci a pacatez da cidade e a tranquilidade com que se podem visitar as ruas, mesmo que todas elas cheias de turistas curiosos - não se deixem enganar pelas fotos, há mesmo imeeensos turistas, eu sou simplesmente pachorrenta o suficiente para esperar que o Canadiano saia do canto do telemóvel -. Em cada esquina, conseguimos ouvir um concerto ao vivo que está a ocorrer no interior de um bar ou restaurante e que nos convida a entrar para provar uma Canchánchara, a bebida típica de Trinidad feita com rum, lima, água e mel. Mas quem não bebe álcool - como é o meu caso - nada temam, podem também provar esta bebida típica, uma vez que a maior parte das casas já tem a opção da bebida sem álcool. Posso dizer-vos que é maravilhosa, uma combinação de doce do mel e açúcar que corta a acidez do limão.




Trinidad foi sempre considerada uma terra fantasma - e vai de encontro à pacatez e serenidade que encontrei na cidade - em grande parte, pela dificuldade ao acesso da mesma, em tempos. Não haviam estradas directas para Trinidad, pelo que o seu acesso só poderia ser feito pelo mar ou atravessando as montanhas a cavalo. Tanto uma como a outra, além da sua dificuldade inerente, requeriam recursos para os quais a maioria das famílias não tinha como comprar ou aceder. Actualmente, já existe uma estrada - com condições fantásticas, o que é surpreendente - que atravessa Cuba inteira e que permite o acesso muito - muito! - mais facilitado à belíssima Trinidad, que me prendeu o coração pelos miúdos alegres, os carros típicos, a alegria das cores das casas e a arquitectura em harmonia com as enormes palmeiras. Um ponto obrigatório em Cuba.


Todas as fotografias são da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

11 comentários

  1. Que fotografias lindas!!! Que bonita que estás também! :)

    ResponderEliminar
  2. As fotografias estão lindas! Fiquei com imensa vontade de visitar Trinidad , já está na minha lista de sitíos a visitar.
    Beijinhos,
    http://semmediidas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. As fotografias estão incríveis :)
    Que vontade de ir a Cuba!

    ResponderEliminar
  4. Estou a adorar os posts sobre a tua viagem! Devias escrever um livro, a maneira como descreves os locais é espetacular. Estás-me a pôr louca ( no bom sentido) com estas descrições, daqui a nada largo tudo e vou para Cuba xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Gosto mesmo muito da tua maneira de escrever! Nunca tinha tido curiosidade nesta cidade, também não conhecia o suficiente, mas descreveste de forma a que desperta bastante a minha atenção para visitar ;)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. As cores de Cuba são brutais! Adoro aquela foto em que estás no fundo azul esverdeado!

    PS. O blogue está brutal! Congrats! :)

    ResponderEliminar
  7. Wow tão giro... Cuba nunca foi daqueles países que me seduzisse muito mas acho que mudaste o jogo Inês...
    http://blog-flor-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Vim de propósito ao pc ver as alterações ao Bobby Pins e ver a publicação que nos tinhas deixado. Bem, estes 5 minutinhos valeram muito a pena. Fiquei cheia de vontade de visitar Trinidad, aliás, à medida que vais deixando Passaportes, o meu interesse por Cuba aumenta.
    Beijo enorme Inês :)

    ResponderEliminar
  9. Quer pelo teu instagram, quer por a tua descrição fiquei apaixonada por Cuba! Que férias de sonho!!

    ResponderEliminar
  10. que incrível! parece imenso a minha cara :)
    - o blogue está top! :D

    ResponderEliminar
  11. As fotografias estão fantásticas! A minha tia quando foi a Cuba com o marido também adorou! E agora, mais do que nunca, percebo bem o porquê! Estas tuas publicações estão-me a deixar com muita vontade de lá ir! *-*

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.