LIVROS || #GIRLBOSS


Confesso-vos que não estava nas minhas mais altas prioridades a leitura deste livro. Apesar da capa soberba (que eu adoro), julguei-o e senti que seria uma profunda explosão entre auto-ajuda com career-coaching que me fazia torcer o nariz. Mas a verdade é que nunca me soube tão bem estar enganada, e o seu destaque na prateleira da biblioteca, no seu cor-de-rosa a sobressair-se em tantos livros escuros fez com que eu pegasse nele e decidisse tirar as minhas próprias conclusões. Julgar livros pela capa é algo que não faz parte do meu repertório, mesmo quando me fazem torcer o nariz.

Para ser sincera, e estando eu numa fase de começo da minha carreira profissional - ainda que nem a tenha começado mesmo a não ser nos estágios que estou a enfrentar para obter a cédula profissional - acho que este livro deveria ser lido por todos nós (raparigas e rapazes também, não se intimidem com o título) que estamos a dar os primeiros passos para o nosso sucesso. Desenganem-se se pensam que Sophia vai dar-vos lições sobre como enriquecer ou criar um império no mundo do empreendedorismo de moda (podem pensar neste último assim, se se esforçarem muito e distorcerem todas as conclusões da própria) porque irão sair (muito!) desiludidos.

Sophia Amoruso avisa logo nas primeiras linhas: não a idolatrem. E percebe-se o porquê; não se identificava com os padrões de escola, chocava e aborrecia-se com todos os empregos a que se candidatava, roubava e tinha ideais radicais que seguia fielmente. E é esta mesma pessoa que hoje é a mãe de Nasty Gal, uma loja de moda que não é muito famosa cá por Portugal mas uma verdadeira potência fashion e de tendências absolutamente avassaladora fazendo milhões. 

E é nesta viagem, de "miúda falhada" a CEO, que Sophia nos premeia com o verdadeiro tesouro do livro: qualquer um pode ser #GIRLBOSS desde que acredite que é #GIRLBOSS. Os nossos defeitos, os nossos erros do passado, os nossos diagnósticos mentais e a nossa imaturidade para lidar com diversos aspectos da vida não são (se nós quisermos) condicionantes para caminharmos para sermos bem sucedidos no que desejarmos, desde sermos uma pessoa com o carácter que sempre ambicionámos a fazer uma empresa de retalho ou a pagar as contas da casa. Amoruso ensina-nos a crescer e a sabermos o que procurar da vida e dos negócios mas não através de dicas ou de lições moralistas; simplesmente por contar-nos o quanto ela era e o quanto trabalhou para ser o que é hoje e ter o que tem, sem estalinhos de dedos. Não nos ensina truques para abrir uma loja milionária; explica-nos como jogou as suas poucas armas, limitações e defeitos a seu favor. E este tipo de histórias inspiram-me. Porque não há pessoas exemplares e imaculadas e porque o livro batalha numa ideia que, curiosamente, já a transporto comigo: seremos o que quisermos, se acreditarmos que o somos, independentemente de quantas vezes metemos a pata na poça para lá chegar. Temos de ser os nossos maiores ídolos.

Autora: Sophia Amoruso
Número de Páginas: 289
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

4 comentários

  1. Ler este comentário ao livro foi importante. Ando a torcer-lhe o nariz há já alguns meses precisamente pelas mesmas razões que tu - julgava que era um livro do tipo «coaching» e honestamente não tenho muita paciência para esse tipo de leituras -, mas sempre com imensa curiosidade. Agora que me dizes que não é nada disso já começo a considerar à séria lê-lo. Pode ser que seja desta!

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro mas já conhecia a loja por ser tão famosa entre as youtubers americanas que acompanho. Do que nos falaste do livro fiquei super curiosa e irei pô-lo já na minha lista para o ler este verão

    ResponderEliminar
  3. Andava à procura de um livro que me ajudasse a nível de motivação, e convenceste-me com este! Gostei muito da tua review Inês :)

    Andreia \\ ALL THE BRIGHT PLACES

    ResponderEliminar
  4. Acho que era disto que estava a precisar. Vou procurar!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.