FACULDADE || Licenciatura em Ciências da Nutrição: CHECK!


É com muita emoção que escrevo uma das últimas publicações sobre a Faculdade aqui, no Bobby Pins. Hoje terminei a minha Licenciatura, depois de quatro anos que mudaram completamente a minha forma de ser e estar na vida. Não podia estar mais grata, mais aliviada, mais nostálgica.

Quero simplesmente agradecer. Aos alunos que me convidaram a sentar na esplanada com o pequeno João enquanto eu esperava pela minha vez nas senhas para me inscrever. Nunca mais os vi, mas foram eles os primeiros a deixarem-me confortável nesta casa. Agradecer a Farmácia por me ter apresentado a praxe, independentemente de todas as mudanças e limitações que decorreram nos tempos seguintes. Vocês foram os meus praxantes, foram incríveis, e jamais vos esquecerei. Obrigada JP, por teres sido o melhor Padrinho que podia ter tido, por nunca me teres recusado ajuda, ouvir-me ou aturar-me. Foste grande, independentemente de teres 15 metros.

Obrigada Vanessa, porque és um tesouro que eu levo do nosso curso. Porque começámos desde que eu tinha risco ao lado, cabelo pelos ombros e tu uma franja frondosa e cabelo pelas orelhas. Juntas crescemos muito e partilhámos muitas coisas: as confidências iniciais de uma amizade fresquinha - que já tem quatro anos, amiga, a frescura já lá vai - doritos de sabores intragáveis enquanto estudávamos na cantina da Faculdade, a praxe - desde os momentos de caloiras sujas de farinha às lágrimas que partilhámos no nosso último Enterro do Caloiro juntas -, os medos e anseios, as gargalhadas de as lágrimas caírem e a barriga doer e o companheirismo e lealdade. 

Obrigada aos meus queridos Afilhados. A todos eles. Porque me mostraram como é ser Madrinha. Acreditem que, praxe após praxe, de todas as vezes que cada um correu de carta na mão até à minha capa, a surpresa foi genuína. Eu não chumbei a cadeiras e não estive do vosso lado nas aulas, mas fiz tripas coração para dar-vos todos os apontamentos que tinha do meu lado. Eu não bebo até cair, mas faço a festa com vocês. Eu sou a pessoa mais acanhada e tímida do mundo - embora não pareça - mas a minha preocupação em saber que vocês estavam bem, a tirar boas notas e que as coisas corriam sobre rodas era genuína. Vocês podiam não saber onde estava e como estava, mas eu sabia que vocês estavam bem e, se não estivessem, seria a primeira a chegar para saber de tudo. Obrigada por serem tão queridos e eu sei que serão Madrinhas e Padrinho excepcionais. Tive um enorme prazer de ver os primeiros baptismos de capa vossos e... Bom, já sabem, virei a Maria Chorona que vocês tão bem conhecem. Eu vou estar sempre aqui. A ver-vos. A dar-vos na cabeça. A corrigir a forma como vocês apertam a gravata - miserável - e a dar-vos conselhos sobre o que precisarem - da nutrição ou da vida -. Sou como a Kim Possible, a uma chamada de distância. Curtam a festa por mim, que eu já tenho de sair.

Joana, minha Alpista. Obrigada pelo teu mau feitio horroroso. Por seres tão doce por dentro, sem o dizeres a ninguém. Por seres tão boa amiga e por partilharmos juntas - com a Je - este imenso amor pela praxe. Juntas gritámos pela primeira vez o grito de Nutrição e as nossas lágrimas de emoção - junto com a Molina - foram sinceros e promissores de tudo o que estava por vir; foi um prazer ver-te tornares-te Presidente da Comissão de Praxe de Ciências da Nutrição e saber que confiavas nos meus conselhos. Foi divertido a valer. Os nossos Padrinhos estão orgulhosos de nós. E eu estou de ti. Vai à luta.

Obrigada pais. Porque, se não fossem vocês, eu não teria vivido nada disto. Cada vez que eu dizia "Os meus pais patrocinam-me a Faculdade" as pessoas achavam muita piada e riam-se, mas a verdade é que isto foi a minha maior motivação em momentos de preguiça. Não podia ser ingrata quando vocês estavam a proporcionar-me um investimento sem retorno vitalício: a minha educação. Um privilégio. E eu esforcei-me ao máximo por o valorizar. Por cada vez que os meus colegas me chamavam de doida por querer fazer tudo em avaliação contínua e 5 frequências seguidas na mesma semana, eu pensava "O esforço que os meus pais fazem para me pagarem a faculdade todos os meses sem a mínima ponta de atraso ou aborrecimento é muito maior". E a minha maior felicidade é vocês saberem que eu valorizei este patrocínio. Obrigada. 

E um obrigada ainda mais geral. Às pessoas que passaram por mim, da faculdade ou pelos tempos de faculdade. Conheci tantas pessoas diferentes, marcantes, que me fizeram rir, aborrecer, aprender, errar, chorar e todas vocês tiveram um dedo especial no meu percurso. Convosco, eu cresci. Obrigada a todas as cadeiras, as fáceis que me fizeram ganhar confiança a cada passo e a querer ser mais e melhor, as difíceis porque me fizeram ver que, às vezes, temos de dar mais do que o 100% e é possível. Obrigada a todos os professores que gostaram de mim e me distribuíram as mais sinceras e amigas palavras e obrigada aqueles que torceram muito o nariz comigo. Obrigada por puxarem por mim por ser mais Inês. Obrigada a esta casa que me acolheu nos dias madrugadores e nos finais de tarde já a puxar noite. Obrigada pelas aulas de laboratório que tive o privilégio de fazer e que muitos amigos e colegas de outros lugares babam-se para os protocolos que pude realizar. Obrigada pelas condições que me proporcionaste. Obrigada por guardares contigo o meu namorado, que com muita timidez me cumprimentou na cantina com um "Olá" animado e um aperto de mão. Obrigada pelos dias de rotina sem novidades nenhumas, mas que agora eu tenho saudades e pelos dias bombásticos onde algo mega maravilhoso aconteceu. A Faculdade foram os melhores anos da minha vida e eu guardá-los-ei, para sempre, no meu coração. Com uma lagriminha e uma vontade enorme de fazer reset e viver tudo outra vez. Em Outubro de 2012 eu estava a almoçar pela primeira vez na minha cantina e pensava que quatro anos eram imenso tempo. Hoje sei que não duram nada. Até sempre.

E que venha a Ordem!

17 comentários

  1. Parabéns Inês!! Que o teu curso te tenha dado todas as ferramentas para seres a melhor profissional possível e que todos os teus futuros pacientes encontrem sempre uma Inês que aqui tão bem conhecemos, alegre, motivada, capaz e dedicada.
    O tempo passa a correr mas ficam as boas memórias! Que tenhas todo o sucesso do mundo, do coração! Tão bom ver as pessoas que acompanhamos durante anos atingirem estes marcos!

    ResponderEliminar
  2. Foi uma honra acompanhar-te ao longo desta etapa e não posso deixar de ficar feliz e orgulhosa por te ver concluí-la com sucesso! Parabéns, Inês! :D

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Inês! Quanto a isso dos país patrocinarem a faculdade, não podia concordar mais com o facto de ser a nossa maior motivação.
    Que a próxima etapa seja ainda mais incrível! Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Felicidade Inês! Que o teu futuro te traga coisa fenomenais como só tu mereces!

    ResponderEliminar
  5. É incrível acompanhar uma pessoa durante quatro anos e saber que os concluiu com todo o sucesso possível. E agora para ti mais concretamente: Parabéns por estes quatro anos em que continuaste com a "fantasticalidade" de que és feita e não deixaste nada a meio, nem aqui e sobretudo nem na faculdade. És fantástica e muitos parabéns!!

    ResponderEliminar
  6. Que texto tão bonito Inês! Foi um prazer acompanhar este teu percurso (ainda que apenas pela net), és grande e espero que tenhas imenso sucesso na tua vida! Não me vou esquecer nunca das tuas publicações relativas à faculdade pois elas faziam-me sonhar com o que hoje tenho, elas fizeram-me querer mais e mais a faculdade e fizeram-me, também, não recear a praxe pois só nos dá momentos maravilhosos e, felizmente, pude comprovar isso. Muitos Parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns Dra! Sem dúvida que me revi no que escreveste sobre os pais. Estudei numa Universidade privada e sempre que não me apetecia ir a uma aula ou outra, eu respirava fundo e pensava no que pagavam mensalmente, no seu esforço. Fiz tudo à primeira e também quase tudo em avaliação continua. É mesmo esse o nosso melhor agradecimento!

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, Inês :) E boa sorte para esta nova fase da tua vida!

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns por esta etapa! Foi um privilégio acompanhá-la por aqui e estou ansiosa por acompanhar os teus próximos passos! :D

    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns, Inês! Nota-se neste texto que te entregaste de corpo, alma e coração à Faculdade, ao teu curso e a todas as pessoas que se cruzaram contigo. Os teus pais devem estar muito orgulhosos de ti, por seres uma filha exemplar, com um coração enorme, empenhada e dedicada, que fez o curso de uma forma igualmente exemplar e sem nunca desistir. Desejo-te muito boa sorte para a tua vida profissional, e tenho a certeza que serás uma ótima nutricionista.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  11. Quase que me veio uma lágrima ao olho ao ler este texto, Inês. E à medida que o fui lendo, fui viajando na minha cabeça por memórias que já criei na faculdade e só pensei: que venham muitas mais, assim, que valham a pena, para acabar com o mesmo sentimento que nos transmites! É impossível não sentir a felicidade e entrega da tua parte. Parabéns pela licenciatura e todo o sucesso do mundo. Mereces!

    ResponderEliminar
  12. parabéns inês! que venham mais anos incríveis!

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns Inês, que a partir daqui só somes sucessos. Parabéns também pelo texto que está fantástico.

    ResponderEliminar
  14. Embora ainda não tenha sequer iniciado essa fase da minha vida, este texto deixou-me extremamente emocionada, está lindo!
    Parabéns Inês por teres alcançado mais uma etapa e desejo-te a maior das sorte para a que vier a seguir.

    ResponderEliminar
  15. Que dizer após um texto tão bonito, tão genuíno, tão sincero e tão carregado de emoção? Muitos parabéns por teres concretizado esta fase da tua vida que eu ainda fui a tempo de acompanhar de perto antes de terminar. Tenho a certeza de que serás uma profissional incrível e muito bem sucedida. Como estou sempre a dizer, tu tens tudo a teu favor para que isso aconteça, por isso muita força para o futuro.
    Esta tua publicação inspirou-me tanto, mas tanto! A vontade de ir para a universidade quadriplicou e podes crer que sempre que me sentir em baixo, virei aqui para reler as tuas palavras e recarregar as energias!
    Lembra-te, és uma mulher incrível e maravilhosa que merece toda a felicidade deste mundo e obrigada por partilhares connosco algo tão importante para ti!

    Beijinhos!
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.