PASSAPORTE || Palácio da Vila


O Palácio de Sintra (ou Palácio da Vila, como os Sintrenses chamam com mais frequência) foi o monumento que marcou uma das minhas primeiras viagens a Sintra, quando era pequenina. Alguns detalhes do Palácio ainda estavam bem vivos na minha memória, mas todo o resto era uma névoa gigante. Foi a oportunidade certa para voltarmos às nossas rotinas turísticas aventureiras e visitarmos mais um lugar fantástico em Sintra - já que esgotámos quase tudo o que havia para visitar lá, em modo estreia -. 




Este é um Palácio pequenino mas que não fica na sombra dos grandes. Quartos sumptuosos (em que finalmente conseguimos ver a população portuguesa a reconhecer os Reis que estão nos quadros porque D. Sebastião aparece em quase 90% do sítios e as piadas do nevoeiro e do micro-clima em Sintra são mais do que as queijadinhas que estão nos sacos da Piriquita que levam na mão), tectos que fazem as nossas bocas abrirem e os nossos olhos aguçarem à procura do veado que carregue o nosso apelido num dos salões principais e mobília em madeira pesada mas com detalhes em mármore tão delicados e pormenorizados que nos perguntamos como foi possível tamanha obra de arte existir numa época sem tecnologias de ponta para a simetria, a escultura e carpintaria fluírem de uma forma tão harmoniosa e inspiradora. 





As tendências da arquitectura árabe estão mais que evidentes nos corredores, em alguns salões, nas fontes e no pequeno pátio que reflecte a luz do Sol e nos convida a ficar por ali mais tempo do que o combinado. Os azulejos mesmo portuguesinhos, as varandas com uma vista arrebatadora para a Vila de Sintra - que é tão bonita e não me canso de a admirar - os jardins tão bem trabalhados e, claro, não podia faltar: a famosíssima cozinha, onde estão enraizadas as enormíssimas chaminés e onde todos nós olhamos à procura da clarabóia, numa imensidão de profundidade. Naquela cozinha, não há vivalma que olhe para o chão.






O bilhete custa 10 euros (Sintrenses ao Domingo não pagam monumentos em Sintra a não ser a Quinta da Regaleira) por esta experiência de encantar. Uma Palácio a palpitar no coração da colorida e cheirosa a travesseiros Vila de Sintra que desespera pela vossa visita.


Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

9 comentários

  1. Simplesmente maravilhoso!
    Talvez um dia destes visite Sintra e todos esses lugares mágicos.

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias fabulosas, Inês. Fiquei com ainda mais interesse em conhecer o Palácio.

    ResponderEliminar
  3. O palácio da vila é fantástico ^^ estou mesmo com muita vontade de voltar a Sintra!!
    As fotos estão de outro mundo! Adoro!

    ResponderEliminar
  4. Os detalhes arquitetónicos desse Palácio são lindos! (E essas fotografias estão, oh, TOP!!) :o Deixaste-me com vontade de lá ir! x)

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  5. A verdade é que não tenho ideia da última vez que visitei o Palácio e esta publicação deixou-me com "água na boca". Todo o mundo fala dos famosos jardins xD Sobre a cozinha desconhecia tal deslumbramento... Mais uma razão para visitar o palácio!

    ResponderEliminar
  6. OS TECTOS! Pouco ou nada conheço de Sintra portanto nunca fui ao Palácio. Como se o estímulo visual das fotografias não fosse o suficiente, a tua review/guia pormenorizados convenceram-me. Mais um para a lista de locais a visitar :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. Que tectos brutais! Tenho mesmo que o ir visitar!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.