PASSAPORTE || Lisboa por Tuk-Tuk


Em muitos lugares do mundo eu reconheço a utilidade, importância e obrigatoriedade de visitar a cidade por Autocarros Turísticos. Aliás, foram poucas as cidades que já visitei no mundo e que me escaparam esse Bus. Valem a pena em inúmeros detalhes, pelas descrições históricas e culturais dos lugares, por vermos a cidade num prisma completamente diferente e pelo panorama completo que temos, numa só volta, das principais atracções culturais que a cidade tem para nos oferecer.

Ainda assim, nunca achei que, em Lisboa, os Bus Turísticos resultassem muito. Os guias são óptimos, atenção! E o percurso está bem escolhido... Mas reduzem-se à sua insignificância que é o facto de Lisboa ser mais um Bairro Urbano do que uma cidade cosmopolita.
É certo que há muita coisa possível de ver nas estradas principais de Lisboa, mas a verdadeira essência desta cidade encontra-se quando vamos além das Avenidas e das ruas principais cheias de trânsito. Lisboa descobre-se por dentro. Nas ruelas, nos bairrinhos, naquelas encostas tão íngremes cheias de calçada coçada e que são tão estreitas que nos sentimos a entrar numa artéria do coração de Lisboa. E não há Autocarro Turístico que lá consiga chegar. Não onde Lisboa é Lisboa. E nesta visão turística e de transportes, eu acho que os Tuk-Tuks são verdadeiros transportes turísticos vencedores para esta cidade. E confirmei esta minha teoria antiga quando os experimentei, no passado Domingo.

Pelo seu tamanho e capacidade, conseguem ir às zonas bairristas de Lisboa mais típicas, aos recantos menos conhecidos pelos turistas mas mais especiais, aos miradouros muito mais incríveis do que aqueles que já toda a gente conhece e cruzar ruas e ruelas que jamais carro algum passaria. Tudo isto sempre com narrativa cultural e histórica por parte do motorista (pelo menos na minha viagem). Levou-nos a becos e miradouros completamente improváveis de sequer imaginarmos que uma vista tão incrível podia estar ali, às ruas onde as velhotas conversam umas com as outras pelas janelas e onde as fachadas em azulejo das casas contrastam com a roupa pendurada a secar. Transportou-me a detalhes escondidos do olhar mais geral mas que têm uma enorme importância na História desta cidade. E é um transporte muito acessível de se negociar preços.

Desde sempre que aconselho amigos meus que querem visitar Lisboa a escolher Tuk-Tuks, inclusive em Sintra. A experiência, a oportunidade, os lugares que visitam e a ligação com o motorista (que muitas vezes é um Licenciado em História, como aconteceu no meu caso e que assim tornou a visita ainda mais extraordinária) são uma fusão tão harmoniosa e incrível que saem desta cidade com um olhar muito mais apaixonado e familiar deste lugar que nenhum outro transporte turístico tem a capacidade de fazer.

Fotografia da minha autoria, por favor, não a utilizar sem autorização prévia

3 comentários

  1. Andar de tuc tuc deve ser muito giro e diferente. Já fiz uma visita guiada a pé por bairros e ruas que normalmente, aos olhos de quem não é de Lisboa, escapam à vista e achei muito interessante, mas o Tuc Tuc, dá para ir a mais sítios, em termos de tempo, e parece ser mais personalizado (até porque não cabe lá muita gente dentro ;) ) Um dia hei-de experimentar

    ResponderEliminar
  2. Aqui em Viseu também já se anda de Tuc-Tuc. É uma moda gira :)

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  3. Deve ser tão giro! Quando vou a Lisboa são milhares a passar de um lado para o outro cheios de turistas, é tão giro!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.