LIVROS || Como Água para Chocolate


Admito, sou uma fascinada pela América do Sul. As pessoas, a cultura, o clima, as paisagens, a História. E mesmo com o seu historial de violência, pobreza extrema e criminalidade, não consigo deixar de querer saber mais e de ler mais livros que me transportem até lá enquanto um bilhete de avião para esses destinos não está nas minhas mãos. Como Água para Chocolate garantiu-me essa viagem.

É num romance de época no México rural dos princípios do séc. XX e no meio de uma revolução que Laura Esquivel - autora - nos dá a conhecer a história de Tita, a mais nova de três irmãs, com uma paixão incomensurável pela gastronomia e por Pedro, com quem está interdita de casar por ordens da mãe que, seguindo a tradição familiar, proibia que a filha mais nova casasse e que esta apenas existia em serventia da mãe, até à sua morte.

Este foi um livro que me apaixonou pela sua enorme abordagem de temas, a começar por ser um livro muito sensorial, que puxa à vossa imaginação e sentidos. É um livro em que cada capítulo tem incluída uma receita invulgar mexicana e que Laura Esquivel enquadra cada receita no contexto do capítulo. Há sempre uma razão para cada receita existir em cada capítulo e é delicioso a forma como Laura relaciona toda a parte da confecção e da degustação com os sentimentos e aspirações dos personagens. Tita e Pedro, pelo seu amor proibido, comunicam-se pela culinária e damos por nós a sentir exactamente cada cheiro, cada gosto, cada textura e sensação que Esquivel pretende que nós sintamos e isso garante não só um enorme envolvimento com a história dos personagens em si, mas também com todo o livro.

Desenganem-se com possíveis previsibilidades por ser a história de um amor proibido. É isto que eu adoro em autores latinos: são tão calorosos a escrever como imprevisíveis e ao longo do livro encontramos trezentas viravoltas e momentos inesperados. E também não pensem que este romance é um Nicholas Sparks mexicano porque vão desiludir-se. Como Água para Chocolate tem também uma enorme contextualização Histórica muito interessante sobre o México e a sua ascensão e sobre temáticas tão actuais neste momento como o feminismo e a luta pelo livre arbítrio da mulher. 

Sabem aqueles livros que temos de ler pelo menos uma vez na vida para nos evoluírem por dentro? Como Água para Chocolate é um deles. É um livro que nos faz crescer. De leitura obrigatória.

Autora: Laura Esquivel
Número de Páginas: 179

4 comentários

  1. A minha avó ofereceu-me esse livro e disse que apesar de eu não gostar de romances que ia adorar este livro. Abandonei-o na minha estante mas agora com o teu post fiquei curiosa e vou começar a lê-lo hoje!

    ResponderEliminar
  2. No 11°, a minha professora de Português apresentou-nos uma lista de livros para o contrato de leitura e este era um deles. Pela forma como ela falou dele, fiquei bastante interessada, mas acabei por escolher o "Se Isto é um Homem" de Primo Levi.

    Com esta publicação, trouxeste ao de cima uma leitura que quero há muito fazer e a tua opinião reforçou ainda mais isso! Obrigada por esta review!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  3. Fiquei tão curiosa! O Verão é a altura ideal para retomar as minhas leituras por isso acho mesmo que vou ler este :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei seriamente interessada! E a ideia das receitas é genial, para além de que me parece uma viagem mental deliciosa! A ver se lhe deito as mãos :)

    Jiji

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.