PASSAPORTE || The Real Mary King's Close, Edimburgo


Uma das coisas pelas quais a Escócia é bem famosa é pelas suas histórias fantasmagóricas e de terror. Não há rua que não tenha um anúncio, um cartaz, uma oferta de algo de carácter halloweenesco para nos oferecer e o ambiente potencia-se ao máximo em época de Dia das Bruxas (que foi quando a visitei, num fim de semana de Halloween, em 2011). Mas gostemos ou não de fantasias fantasmagóricas, uma das atracções que não podem ser esquecidas num planeamento de viagem a Edimburgo, é uma visita ao The Real Mary King's Close.

Em Edimburgo vão reparar numa enorme tendência; As ruas de Edimburgo foram construídas a partir do Castelo. Isto significa que o Castelo de Edimburgo tem uma enorme espinha, onde se concentra a rua principal, a Royal Mile e onde as faixas e ruelas que da Royal Mile vão crescendo eles atribuem o nome de Close, ou seja, não existe streets em Edimburgo, existem Closes. Dos mais variados estilos. Existia até uma chamada World End Close.

Uma das Closes principais de Edimburgo é a Mary King's Close. Era a mais movimentada e vibrante. E o que fizeram foi colocar uma portinha, bem perto da Mary King's Close para vos mostrar como era exactamente aquela ruela na época medieval. É uma viagem no tempo. Exactamente a rua por onde passaram, há 400 anos.

O The Real Mary King's Close foi criado de forma subterrânea e ao longo de toda a visita vão encontrando, em cada zona da rua e dos espaços que podem percorrer, várias lendas, todas elas de carácter um pouco fantasmagórico mas sem dúvida histórico, o que é o mais interessante. Não é uma casa assombrada nem uma casa de gritos. Não vão encontrar ninguém ao virar da esquina pronto para vos lançar gritos e pregar sustos. Ao longo do percurso têm um guia (que fala muito devagar para que o Scottish accent não nos vos atrapalhe a percepção) que vos vai conduzindo ao longo do caminho e das casas que entram. Em cada sítio há uma história ou uma lenda, que pode ser retratada por figurantes, vídeos ou até bonecos muito realistas e cenários onde podem percorrer. Lembro-me particularmente bem de uma casa onde um médico estava a fazer um diagnóstico de peste negra a um rapaz que estava deitado numa cama. Todo esse cenário era feito por bonecos, mas os detalhes estavam tão perfeitos que era arrepiante. O médico encapuçado e com o enorme e característico bico para não cheirar o paciente e não entrar em contacto com a peste, o candelabro e os seus utensílios. Outra divisão estava cheia de peluches e brinquedos. Porquê? Outra história assombrada. Tudo isto pode ser visto de perto e tudo está acompanhado de relatos do guia, ou dos figurantes, se for o caso. Basicamente, o The Real Mary King's Close é a História das histórias e lendas assombradas. 

Os cenários e a caracterização dos bonecos e figurantes é tão bem conseguida que parece mesmo que viajámos no tempo. As ruas estão perfeitamente bem encenadas e os pormenores não faltam. No final acabamos na rua com direito a uma foto (como em todas as habituais atracções) onde dizem que é ali a zona mais assombrada de Mary King's Close e onde com as suas "câmaras especiais" podem apanhar fantasmas que são capturados em conjunto na foto. O conceito vende, o conceito é simplesmente um conceito mas não deixa de ser um souvenir bem personalizado e giro. Na minha foto não apareceu nenhum fantasma mas no de um outro casal a seguir apareceu um fantasma por detrás e, mais uma vez, a montagem estava fantástica. Foi uma das visitas mais engraçadas e envolventes que já fiz e aconselho qualquer turista que vá a Edimburgo a não perder a visita a uma das ruelas mais assombradas de toda a Escócia. Especialmente se, como eu, escolheram a altura perfeita para uma atracção destas.

8 comentários

  1. Pela foto parece ser mesmo um cenário propício a surpresas pavorosas. Não me importava mesmo nada de conhecer :)

    ResponderEliminar
  2. Achei a ideia fabulosa! E quero muito conhecer Edimburgo! Toda a gente que esteve lá diz maravilhas :D

    ResponderEliminar
  3. Que genial! Não sabia que Edimburgo era assim tão "assombrada", mas é mesmo cool essa abordagem semi-séria e histórica da coisa. Por norma, coisas com fundo de verdade são o que me assusta mais ahah :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Adorava conhecer Edimburgo :). Não sabia da existência do seu lado "assustador", mas agora fiquei curiosa.
    Os teus posts "Passaporte" estão sempre a acrescentar-me sítios para visitar à minha lista. Estou a ver que me vou ter mesmo que casar com um rico xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Wow, incrível! Não conhecia, mas acho que ia adorar lá ir! :o
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Olha não conhecia mas pareceu-me bem giro :)

    ResponderEliminar
  7. É das cidades a que mais quero ir! :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.