FILMES || O Renascido


Vamos a confissões rápidas: se não fosse o Diogo a querer imeeeeenso ir ver este filme e se não tivesse havido um claríssimo suborno com pipocas, eu não teria ido ver este filme nem sequer online. A apresentação do filme não me seduzia por aí além, e a história do urso, do pau e do DiCaprio na luta pelo Oscar não era argumento suficiente que me suscitasse curiosidade para o ir ver. Graças a Deus o meu namorado sabe subornar-me com pipocas porque ia perder um papelão do Leonardo DiCaprio à conta de um torcer de nariz injustificado.

A discussão à volta deste filme quando fugimos um pouco à história do tão merecido Oscar é de que o filme, por si só, tem um argumento fraquinho ou que sem o Leonardo a levá-lo às costas não chegaria longe. Eu acho que isso não faz com que um grande filme deixe de ser um grande filme. Existem filmes com histórias e fórmulas excelentes sem actores que lhe façam jus. Às vezes não é preciso ter um enredo complexo nem momentos excessivos de acção e acontecimentos: basta uma história pequena com uma personagem complexa e profunda a desenvolver. E chega para ser um grande filme.

Além de toda a história de vingança, é uma história de sobrevivência. Pela primeira vez vi um Leonardo DiCaprio sem rosto de menino e que faz um papelão que deixa salas de cinema inteiras em silêncio. A coragem, os momentos de grande sofrimento conjugados com a necessidade de ele próprio se reinventar e lutar para conseguir manter a vida estão perfeitamente bem caracterizados e eu acho isso fenomenal. Falamos de um homem que luta pela vida quando, após um ataque de urso, é deixado ao abandono. Aposto que o Bear Grylls tem um novo filme favorito.

As paisagens são estonteantes e fiquei contente por o realizador ter tirado o máximo proveito disso. A fotografia é de tal modo encantadora que, só por isso, já vale muito a pena ver este filme no cinema e ter oportunidade de ver aquelas paisagens num panorama imenso. Existem também alguns comentários acerca do filme ser duro de assistir, especialmente as cenas de combate e porque envolve uma série de animais a não serem lá muito bem tratados mas eu confesso que, fora algumas situações, tenho um excelente estômago e que, por isso, não me fez confusão em momento algum, apesar de compreender a origem desses mesmos comentários.

É um filme intenso, que nos envolve e nos deixa de coração preso. E eu acho isso raro hoje em dia. Só a forma como termina, com aqueles olhões do Leonardo, tão azuis a olhar directamente para nós fez com que uma sala de cinema inteiro se levantasse e deitasse fora o resto das pipocas sem soltar um pio. E, meus caros, se um actor não ganha um Oscar calando apenas com a intensidade do olhar uns 30 civis, então eu não acredito (ainda mais) na Academia.

Poster

8 comentários

  1. Ainda não vi mas confesso que a minha curiosidade perante este filme está mais relacionada com a prestação do DiCaprio e com as questões técnicas do filme do que com a história propriamente dita. Chegarei às minhas próprias conclusões assim que o meu namorado arranjar uma folga que dê para mais do que um café (prometi-lhe que o víamos juntos).
    Apenas pelo que tenho lido, sinto que é este ano que o Leonardo DiCaprio leva o Oscar para casa mas, ao mesmo tempo, receio que a internet colapse quando isso acontecer!

    ResponderEliminar
  2. Eu quero muito ir ver o filme. Mas já ouvi tantas coisas sobre ele, que não sei se tenho a coragem necessária!

    ResponderEliminar
  3. Estou muito curioso com o filme. Não pela história, mas sim pela prestação do DiCaprio. É desta... o pacto foi feito x)

    R: Obrigado pelas palavras, Inês <3

    ResponderEliminar
  4. Estou muito curiosa em relação a este filme. Acho a história cativante, de certa forma, mas é a prestação do DiCaprio que mais me seduz! Este ano o Oscar é dele! Pelo que dizem, tem de ser!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Fui ver na sexta e damn...primeiro, a fotografia. Oh meu Deus. Que maravilha! O Iñarritu aproveitou TÃO bem as paisagens deslumbrantes! E ele faz sempre um uso muito bom e muito envolvente dos planos que usa. E o Di Caprio...o sofrimento genuíno, a personagem cheia que ele criou. Caramba, aquele homem é um Actor a sério. Senti-me perfurada por aqueles olhos no fim, gelei! Muito bom!

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. "Aposto que o Bear Grylls tem um novo filme favorito." nem imaginas o que me lembrei do Bear Grylls durante o filme, ri-me imenso ao ler isto. Fui ver o filme ontem e fiquei a pensar bastante nele. Porque é como escreveste, não tem argumento. Posso valorizar um filme que não tenha argumento? Julgo que cheguei à conclusão que sim, porque o filme tem tudo o resto. Uma excelente interpretação do DiCaprio, uma fotografia extraordinária e uma intensidade que nos faz engolir em seco repetidas vezes (e o cinema também é isto). É honesto, cru (algo que é característico dos filmes do Iñarritu e já esperava) e o fim, sem dúvida, arrebatador. Não podiam ter terminado melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção, Ana, deixa-me só fazer-te um ligeiro reparo porque referiste que eu tinha escrito que o filme não tinha argumento, o que não corresponde à verdade. Eu expus apenas a opinião dividida em relação a este filme mas não concordo de todo que o filme tenha, efectivamente ausência de argumento, eu só acho que não é uma metragem que esteja marcada por momentos seguidos de acção ou de acontecimentos. Mas sem dúvida que tem argumento, na minha opinião :)

      Eliminar
  7. Ainda bem que o teu namorado te aliciou com as pipocas, caso contrário terias perdido uma das melhores produções cinematográficas do ano passado. Compreendo a hesitação das pessoas, este não é propriamente um género que me cative, mas fiquei completamente surpreendido pela positiva. Está fantástico! Após um mês a falar bem do filme, começo a sentir que devia receber uma comissão pela promoção gratuita haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.