FILMES || Amigos Improváveis


Após Driss cumprir uma pena de 6 meses de prisão, vê-se encurralado sem o subsídio de desemprego garantido. Para o conseguir recuperar precisa de três cartas de recusa de trabalho assinadas. E é na porta de Philippe que Driss tenta obter uma das assinaturas.
Enquanto isso, Philippe é um multimilionário tetraplégico que procura um auxiliar de enfermagem qualificado. Os dois atravessam-se no caminho e Philippe oferece um período experimental para Driss realizar as tarefas de enfermagem, embora não tenha qualquer formação para a mesma. A amizade que nasce então entre os dois é inexplicavelmente bonita.

E bonito é o adjectivo ideal para descrever este filme. Raramente existe esta capacidade de um filme que aborda temas tão sérios conseguir ter a leveza do humor, que nos faz rir de verdade, e no minuto a seguir olhos marejados de lágrimas (como eu tive). Não é um filme sobre dramas nem sobre vítimas, mesmo que limpemos uma ou outra lágrima. É um filme sobre querer viver e querer viver com qualidade, estejamos nós em plena função das nossas capacidades ou presos a uma cadeira de rodas.

Aborda temas de excelência como a interpretação humana da arte, da música (clássica ou moderna), dos valores e princípios humanos. Da lealdade inerente a sermos amigos e do companheirismo. Da capacidade que nós temos de mudar a maneira como os outros olham para o mundo e, talvez, pintá-lo de uma forma mais bonita.

A banda sonora de Ludovico Einaudi é um plus, o meu compositor moderno predilecto. Amigos Improváveis é um filme que nos ensina a ser mais pelos outros mas, ainda mais importante, a sermos mais por nós próprios. Todos temos um valor incrível e incalculável. E, por vezes, temos a sorte de encontrar pessoas preciosas também, de uma forma inesperada... ou improvável! Imperativo ver.

10 comentários

  1. Um dos meus filmes favoritos! É fantástico, emocionante e faz-nos pensar.

    ResponderEliminar
  2. O filme está genial! Não há uma única cena, um único pormenor ou uma fala que eu alterasse. Obrigatório ver! =)

    ResponderEliminar
  3. Esse filme é lindo. Tem uma história fantástica

    ResponderEliminar
  4. Foi este mesmo filme que quase me obrigou a ver o filme "Samba", protagonizado pelo ator que interpreta Driss. Estava com expectativas demasiado altas e desiludi-me, mas o mérito do ator continua lá, apesar de Samba ser um filme mais chato e sem um fio condutor, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Vai já para a minha lista! (:

    ResponderEliminar
  6. Vi esse filme numa aula e A-D-O-R-E-I!

    ResponderEliminar
  7. É um dos filmes que mais adorei ver. Sem dúvida que me tocou e acho que toda a gente o deveria ver. É um filme especial.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.