VÍDEOS || A 100 dias do de 2016, assim foi o de 2015


Todos os anos, por volta desta altura ou do Natal lançam o vídeo com o resumo inteiro do Carnaval e embora eu nunca apareça nestes vídeos (porque é a última coisa em que penso, porque 1,64m no meio desta multidão não se vê e porque eu na altura em que eles estão a gravar ainda estou a pintar 15 matrafonas e a jogar cluedo com gente bêbeda) é das coisas que mais aguardo ver e que me preenchem. Para quem está de fora isto é muita brincadeira, ousadia, máscaras e parvoíce mas para mim é algo muito local, é da minha terra, é algo com que cresci.

Esta é uma altura em que estamos apenas lá para nos divertirmos, rir imenso, dançar músicas ridículas e comentar o monumento e os carros. Reparem que este evento tem milhares de pessoas todos os anos e é reportado todos os anos nas notícias e é raríssimo acontecerem tragédias, actos de violência ou abusos porque as pessoas não estão lá para arranjar confusão mas sim para se divertirem a serem o que quiserem nessa noite. Estranhos abordam-vos sem maldade apenas para vos dizerem que o vosso fato de carnaval está muito bem pensado, velhinhas com netos param-vos a meio para perguntarem como é que fizeram o tutu para ela fazer igual para a neta no próximo ano, as matrafonas seduzem-vos e dizem-vos adeus no mesmo momento e as pessoas querem tirar fotografias com os melhores mascarados. Todos sabem as músicas de cor e o evento vale muito mais do que uma noite de bebedeira fácil. 

Se ainda não foram ao Carnaval de Torres ou se só passaram por lá aos 5 anos para ver o corso, agendem. Façam isso por vocês, por mais tonto que seja o evento. Vocês vão guardar memórias incríveis. E, se possível, vão com Torreenses e façam o Percurso do Castelo com eles. Por mais que me digam que o de outras regiões é que é bom, eu jamais vou acreditar. Não são. Não têm a essência do Carnaval de Torres. Somos inigualáveis e o vídeo prova isso.

Para quem se pergunta porquê tantas demonstrações afectivas, não se esqueçam que este ano o tema do Carnaval de Torres foi o Amor, daí as máscaras e o foco no afecto. Pessoalmente guardo com muito carinho este Carnaval, mais que todos os outros que vivo desde que tenho 4 mesinhos. Por todas as razões e mais algumas.

3 comentários

  1. Apesar de eu não ser super fã do Carnaval, não há como negar... O espírito do Carnaval de Torres Vedras é inconfundível!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro ler os teus textos sobre o carnaval de Torres! Nota-se imenso a paixão que tens pelo evento. E adorei o vídeo :)

    ResponderEliminar
  3. Costumo ir todos os anos ao Carnaval de Ovar, que também é bastante conceituado. No entanto, o de Torres é o mais português de Portugal, não é verdade? XD E tenho a certeza de que merece bem uma visita da minha parte, qualquer dia! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.