FILMES || Inside Out


Cada vez que penso que a Pixar não me vai surpreender tanto como quando tinha franja, surpreendo-me. A verdade é que, à medida que cresço mais penso que os filmes não me vão conquistar da mesma forma que quando tinha 10 anos. E em todas as vezes a Disney prova-me o contrário. Este é mais um exemplo.

É sempre aquela curiosidade por causa do selo Disney porque, de resto, o filme passar-me-ia ao lado. Porque achei que seria demasiado fantasioso mexer com a mente humana, especialmente para uma pessoa que gramou dois anos com fisiologia, incluindo a cerebral que inclui todos os processos de memória, aprendizagem, sensações. Todas as áreas do cérebro estudadas por mim, o que significava que ia ver o filme sempre com uma ponta de crítica. Mas lá fomos ver o filme com o mais pequenino. E, claro, surpreendi-me.

A história vai sempre parecer mais aborrecida e mais "eu depois vejo" do que realmente é. De longe aborrecida e imperativa de ver por nós, adultos ou jovens! Eu digo isto porque imensas reviews apareceram aqui na blogosfera e não me captaram a mesma essência que aquela quando vi o filme. A história é simples: o que vai na nossa cabeça? Um enorme misto de emoções e sentimentos que vão controlando a nossa cabeça no dia-a-dia. No caso do filme temos Riley, uma menina de 11 anos que tem dentro da sua cabeça emoções muito especiais: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Repulsa. Todos eles com carácter muito bem personalizado e vincado, cada um com o seu tempo de antena nas diversas situações e todos funcionam em harmonia para que Riley possa viver todos os dias com a maior experiência de sensações que a façam ir para a cama com um sorriso no rosto e boas memórias para guardar, memórias essas que definem depois a sua personalidade, gostos e ligações com o mundo. Tudo corria em pleno até Riley sofrer a mudança de casa e de estado, que a afasta dos seus amigos, da casa onde sempre cresceu e do seu clube desportivo. Perante todas estas novas mudanças (nada simpáticas), estes nossos novos amigos têm de conseguir gerir toda a mente de Riley de forma a que consiga ficar feliz ainda que sofrendo todas estas adversidades (especialmente - e ainda mais difícil - tentá-la fazer feliz quando a Alegria não está por perto! E por que não está por perto? Vejam o filme!). A missão agora é conseguir voltar a colocar esta menina com um sorriso na cara, pronta para desafios e longe de possíveis inseguranças e ansiedades, reconstruir os laços com a família e fortificar os seus gostos e traços de personalidade que se vão perdendo à medida que a apatia a abate. 

Reclamo já o Raiva para mim. Eu sou aquele boneco de cima a baixo, de tal forma que rimos imenso cada vez que ele entrava em cena e olhavam sempre os dois para mim. Porque sou eu! E aviso-vos já que este filme não é, de toooodo, para crianças. É de uma complexidade de conceitos e ideias que sei que as crianças dificilmente acompanham e a prova disso foi, na sala, não ter ouvido um único riso de criança mas sim risos dos pais (e meus e do meu namorado). As piadas são deliciosas, mas direccionadas para adultos e não para crianças, desde o que se passa na mente da mãe de Riley, ao pai e à própria estrutura cerebral que eles tentam "desenhar" de acordo com a fantasia do filme (e que desde já me conquistou, muito bem feito todo o detalhe do cérebro, não deixaram escapar nem um detalhe, que maravilhoso!). Por isso não ponham pé atrás por ser um filme de animação que pode ficar para depois. Vejam-no e surpreendam-se com o requinte das piadas e no quão bem trabalhadas estão. Claro que podem levar os mais pequenos mas não se admirem se eles só rirem porque o boneco deu um tropeção ou fez uma careta. Este filme é para nós (estratégias cinematográficas muito inteligentes).

Por fim, há muito tempo que não tinha um filme favorito da Pixar e este conquistou-me da cabeça aos pés. Sinto até que sou capaz de comprar o DVD, de tão giro que é. Vale muito a pena e, palavra de Inês, vão-se maravilhar com a criatividade. E com a história, que nos aquece o coração!

Já viram?

13 comentários

  1. Estou tãão curiosa para ver este filme, mas ainda não ocorreu a oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. Vi e sem dúvida que adorei.
    Também fiquei um pouco de pé atrás no ínicio. Mas ao fim de 5 minutos estava completamente rendida. Pixar e Disney são aquela base :)

    ResponderEliminar
  3. Já vi e tenho a mesma opinião que tu.
    É um filme espectacular, que os miúdos adoram e nós adultos ainda mais :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei o filme! Muito bem construido, gostei muito! E como disse o rapaz que estava atrás de mim: "Mãe! Também tenho uma floresta de batatas fritas na minha cabeça?" (espero mesmo que a resposta seja sim)

    ResponderEliminar
  5. Fui ver ao cinema mal saiu, com toda a famelga cá de casa... lindo *.*

    ResponderEliminar
  6. Vi o filme hoje. Andava a dizer que queria ver desde que o anunciaram, há um ano atrás. Adorei, mesmo! Este ano tive uma cadeira chamada Psicologia da Memória que me fascinou e ao ver o filme estava mesmo a ver algumas coisas das aulas. Foi incrível. Ia escrever sobre ele mas já cheguei tarde e cansada a casa. Eu ri-me imenso e, tal como dizes, achei que a maior parte das piadas são para nós. Mas não me ri só, também chorei.
    Os filmes da Disney e da Pixar são sempre filmes que me prendem ao ecrã, é certo. Mas este está mesmo bem pensado. E à medida que vou crescendo percebo que a maior parte dos filmes da Disney são mais para adultos do que para crianças.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tinha ficado muito curiosa mas depois de ler esta tua review tenho de ver este filme o quanto antes! :)

    ResponderEliminar
  8. O filme está fantástico! Queria vê-lo mal o vi anunciar, pois soube desde início que foi construído em contacto com dois psicólogos. Estando eu em Psicologia e indo agora entrar em mestrado, o bichinho sempre esteve aqui... até que lá chegou aos cinemas. E lá fui eu.
    Tenho a dizer que... adorei.E que cheguei mesmo a chorar, pois do ponto de vista de impacto na saúde mental vi ali um grande potencial. E efetivamente já há relatos por aí a circular nesse sentido, de pessoas a quem o filme conseguiu ser um "abre-olhos".
    Está muito, muito bem feito, e quem se lembrou de fazer um filme à volta da mente é só um génio. Não há uma única falha a nível psicológico... A única coisa, em termos de rigor rigor, é que a "repulsa" se devia chamar "nojo", mas é um pormenor mínimo e acaba por surtir um efeito semelhante. De resto... está tudo tão bem pensado!!! Como as emoções são todas necessárias, como têm todas um papel importante na nossa adaptação e portanto não há emoções "boas" nem "más" - isso depende da situação (destaco em particular a tristeza, pois há muito aquele estigma na sociedade do "eu tenho de ser feliz", e acaba-se por censurar imenso a tristeza humana e a pô-la de lado como se fosse a pior coisa do mundo e que se nos sentimos tristes algo de muito errado se passa connosco - o que nem sempre é verdade; diria que é muito mais assustador alguém estar aos pulinhos de felicidade feito histérico quando algo de mal lhe acontece, pois é uma reação completamente desenquadrada da situação e que, portanto, não permite enfrentar a realidade)... Depois também temos a faixa etária das personagens e as mudanças que a ela estão normalmente associadas, que também estão muitíssimo bem representadas... Fiquei rendida e aplaudo o filme mil vezes!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu fico sempe ansiosa por ver cada novo filme da Disney :P E este não é excepção. Ainda não tive oportunidade de ver, mas quero muito vê-lo. Só o facto de ter a ver com o cérebro conquistou-me logo, e não é a primeira vez que leio uma review que faça referência às piadas bem conseguidas :P

    ResponderEliminar
  10. Queroooooooooooooo tanto ver este filme! Parece-me genial. Estava para ir vê-lo aí, mas depois não tive tempo.

    ResponderEliminar
  11. Ando desejosa de ver o filme. Sendo de Psicologia tenho imensa curiosidade para saber como está :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.