BOM GARFO || Mercado da Ribeira

 LISBOA

Há um ano andava tudo louco com o Mercado da Ribeira e a curiosidade surgiu-me de forma quase imediata! Porém, só um ano depois é que lá pus os pés e não sei até que ponto não foi uma boa decisão. As reviews que lia referiam-se sempre a uma enorme confusão e ao facto de não ter a mesma beleza que o Mercado de Campo de Ourique (que agora quero muito visitar e comparar) e achei que talvez fosse melhor esperar até os ânimos em relação ao Mercado assentarem. Ontem foi a oportunidade perfeita, um girly day onde queríamos ir experimentar um lugar novo e não fazíamos ideia do que tentar. Ocorreu-me imediatamente o Mercado da Ribeira e lá fomos experimentar.

Houve uma review qualquer que tinha lido na altura que dizia que aquilo se assemelhava a uma secção de restauração de um centro comercial e eu tenho de concordar. É um espaço muito amplo com um balcão por serviço de restauração onde escolhemos o que queremos. Não podia ser mais parecido. Mas também acho que é uma oportunidade chave para conhecer chefs e nomes da restauração que, de outra forma são mais complicados (ou pela carteira ou pelas reservas que são sempre um desafio - temos sempre uma ginástica com as reservas... -). Evidentemente que não é a mesma experiência que o próprio restaurante em si, mas se quero ver se gosto das combinações de Henrique Sá Pessoa (por exemplo) posso perfeitamente fazê-lo no Mercado da Ribeira. Esta sensação de oportunidade gastronómica aberta faz-me sentir que é um local justo onde todos podem provar vários tipos de cozinha (desde os tapas ao sushi e pizzas). Há para todos os gostos e carteiras, mil e um menús e tanto os aventureiros da comida como os esquisitinhos têm o seu lugar...

... Mas só nos menus mesmo porque, no próprio espaço, um ano depois continua a ser complicado encontrar lugar! Fomos lá em dia de semana, um pouco já a fugir da hora de almoço propriamente dita e ainda assim tivemos de dar uma voltinha para encontrar o lugar certo. Vão ter sempre de dividir a mesa com as outras pessoas e ter um olho na comida e outro na mala, sempre! Mas um grande ponto a favor são os pagers. Assim que nos registaram o menu, deram-nos um talão com o número do pedido e um pager. "Quando isto estiver pronto, o pager apita". Não é fenomenal? Em vez de fazerem filas infernais onde a má educação impera e onde as pessoas não sabem estar, podemos tranquilamente ir arranjar um lugar ou organizar tudo (se forem um grupo grande) sem terem de criar raízes em frente ao balcão. E não podia ser de outra forma, já que quase todos os serviços de restauração de lá são de comida de prato, confeccionada na hora e que não fica, de todo, pronta em 5 minutos. A solução foi fantástica, na minha opinião.


Apesar de ter dito que era uma excelente porta para experimentarem artistas gastronómicos, nós ficámo-nos pelos hambúrgueres. Ainda pensei em experimentar o Prego da Peixaria ou voltar a ver os pratos de Pessoa mas num registo diferente daquele que eu experimentei da outra vez (no seu restaurante Alma) mas depois o cheiro que vinha dos Hambúrgueres conquistou-nos e queríamos algo descontraído e que puxasse à conversa. Não fiquei, de todo, aborrecida com as quantidades ou com o serviço, que é sempre mais rápido e a pensar no próximo cliente, para nunca gerar fila. No geral, foi uma excelente experiência.

E é desta forma que vos recomendo a ir lá. Sem grupos grandes, com um ou dois parceiros, com espírito aberto para provarem coisas (ou para irem ao encontro de um serviço que vos faça identificarem-se mais) e aproveitarem a beleza do espaço, o quão actual e giro é toda a decoração e para ficarem fascinados com a quantidade de turistas estrangeiros vêm ao nosso país. E maravilhem-se com o edifício, que é belo todos os dias e com o cheiro que emana assim que entram. Cheira (muito) bem, mas não vos prometo que cheire a Lisboa!

______________________________
Av. 24 de Julho, 1200,
Lisboa
Contacto: 213 461 199

5 comentários

  1. omd, ja me abriu o apetite, parece delicioso o hamburguer e o restaurante tambem é agradavel! pena morar muito longe de lisboa :c

    ResponderEliminar
  2. Já está na lista de sítios que quero visitar. Parece bastante interessante e a ideia do pager é fantástica!

    ResponderEliminar
  3. Já lá fui um par de vezes e o problema é sempre o mesmo: onde é que nos sentamos? É isso e o barulho, mas faz parte do ambiente. De resto, achei um espaço agradável de se estar, com uma variedade de menus que me agradou. A partir do momento em que lá pus os pés, fiquei bastante curiosa acerca da comida do Henrique Sá Pessoa. É uma experiência pela qual quero passar. Talvez aí vá, da próxima vez que lá for :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui lá, com muita pena minha!
    As fotos são muito boas :)

    ResponderEliminar
  5. Esse dos hambúrgueres como se chama? Tem um aspecto delicioso!!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.