MÚSICA || No voice


Desde miúda que sou apaixonada pela instrumentalização. Fui aprender a tocar violino por ter encontrado um cd perdido cá em casa de Vanessa Mae, ouvia (e oiço) música clássica como quem ouve o novo hit de rádio e ainda hoje procuro sempre artistas que me tragam músicas incríveis sem a necessidade de voz. Acho que há um grande afastamento das pessoas para este tipo de música porque é como música clássica e é chato, aborrecido, não tem piada nenhuma (coisa que não concordo, mas é uma questão de gostos, claro!). Mas quero tentar reverter essa ideia com alguns dos artistas que mais me encantam nesta área instrumental. Este não será um post para todos os gostos. E não, não vai incluir bandas sonoras originais.



Lindsey Stirling
Muito comparada com Vanessa Mae, ou como uma discípula da mesma apesar de, na minha opinião, não ser sensato compará-las. Vanessa Mae pegava em grandes peças da composição clássica e dava-lhes um twist mais moderno com o violino (também tem muitos originais) mas Lindsey Stirling tem uma sonorização muito mais actual, mais fácil de as pessoas gostarem desde pop a dubstep.
Sugestões para ouvirem: Crystallize | Shadows | Electric Daisy Violin | Transcendence |

Yo-Yo Ma
Se só o descobriram à conta de "If I Stay", shame on you! Um violoncelista completo e que dá um corpo às músicas incrível. Eu sempre achei que os violoncelos são os fadistas da música, já repararam no quão grave é a sonoridade dele, no quanto se assemelha a uma corda vocal, a um homem a cantar? Prestem atenção quando o ouvirem!
Sugestões para ouvirem: Unaccompanied Cello Suite No.1 |

Ludovico Einaudi
Desde 2012 que a minha paixão por este compositor italiano não tem limites. Desde o anúncio emotivo dos Jogos Olímpicos que me fez pesquisar quem era o rosto por detrás de uma música tão fantástica que me apaixonei e desde então tenho quase todas as músicas dele no meu coração. Com muitas misturas de diferentes sons de diversas culturas, com muito sentimento, é impossível que não vos toque no coração. Faz do piano um brinquedo e dá magia. Um dos meus compositores favoritos, de sempre!
Sugestões para ouvirem: Lady Labyrinth | Primavera | Time Lapse |

Mogwai
Mogwai é diferente de tudo o que vos trago aqui. É bom, é puro e é poderoso. Desde piano a algumas misturas, baterias e guitarras eléctricas, é aquele típico momento de concerto em que o vocalista deixa o resto da banda brilhar e entramos em êxtase com a criação improvisada. É este tipo de êxtase que podem encontrar (ou eu encontro), quando oiço Mogwai. Existem algumas músicas com vocalização mas, na minha opinião, têm menos "qualidade" ou não vão tão ao encontro do meu gosto como as dezenas de instrumentais.
Sugestões para ouvirem: Hungry Face | Auto Rock | Special N |

The Piano Guys
Aposto que conhecem, e ainda bem que sim. Os famosos covers em piano e violoncelo já têm algum reconhecimento e fico feliz que sim. As suas melodias são enriquecedoras e bonitas e tornam os hits mais pop em verdadeiras melodias musicais.
Sugestões para ouvirem: Michael Meets Mozart | Titanium/Pavane | Rolling in The Deep | Let it Go |


Quantos já conheciam?

12 comentários

  1. Desses que apresentaste conhecia 3, nada mau :)

    ResponderEliminar
  2. Conhecia uma música do Ludovico e conhecia os the Piano Guys! Nós para escolher a música para a nossa coreografia costumamos levar muita música clássica, porque até à uns tempos não se via música com voz em rítmica e ficava sempre bonito :)

    ResponderEliminar
  3. Hás-de ouvir o Yiruma. É um pianista e eu simplesmente derreto a ouvir as músicas dele. São simplesmente lindas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço, são músicas tão delicadas... :)

      Eliminar
  4. Fica aqui uma sugestão : os 2Cellos! Adoro :)
    Mariana O

    ResponderEliminar
  5. Também conheço, Mariana, têm uma versão do Viva La Vida dos Coldplay absolutamente maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  6. Coisa fofa, música clássica é do melhor mesmo...

    ResponderEliminar
  7. Boas Músicas! Gosto destes posts!
    Eu ouço muitas vezes músicas de Beethoven,Tchaikovski e Bach! Adoro! Relaxa a alma.. :)

    ResponderEliminar
  8. Conheço três dessa lista. Assim menos conhecidos, gosto de Brian Crain (a música Dream of Flying é a minha favorita). Depois dos mais conhecidos gosto do Michael Nyman e do Morricone. Entretanto, hoje chegou a triste noticia da morte do James Horner que fez composições brilhantes de banda sonoras, a do filme Deep Impact é das minhas favoritas. :(

    ResponderEliminar
  9. A D O R O música clássica, não têm noção!!!
    Ludovico Einaudi, The Piano Guys e 2Cellos conheço bastante bem e adoro-os a todos. Depois oiço outros que nem me atrevo a referir aqui!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. ... Eu acho que comecei a gostar de música clássica por causa do Tom and Jerry xD Se bem que aprecio mais música clássica contemporânea como o Mestre Ludovico (o album Divenire é top).
    Aproveito já agora para deixar umas recomendações para quem quiser pegar.
    Nils Frahm e Olafur Arnalds para quem pegar em Ludovico;
    Blueneck e Her name is calla se forem à bola com Mogwai, apesar de ligeiramente (ou até muito) diferente.
    E já agora nos clássicos, Chopin, Bach e Mozart é daqueles que ainda dou uns toques.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.