MUNDO || Ser forte não significa ser má pessoa


Ao longo destas duas décadas tive o privilégio de conhecer pessoas com histórias de vida completamente opostas, com experiências e modos de viver altamente diferentes e que eu decidi amealhar todas essas oportunidades de as conhecer, de as ouvir e ajudar como uma aprendizagem constante para eu própria crescer enquanto pessoa, para me formar e para ganhar o carácter que desejava para a minha vida. Os nossos pais não podem ser os únicos culpados da nossa formação e a forma como encaramos as oportunidades (sejam elas quais forem, grandes ou pequenas) é também um passo determinante na nossa forma de ser ou, pelo menos, é nisto que acredito e defendo. Conheci pessoas que passaram grandes dificuldades, que têm histórias de vida que me metem ainda hoje de lágrimas nos olhos e pessoas que têm uma vida de topo, que atingiram metas para chegarem onde estão e na forma como vivem. Em ambas eu admiro. E não, eu não admiro as pessoas por terem tido dificuldades porque, acreditem, as pessoas de topo também passam dificuldades e devem ser respeitadas e não menosprezadas só porque têm mais uns euros na conta, isso não me diz nada. As dificuldades não me fazem admirar a pessoa mas sim a forma como as ultrapassou e na pessoa que se tornou. E sim, são coisas diferentes.

Porque se há coisa que me desilude e me faz perder o brilho por alguém é que justifique as suas más atitudes em conta dos "azares da vida". E falo nisto para quem está no fundo do poço ou no cimo, eu não quero saber. A humildade, o respeito, a boa educação, a simpatia e a compreensão não têm carteiras, moradias ou passados menos bons. Vêm connosco e cabe-nos a nós carregarmos no nosso coração o desejo de querermos ver os outros felizes e fazer algo por nós mesmos. Admiro pessoas que passaram por gigantescas dificuldades e não perderam os seus valores, não pisam ninguém, não são frias nem calculistas e têm um bom coração consigo. Porque não fizeram da dificuldade aquilo que elas são mas sim a forma como a superaram, e isso diz tudo de uma pessoa. Tenha ela passado fome ou tenha ela três pratos na mesa todos os dias. Todos temos dificuldades, todos temos problemas e eles nunca vão acabar. Metam isto na vossa cabeça: as dificuldades nunca acabam e se qualquer dificuldade vos molda para seres cada vez mais insensíveis, então sugiro que considerem os vossos valores. Porque vão ficando cada vez mais negros por dentro, menos esperançosos, mais cruéis e egoístas, mais rancorosos e vingativos e isso é o comportamento mais feio e desesperado do mundo. Isto não é sinónimo de ser forte.

Eu quero ser bem sucedida na vida e quero ser forte, todos nós queremos, óbvio. E não falo de dinheiro. Eu quero fazer o que amo, estar em paz comigo mesma de todas as opções e decisões, viver os meus sentimentos em pleno e ser uma pessoa de carácter forte. Eu quero ser bem sucedida e sei que vou ter dificuldades no caminho e nem sempre tudo vai estar a 100%. Eu sei. Mas eu não quero deixar de ter bom coração, eu não quero deixar de aprender, não quero desistir, não quero ter pena de mim nem dos outros (ninguém merece a pena de ninguém) nem quero deixar de tem empatia, boa educação e formação. Eu quero e vou ser boa pessoa por mais fundo que eu esteja no poço, por mais injusta que a minha vida venha a ser. Eu vou porque eu não quero pisar ninguém (especialmente quem goste) para ser feliz. Porque não há nada melhor para ser feliz do que sermos a melhor versão de nós mesmos ainda quando temos o touro mesmo à frente. E nem toda a gente chega a esta conclusão.

5 comentários

  1. Concordo muito contigo! As nossas más experiências não podem deixar-nos perder tudo isso que tu dizes, mas elas, por vezes, fazem-nos agir de maneira diferente, lá isso fazem. É o medo. E eu falo por experiência própria.

    ResponderEliminar
  2. Admiro muito tu pensares dessa forma.
    Infelizmente já tive pessoas que descarregavam em mim e depois vinham com a desculpa do estar a passar momentos difíceis e exigiam que eu aceitasse isso.

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente fantástico e inspirador, este texto! :)

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente lindo. Estava mesmo a precisar de ler isto. Obrigadaa :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.