PASSAPORTE || Perdida numa cidade que não conheço, e agora?


Um dos clássicos da arte de viajar, seja para que sítio for, é perdermo-nos. Com a vista, com a beleza... E também literalmente nos perdemos! E nessas alturas, por vezes, podem surgir grandes confusões - especialmente nas estreias de viagem -. Queria deixar-vos aqui alguns conselhos de experiência própria, porque este também é um ponto de viagem importante!



Don't panic
Primeira coisa a perceber; é normal. Estás numa cidade que não conheces, a familiaridade com o mapa não é grande e por vezes é a própria organização e localização da cidade que não ajuda. É perfeitamente natural que te percas e não precisas de entrar em pânico. Relaxa, calha a todos.

Orienta o mapa
Manter o mapa na posição que te permite ler as ruas de forma direita pode não ser muito vantajoso quando tens pequenos momentos de desorientação. Se estas a andar de forma perpendicular à posição que tens no mapa, o mais provável que pode acontecer é esqueceres esse facto por momentos e seguires a rua errada. Mesmo que não estejas perdida, tenta orientar o mapa de forma a que a rua que estás a atravessar esteja na vertical quando olhas para o mapa, mesmo que para isso tenhas de ler os locais e ruas com a cabeça para o lado de vez em quando. Assim, se te perderes ou desorientares não vais perder tempo a perceber em que zona da rua estás ou em que cruzamento te podes guiar.

Procura o rio
A cidade tem rio? Fabuloso. Se estás perdida, tenta procurar o rio e, a partir daí e com a ajuda do mapa, tenta localizar-te. Com o rio não dá para enganar porque, se está à tua esquerda, só tens de abordar as ruas do mapa que estão à direita do rio. E a partir daí, além de te localizares, saberás para onde seguir. Podes demorar mais tempo nos teus percursos mas é a forma mais segura de perceberes onde estás.

Postos de turismo e polícia
Estás farta de mapas, não há rio e começas a ficar ansiosa? Muito bem, procura postos de turismo ou a polícia. Porquê estes e não cidadãos comuns? Se poderes, dá preferência aos primeiros porque estão talhados para isso, para te dar informações e indicações e vão tentar esforçar-se. O mais provável que aconteça se perguntares a pessoas que vês na rua é que te ignorem, digam que não sabem e dêem as indicações erradas. Aposta em polícia ou postos de turismo e vais sair de lá mais segura para onde caminhar.

Algum destes sítios é familiar? 
Por vezes estamos tão inebriados com a sensação de estarmos perdidos, desorientados, aborrecidos com o mapa ou as ruas que nem prestamos mesmo atenção ao que está ao nosso redor. Olha bem para a rua onde estás ou praça e tenta perceber se já lá estiveste antes. Sem pânico ou pressão, lembra-te. Reconheces algum edifício, loja? Por vezes podem ser cruciais para perceber se estás no caminho certo ou a andar às voltas...

Não te chateies com os teus parceiros de viagem
Se a culpa na verdade é do teu amigo que vos apontou para a direcção errada, não discutam nem comecem a embirrar pelo erro dele. Tal como tu, ele também se está a ambientar às ruas, ao mapa e é normal para ele também perder-se. Pode acontecer com qualquer um e ainda que seja uma batalha de nervos ter de remediar a asneira, não foi por mal e ele não vai sentir-se melhor se o acusares e apontares o dedo. Só vai trazer mau clima para o grupo ou para a tua companhia e ninguém quer andar a fazer turismo com uma sensação de mau estar entre parceiros, pois não? Não te aborreças e ajuda-o a remediar, sem rancor! Podias ser tu a confundir a esquerda com a direita.

Evita ruas isoladas
Se estás perdida, evita ruas isoladas, não só por uma questão de segurança como também por uma questão de estratégia. Se estás perdida e precisas de alguém que te oriente, não faz sentido estares numa rua que não conheces vazia. Mesmo que continues a não perceber para que rua vais, escolhe uma onde passem muitas pessoas. Assim terás várias opções para abordar e não te sentirás tão isolada e assustada.

Desenha e usa o mapa para falares com as pessoas
Lembram-se de dar o croquis em geografia? De terem de desenhar ruas ou edifícios para as pessoas saberem para onde ir? Voltem a dar uso a isso e ao mapa também. Especialmente se há um grande entrave linguístico (ou não arranhas nem um pouco o inglês, ups!). Usa o mapa para te ajudarem a perceber onde estás naquele momento e a ensinarem-te como seguir para o destino que queres. Usa desenhos, escreve moradas, tudo o que achares necessário para conseguires comunicar com quem te está a tentar ajudar.

Wi-fi e gps, para que te quero
E se nada disto resultar? Procura o café mais próximo com wi-fi, pede uma garrafa de água porque já andaste que te fartaste sem saber onde raio estás e usa o gps para perceber onde estás. Tem em conta que apesar desta ser uma solução bem simples, em muitos países estrangeiros não encontras wi-fi a toda a passada e não dura ao longo do teu percurso. Convém que anotes tudo o que precisas antes de saíres do café ou esta técnica será completamente inútil. Fazer screenshot no ecrã ou nas ruas principais que queres registar pelo caminho é também uma boa técnica.

E pronto, aqui estão as minhas dicas, espero que oriente alguém!

7 comentários

  1. Ultra útil. Todas as dicas, parabéns ;)

    ResponderEliminar
  2. São muito boas dicas :)
    Algumas ajudaram-me na minha primeira viagem sozinha a Londres :)

    ResponderEliminar
  3. Enquanto escuteira (e por escuteira entenda-se também "pessoa que já se perdeu inúmeras vezes"), subscrevo todas estas dicas! A orientação do mapa é das coisas mais importantes e o auto controlo também é essencial :)

    ResponderEliminar
  4. Óptimas dicas. Eu normalmente recorro ao comum dos mortais, que é sempre aquilo que está mais à mão. Ou então a boa expressão de que "todos os caminhos vão dar a Roma". Já me perdi umas quantas vezes (até mesmo na minha própria cidade), mas lá acabei por encontrar o caminho certo.

    ResponderEliminar
  5. E se a cidade tiver uma rede de metro, é só entrar na primeira estação que aparecer! Já me safei assim uma vez. :)

    ResponderEliminar
  6. Já me fartei de viajar sozinha e subscrevo todas as dicas, não que me tenha perdido muitas vezes.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.