Diz-se por aí que ou vives ou sobrevives, que tens duas vidas, a tua e a outra que levas quando descobres que só tens uma. Imensos sayings que nos fazem perder 3 minutos do nosso dia com tempo gerido ao segundo a pensar nisto. Umas das coisas que mais me intriga é como sabemos que estamos conscientes de que só temos esta vida e se a estamos a viver como queremos. Como sei que não há melhor? Como sei que estou a viver mesmo tudo aquilo que quero? Por uma só razão: paz comigo mesma. 

Eu sinto que finalmente me apercebi de que tenho de viver a minha vida em plenitude. Tanto de experiências e vivências, acumular tudo o que posso, como em consciência, com calma, harmonia. Sem ansiedade a mais, sem overthinking. E é difícil, claro, contrariar uma natureza de spam existencial na caixa craniana. Mas se me sentir em paz, então sei que estou a viver a vida como quero e cada vez mais sei como a quero viver.

Cada vez mais me afasto das sensações e obrigações primárias que temos no nosso dia-a-dia; Stress de trabalhos, testes, pressão de conseguir, o cansaço, as mesquinhices que temos com os nossos amigos, aquelas faltas de pachorra que volta e meia nos assolam. Todos nós temos esses momentos e isso deixa-me louca. Não tenho qualquer vontade de perder energia nisso. Claro que continuo afincada em atingir metas académicas. Lá porque eu encaro os testes e trabalhos e tudo com menos ansiedade, não significa que os encare com menos brio. Apenas continuo com a garra de querer fazer tudo o que posso sem perder o tempo livre que tenho a matutar nisso. Não é produtivo e devora-me a saúde, a confiança. 

Quero viver tudo o que puder, ir aos sítios, não me privar de lá ir por outras bagagens que ficam para trás. Quero aproveitar os dias de Sol e mexer-me. Quero viver a minha relação da forma mais saudável e comunicativa que puder, sem laços de rancor, de insegurança, de dúvida. Quero que o medo de perder as pessoas de quem gosto me faça mover para as encontrar, cuidar e estimar para tê-las perto de mim. Quero evitar conflitos e conversas despropositadas e quero comer, devorar pratos fabulosos, ir aos sítios e experimentar sabores, queimar-me a cozinhar e ficar com o dedo 3 minutos na água fria mas fazer alguma coisa para ter um prato na mesa. Eu quero cantar muito mais no carro e aguentar mais tempo debaixo de água. Ir e conseguir gostar ainda mais de mim e das histórias que trago comigo para contar. Quero namorar no sofá ou no topo de uma serra e fazer coisas que sejam realmente úteis para os outros, seja ensinar o meu pequenito nos trabalhos da escola, dar um conselho que ache de valor ou estudar por uma profissão que mexe com os outros. Quero aprender com os mais velhos e saborear a inocência e a fome de viver ainda maior que a minha dos mais novos. 

Parece tão infantil, tão adolescente o meu pensamento, mas afasta-se de todo de saídas nocturnas repetitivas, partir pescoços a saltar de rochedos ou envolver-me com pessoas que de todo não me dizem nada. A cada passo que envelhecemos vamos ficando mais incertos sobre tudo, com menos certezas e sensação de que temos razão em tudo. Mas se a vida para a frente é cada vez mais incerta, eu quero caminhar o mais longe que puder para contrariar essa incerteza ao máximo com as minhas vivências. Não é o propósito da vida? 

4 comentários

  1. Gostei muito deste teu texto! O meu problema é mesmo a falta de confiança, não consigo afastar-me dos trabalhos e dessas coisas todas, tenho muito medo de arriscar e é algo que adorava fazer!

    ResponderEliminar
  2. Quem me conhece bem sabe que mudei muito, mas mesmo muito desde que vim para Coimbra! Nem sei bem justificar esta mudança que houve em mim (mas estou a gostar de ser assim, como tenho sido neste quase último ano)! Aconteceu e acabou muita coisa... Tento esquecer momentos passados e pessoas que não merecem a energia que gastamos com elas! Em contrapartida, conheci pessoas que vão ficar para sempre no meu coração, vivi momentos que nunca pensei viver e acreditem que estou a gostar imenso desta nova Carolina (ainda em (re)construção, porque estas coisas não se fazem de um dia para o outro...)! Comecei e continuo a pensar da mesma forma que demonstras neste post!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou um pouco assim também... Aprendi que é a minha vida que tenho de viver, que é comigo que tenho de me preocupar, que é em mim que tenho de pensar, que é a mim que tenho de agradar.
    E é assim que tenho vivido a vida :)

    ResponderEliminar
  4. É sim esse o propósito da vida e só queria levar a minha de forma tão descontraída como descreveste. Ainda perco demasiado tempo com preocupações desnecessárias e não aproveito como devia. O teu texto foi inspirador :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.