LIVROS || A Paixão de Emma



Se há coisa que mais me faz impressão é ver no armário um livro por ler. Lembro-me perfeitamente de ter recebido este livro e de o ter à partida, posto de lado, a começar porque o início não me prendeu e porque era um romance de época, que não me chama muito a atenção nas preferências literárias.
Mas, como estava a dizer, faz-me impressão ver um livro por ler e, sem mais nenhum ao alcance, lá me debrucei. E nunca me arrependo. Saio sempre mais rica depois de ler um livro.




Esta é a história de Emmaline Nesbitt, a filha mais velha de quatro cuja sua maior missão familiar seria casar e sair de casa, missão essa que estava a ser francamente mal sucedida, comparada com as irmãs. Não se destacava aos olhos dos homens e a mãe encarava-a e tratava-a como uma rapariga vulgar sem qualquer detalhe especial.


Mas foi com grande surpresa que o inglês Julius Aubrey (um homem muito charmoso e bonito) a convida para dançar e se mostra encantado por ela, de uma forma que nenhum outro homem se sentiu. Encanta-a com as suas palavras e a sua incrível cortesia, de tal forma que a pede em casamento no dia a seguir ao baile, levando Emma a viajar da América para começar uma nova vida em Inglaterra.

Porém, a sua chegada é tudo menos a esperada. O Julius que conhecera no baile está longe de ser o mesmo Julius que a recebe numa casa estranha e com criados muito pouco convencionais. O tempo passa e Emma começa a lidar com o desespero de se sentir mal amada e a abrir as portas ao lugar da poesia e do encanto por um poeta. Isto, até descobrir o segredo de Julius, que mudará a sua visão do amor para sempre.

Confesso que este livro tinha tudo para ser estrondoso se fosse escrito de outra forma. A história é incrível mas penso que muito mal contada. São páginas e páginas descritivas (algumas de coisas bastante aborrecidas) quando podiam desenvolver mais a acção da história, que teria imenso para contar. O resultado é que as últimas 200 páginas do livro são completos loops de revelações e até sentimos que nos estamos a perder, tanta é a revelação., algumas até rápido demais. Ainda assim, o livro surpreendeu-me pela positiva, tendo em conta que o abri com o nariz torcido, esperando desfechos previsíveis.


O livro não é de todo previsível e houve revelações tão fora de série que não consegui evitar rir (ainda que não tenha a mais pequena ponta de comédia). Ficamos tão baralhados e confusos quanto Emma e, portanto, vivemos a angústia de tentar perceber as coisas ao lado da protagonista. O resultado final é ficarmos tão surpreendidos quanto ela ao longo da leitura.

Fiquei tremendamente feliz com o final e não posso explicar demasiado porquê mas como detesto finais previsíveis, acho que podem antever que é algo absolutamente genial. Apaixonei-me pela delicadeza e pelo carácter forte de Emma (que hão-de reparar só uma personagem nota, todas as restantes descrevem-na como "frágil" e "fraca". Só uma personagem reconhece a sua força) e pela sua história. Aconselho-vos a lerem este livro se gostarem de romances sem demasiado "cor-de-rosa". Tem muitas mensagens inspiradoras, incluindo um poema tão bonito que cheguei a partilhá-lo no instagram!

A minha única coisa a apontar é, realmente a forma como a história foi escrita. Houvesse uma outra pitada na narrativa e o livro, certamente, tinha tido outro impacto na comunidade leitora. 

Autor: Charlotte Bingham
Número de Páginas: 285

5 comentários

  1. Tenho tantos livros por ler na minha prateleira! Espero que nestas férias os consiga ler todos.

    ResponderEliminar
  2. Também não gosto muito quando as páginas são maioritariamente descritivas, mas tendo em conta o teu resumo, confesso que fiquei tentada a lê-lo. Obrigada :p

    ResponderEliminar
  3. Adoro ler. Esse livro parece bastante interessante. Não conhecia.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.