PASSAPORTE || Paris


Paris foi a minha primeira e verdadeira cidade turística. Fui com 10 anos e ainda me lembro das coisas de uma forma tão nítida e tão real que faz com que os meus pais jamais se arrependam de me terem levado a tão tenra idade a uma cidade com tanto para ver. Passámos pela Disneyland, que me fez estoirar de felicidade entre diversões, personagens da Disney que deambulavam e davam autógrafos e tiravam fotografias connosco, mais alguns abraços sentidos, paradas diurnas e nocturnas onde desfilavam carros alegóricos de encantar, com princesas que espalhavam encanto perto do público mini que as observava. Fui verdadeiramente controlada e consegui não comprar tudo o que havia nas lojas, trazendo comigo apenas uma caixa de música da Bela Adormecida, um Pumba de peluche para a Ervilha e uma boneca da Kim Possible (parecem-me compras razoáveis).

Paris foi um desafio à minha maturidade de criança, que acho que superei com mérito e distinção. Andávamos o dia todo e nunca me queixei, fiz birra ou quis voltar para o hotel. Tudo me fascinava. Estive três horas no Louvre e sentava-me no chão, num cantinho que não incomodasse ninguém e tirava o meu tempo para apreciar tudo com os cuidados que desejava. Dedicava o meu tempo nas galerias de acordo com o que mais me interessava. Nunca mais me esqueço do abrir de boca gigantesco que fiz quando vi a Coroação de Napoleão, um quadro que era 20 vezes o meu tamanho (a pintura ocupa uma parede inteira de uma galeria de área bastante extensa) e quis tirar imensas fotos para comparar o meu tamanho com o tamanho do quadro. Encantei-me com as múmias, com as estátuas e com a mini Mona Lisa (cujo o mini-tamanho não me surpreendeu). 

Lembro-me do interior luxuoso da Ópera e dos quadros de bailarinas que eram expostos ao longo do edifício. Lembro-me de ficar imensos minutos a apreciar a forma como estavam desenhadas a detalhe todos os movimentos.

Lembro-me da Torre Eiffel, de subir tudo de elevador e ver a vista espantosa de cima. O Arco do Triunfo bem destacado e as estradas cheias de carros a circular, provavelmente carecas de verem a Torre que me encantava naquele momento e me fazia encostar o nariz ao vidro como um porquinho, só para não perder nenhum detalhe.
O meu pai desafiou-nos a descer toda a Torre Eiffel pelas escadas e assim o fizemos. Comi camarão e batatas fritas COM KETCHUP (bem que os meus pais quiseram demover-me, mas fui bastante persistente no meu pedido) num dos restaurantes mais prestigiados de Paris, numa das Avenidas mais caras de Paris e tive o descaramento de pedir - não sei bem como, visto que não falava francês - ao pianista que dominava de forma perfeita um piano de cauda branco para tocar o danoninho (pedido que foi bem aceite e toquei. E recebi palmas!).

Recordo-me dos passeios ao final da noite e de entrar numa loja com o meu gorro a dizer "AUSTRALIA" para comprar um chupa-chupa. A senhora que me recebeu perguntou-me em inglês se era australiana e, muito vaidosa respondi - também em inglês - que era portuguesa. Dava-me um certo gozo perceber que me conseguia desenrascar numa qualquer língua estrangeira, caso me perdesse. Fui ao bairro dos artistas onde fizeram um retrato meu e à Basílica Sacre Coeur. Procurei as gárgulas do Corcunda de Notre Dame na Catedral de Notre Dame.

Faz quase uma década que fiz esta viagem, é a mais antiga de todas. Quero voltar a Paris e observá-la com outra maturidade mas, para vos ser sincera, não estou desapontada com o meu eu turista de 10 anos. A única falha que aponto foi ter adormecido durante toda a viagem de barco pelo rio. Mas fui recompensada por um crepe Suzette de chocolate e gelado que fez as maravilhas do meu dia. Não estive nada mal!

12 comentários

  1. Paris também foi a minha primeira cidade turística :) a primeira vez que lá fui tinha 3/4 anos mas durante os anos seguintes fui lá todos os Verões :) agora sinto falta pois há 12 anos que lá não vou mas espero em breve voltar pois é uma cidade encantadora.

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei, mas adorava lá ir :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei este texto! Nunca fui a Paris (ser da Madeira dificulta bastante viajar pois pagamos sempre muito mais) mas está na lista claro :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca visitei e este post ainda me deu mais vontade de ir!

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui a Paris, mas gostava imenso. Tenho uma grande wishlist no que toca a locais que quero visitar ahah

    ResponderEliminar
  6. Era para lá ir pela primeira vez este ano, mas infelizmente não deu. Sei que irei brevemente! :)

    ResponderEliminar
  7. Paris também foi uma viagem que me encantou mas a primeira vez que lá fui já tinha 17 anos!!

    ResponderEliminar
  8. Mesmo nada mal, acredita :)
    Com este teu post fiquei com um desejo redobrado de visitar Paris. Aí se eu tivesse dinheiro para isso...

    ResponderEliminar
  9. Não estiveste nada mal, não! Obrigada por nos levares a Paris com as tuas palavras!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Paris nunca foi uma cidade que me despertou o interesse. Mas hei-de ir ao Louvre!
    Parece-me que te saiste bastante bem :P

    ResponderEliminar
  11. Oh, também foi a minha primeira grande viagem, mas era ainda mais nova que tu. Entretanto já fui lá mais duas vezes, e parece ainda mais bela em cada viagem :)

    ResponderEliminar
  12. Vou a Paris no próximo mês e espero aproveitar tanto como tu :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.