segunda-feira, 21 de setembro de 2020

LIVROS || Normal People


Cedi à curiosidade em torno da popularidade de Normal People e debrucei-me sobre o livro sem grandes informações sobre a história, mas rapidamente ficamos entrosados. Normal People conta a história de Marianne e Connell, um casal adolescente que vamos acompanhando à medida que crescem.

Numa narrativa muito linear e sóbria, Normal People é um reflexo de tudo o que fica comprometido na ausência de comunicação. Talvez esta tenha sido a principal razão para não me ter identificado com nenhuma das personagens. Embora tenha sentido empatia por elas, não me identifiquei com a abordagem nem com a filosofia dos protagonistas, pelo que me senti, em muitos momentos do livro, desconectada com a história — frustrada, muitas vezes. 

Não sendo uma leitura que me tenha arrebatado ou emocionado, acredito que Normal People seja o espelho de muitas das relações atuais e reconheço a pertinência de alguns dos temas que aborda — alguns de forma mais subtil que outros. Mono-parentalidade, violência doméstica e verbal, doenças mentais, a anulação da nossa identidade para nos darmos por inteiro (e por amor) a outra pessoa são alguns dos assuntos que, entre peripécias de adolescentes, discussões com mensagens nas entrelinhas e ditos-não-ditos, vão surgindo ao longo dos capítulos. 

É interessante que consigamos testemunhar os pensamentos das personagens e, ao mesmo tempo, observar os diálogos e entender a profundidade de sensações, emoções, traumas e vontades que são escondidos na superfície de uma conversa. Uma leitura de (fim de) verão para quem não quer histórias “água com açúcar”.

WOOK

Bertrand
Livro | E-Book

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários:

  1. Eu gostei tanto da forma como recriaram na perfeição a intimidade (não só a física mas também emocional) entre um casal, com diálogos e problemas de vida tão reais. Tal como tu, não me consegui identificar com as personagens por essa ausência de comunicação, mas reconheço também que é o reflexo de muitas relações atuais, e que foi o que deu mote a trabalhar esses temas importantes.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)