LIVROS || Normal People


Cedi à curiosidade em torno da popularidade de Normal People e debrucei-me sobre o livro sem grandes informações sobre a história, mas rapidamente ficamos entrosados. Normal People conta a história de Marianne e Connell, um casal adolescente que vamos acompanhando à medida que crescem.

Numa narrativa muito linear e sóbria, Normal People é um reflexo de tudo o que fica comprometido na ausência de comunicação. Talvez esta tenha sido a principal razão para não me ter identificado com nenhuma das personagens. Embora tenha sentido empatia por elas, não me identifiquei com a abordagem nem com a filosofia dos protagonistas, pelo que me senti, em muitos momentos do livro, desconectada com a história — frustrada, muitas vezes. 

Não sendo uma leitura que me tenha arrebatado ou emocionado, acredito que Normal People seja o espelho de muitas das relações atuais e reconheço a pertinência de alguns dos temas que aborda — alguns de forma mais subtil que outros. Mono-parentalidade, violência doméstica e verbal, doenças mentais, a anulação da nossa identidade para nos darmos por inteiro (e por amor) a outra pessoa são alguns dos assuntos que, entre peripécias de adolescentes, discussões com mensagens nas entrelinhas e ditos-não-ditos, vão surgindo ao longo dos capítulos. 

É interessante que consigamos testemunhar os pensamentos das personagens e, ao mesmo tempo, observar os diálogos e entender a profundidade de sensações, emoções, traumas e vontades que são escondidos na superfície de uma conversa. Uma leitura de (fim de) verão para quem não quer histórias “água com açúcar”.

WOOK

Bertrand
Livro | E-Book

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários

  1. Eu gostei tanto da forma como recriaram na perfeição a intimidade (não só a física mas também emocional) entre um casal, com diálogos e problemas de vida tão reais. Tal como tu, não me consegui identificar com as personagens por essa ausência de comunicação, mas reconheço também que é o reflexo de muitas relações atuais, e que foi o que deu mote a trabalhar esses temas importantes.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.