LIVROS || Sinal de Vida


O criptanalista português mais acarinhado pelos leitores, Tomás Noronha, embarca numa nova aventura, esta nunca antes vista e totalmente nova: uma missão espacial. A razão? Um observatório astronómico captou um sinal do espaço que não deixa margens para dúvidas: extraterrestres contactaram a Terra e dirigem-se ao nosso planeta.

Quando li a premissa deste livro, a minha maior questão era descobrir como José Rodrigues dos Santos iria contar esta história sem que se tornasse fantasiosa ou irrealista demais. Confesso também que nunca nutri a maior das empatias pela personagem Tomás Noronha, mas o tema científico e matemático que iria ser abordado nesta história intriga-me tanto que não resisti em arriscar na leitura. E ainda bem que o fiz.

Este é, acima de tudo, um livro sobre a biologia e a matemática. Sobre a vida, nomeadamente, a vida inteligente. Se me acompanham há algum tempo sabem que um dos meus livros preferidos de sempre é A Fórmula de Deus, e se já leram esse livro, vão recordar-se de que muitos capítulos abordam o propósito do Universo e, precisamente, a vida inteligente. Foi sempre uma parte desse romance que achei maravilhosa e que adorava que o jornalista tivesse aprofundado mais. O meu pedido foi satisfeito com Sinal de Vida.

Qual é o propósito da existência do Universo? Existe realmente vida para lá da Terra? E se sim, existe vida inteligente? E será a inteligência e a consciência um acaso evolutivo que Darwin carrega às costas ou será um imperativo cósmico? Estas questões e a verdadeira missão espacial são discutidas e apresentadas num romance empolgante e cheio de reviravoltas, momentos emocionantes e descrições que deslumbram a nossa imaginação. Os romances que incluem Tomás Noronha têm sempre uma linha de narrativa muito semelhante, onde o livro explora temas e factos científicos verídicos em harmonia com uma história de ficção que abraça esses temas e nos impele a mais uma aventura. Costumo dizer que o que mais me empolga nas leituras destes romances são as conversas de café que as personagens têm e que a maior parte acha aborrecidas por serem mais pesadas a nível de conteúdo e com pouca acção mas que, para mim, são o que tornam estes romances absolutamente fascinantes. Ainda assim, a história ficcional deste romance teve um gosto ainda mais especial por abordar inúmeros pormenores e curiosidades relativas às missões espaciais, um assunto que me intriga bastante.

A missão foi absolutamente surpreendente e a história foi totalmente bem conseguida, porém o final foi previsível, pelo menos para mim. Sinal de Vida é o livro que recomendo a quem já leu A Fórmula de Deus — não é imperativo que o leiam para compreenderem a temática deste novo livro, mas tem uma linha condutora e de introdução ao tema que acho muito mais suave e agradável ao raciocínio — e a todos os amantes e curiosos do espaço, da biologia e da matemática (ou de aventuras empolgantes). É uma forma incrível de obter conhecimentos muito interessantes sobre o mundo científico. A minha última recomendação é para que apreciem a leitura ao som da banda sonora de Interstellar, num volume agradável e sem ordenação particular de faixas. A banda sonora instrumental pensada para uma aventura espacial funde-se na perfeição com o livro e tornou a minha leitura muito mais envolvente e a minha imaginação muito mais cinematográfica. Por obra de um acaso de oportunidades, os climax das músicas coincidiam frequentemente com os climax do livro, o que transformou por completo a minha leitura. Permitam-se a fazer o mesmo e prometo que não se vão arrepender.

Autor: José Rodrigues dos Santos
Número de Páginas: 654
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

5 comentários

  1. Deixaste o bichinho da curiosidade em mim :)
    Beijinho*
    Bem-Me-Quer

    ResponderEliminar
  2. Acho que tenho um pijama igualzinho a esse! Tem um coelho fofinho na camisola?
    Adeus! Blogue muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são só parecidos, o meu não tem bonecos. É da Oysho! :)

      Eliminar
  3. Também gostei muito deste livro e continuo fascinada com a capacidade de José Rodrigues dos Santos abordar temas sérios e, aparentemente, pesados de uma forma que nos entretém e ensina ao mesmo tempo!

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
  4. Estou para explorar as histórias de José Rodrigues dos Santos há imenso tempo, mas nunca há maneira de o fazer. Para acrescentar à vontade original, ler esta tua opinião tempera ainda mais a vontade e que bom é que é este sentimento!
    Espero que, assim que leia os seus livros, a minha opinião seja tão positiva quanto as tuas!
    Beijinhos,

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.