EVENTOS || Noites no Observatório


No último sábado de cada mês, no Planetário Calouste Gulbenkian, decorre, à noite, o projeto Noites no Observatório.
Noites no Observatório é um projeto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que tem como objectivo a divulgação de astronomia ao público de uma forma estimulante, criativa e interessante. O programa é sempre aberto com uma pequena palestra dada por um investigador do Instituto de Astrofísica — e cujo o tema e o nome do orador são apenas divulgados no respectivo mês, no momento de abertura das inscrições —, seguido de um espectáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e termina com observações astronómicas em telescópios, no exterior. Caso não possam estar presentes, as palestras são transmitidas em directo — e o link para acederem à transmissão é sempre divulgado na página do Facebook do Instituto de Astrofísica — onde podem interagir e deixar perguntas ao orador.

Foi uma experiência diferente de tudo o que já tinha assistido. A palestra e os slides de apresentação são projectados na própria cúpula do Planetário e o orador vai andando ao redor do espaço disponível, o que torna a palestra dinâmica e muito confortável — as cadeiras do Planetário são fabulosas! —. O público tem níveis de conhecimento muito variados, o que significa que as palestras tentam chegar ao maior número de pessoas possível — desde crianças, leigos, a académicos —, pelo que não se inibam de participar no evento por medo de não compreenderem os temas abordados.
O espectáculo na cúpula foi absolutamente emocionante e incrível de ver. Já não visitava o Planetário há muitos anos e foi, sem dúvida, um regresso muito bonito. 
As observações no telescópio podem ser confusas pelas filas, mas andam depressa. O melhor conselho? Se têm pressa, assim que o espectáculo da cúpula terminar, corram para a saída. Cada telescópio foca um detalhe diferente do céu, que vocês podem observar.

O melhor? O evento é totalmente gratuito. Apenas requer uma inscrição. Aconselho-vos a ficarem atentos à abertura das inscrições porque esgota rápido — podem clicar AQUI para acederem aos eventos e para se inscreverem —. Se andam à procura de um programa para sábado à noite diferente, giro e gratuito, ou se são doidos pelo espaço, como eu sou, esta sugestão vale ouro!

11 comentários

  1. Ahhhh, adorei esta sugestão! Eu sou uma doida, como tu, pelo espaço, pelas estrelas e por todo o universo. Gostava até de ter estudado essa área. Tenho de convencer alguém a ir comigo eheh ^_^
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Também fui a uma há uns anos e desde então tenho tido imensa vontade de voltar mas fui sempre adiando. O ambiente é excelente e, pelo menos quando fui, a linguagem foi super acessível a toda a gente, mesmo quem não tinha background em física.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive oportunidade de visitar o Observatório, embora sempre que lá passe tenha uma vontade imensa do fazer. Acho que este era aquele 'quase' que faltava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que eu acho que desde que o projecto fez parecia com o Planetário, em 2015, as sessões têm sido lá e não no Observatório :)

      Eliminar
  4. Meu deus, já não vou a um planetário há mais tempo do que me orgulho. Porém, abriu um cá em Braga e devia tratar rapidamente disso. Tenho saudades de assistir a coisas desta dimensão e beleza.
    Que bela sugestão <3

    ResponderEliminar
  5. Olá, Inês :)
    Sei que não nos conhecemos, mas vejo a Sofia Costa Lima falar tão bem de ti que comecei a ler o teu blogue e, devo admitir, não estou nada arrependida! Gostas dos The Script (que são os meus babes, ahah), adoras ler (tal como eu) e tens um gosto peculiar por coisas menos "habituais", digamos assim, e acho isso super interessante!
    Continua o excelente trabalho :D

    Maria Moreira Rato
    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem tão especial, Maria! Espero que também continues por cá <3

      Eliminar
  6. Obrigado pela dica, Inês. A última vez que visitei o planetário já foi à cerca de dois anos - se não me engano - e adorei cada segundo.
    Não tinha conhecimento desse evento, mas parece-me uma excelente oportunidade.
    Essas iniciativas são sempre de louvar e o facto de serem gratuitas torna-as acessíveis a qualquer pessoa.

    ResponderEliminar
  7. Inês, desculpa-me por comentar uma publicação com um assunto não relacionado, mas podes por favor dizer-me de onde é a caneca do HP que nos mostraste no instagram? É linda linda! 😍

    ResponderEliminar
  8. Já há tanto tempo que não vou lá! Acho que estava na escola primária! Fizeste-me recordar um momento bonito e ficar com vontade de regressar!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.