MÚSICA || Parabéns, Salvador!


Não desmerecendo o enorme feito pelo Benfica, que é o meu clube e para o qual reservo um imenso orgulho, e confessando que não me identifico propriamente com tudo o que o Salvador afirma por aí, não podia deixar de dar os parabéns a um artista que criou um momento que, até à data, eu só tinha presenciado através dos jogos da Selecção: fez um país inteiro unir-se e torcer pela mesma coisa.

Numa competição europeia tão conhecida pelas suas tendências POP e de entretenimento, Portugal apresentou-se com uma voz delicada e doce e nada mais do que uma melodia de Jazz que, para mim, encaixa muito nas canções antigas da Disney e com uma letra melancólica, na língua mãe, que se abraça muito aos registos antigos do Fado. E conquistou Europa fora (e mais além).

Pela graciosidade da voz do Salvador, pelo arranjo instrumental muito rico, por a letra ser tão crua e vulnerável, Amar Pelos Dois destacou-se por ser única. Suscitou a curiosidade de quem não entende a nossa língua, para perceber por que razão a letra despertava tantas emoções nos outros que a compreendiam. E fez-nos acreditar que, mesmo que não ganhássemos, tínhamos apresentado um trabalho incrível e meritório. 

Ao fim de tantos anos a ignorar o programa, eu (e mais uma carrada de pessoas, acredito) liguei a televisão e torci nas votações. Porque merecíamos ganhar, mesmo que não fôssemos lá num registo POP. Nós entretemos. Nós prendemos um público internacional. Nós criámos empatia com uma voz a cantar a língua mãe. Isso é espectáculo e entretenimento. Merecíamos ganhar.

Foi um momento muito bonito para Portugal, em que todos celebrámos e festejámos sem que fosse por futebol - embora eu adore futebol. Mas há mais para celebrarmos e torcermos juntos e o Salvador provou-nos isso. Também provou algo que tenho vindo a dizer há muito tempo: a música é a melhor linguagem universal e que tem o poder de aglutinar uma população de origens diferentes, histórias de vida diferentes e crenças diferentes. É assim que a música funciona: aglutina.

Parabéns Salvador, por polvilhares açúcar em tantos corações. O mundo anda amargo demais.

7 comentários

  1. Ele encheu-nos o coração.
    Que coisa tão linda. Eu também não andava a ver o Eurovisão. Andava aborrecida pela má qualidade das músicas, pelas votações(...), mas quando vi que Portugal este ano tinha algo diferente, lá vi, já a meio, a tempo de apanhar o Salvador, a meia final, e pronto. Agora não há hipótese, tenho de ver o Eurovisão no próximo ano, que por sinal até é cá :)

    ResponderEliminar
  2. Estive no jogo do Benfica mas, acredita, sofri mais durante as votações do que durante os 90 minutos da partida! Que caminho brilhante fizeram os manos Sobral :)

    ResponderEliminar
  3. Eu cá sempre acompanhei o festival e a Eurovisão, com a esperança que chegasse o dia em que alguém interpretaria aquilo que sempre defendi: uma música simples, na nossa língua. Gostaria de no próximo ano ouvir um fado em casa, na nossa Lisboa.

    ResponderEliminar
  4. Eu era dessas que não acompanhava a Eurovisão, precisamente pelo "fogo-de-artifício" - sempre me pareceu demasiado. E, embora reconheça que o Salvador tem uma certa "arrogância" nas palavras dele, não posso deixar de lhe dar razão - a música deixou de ser sentimento, para passar a um negócio, pelo menos aquela que é divulgada nos canais mais abrangentes. E estes dois irmãos vieram de facto quebrar a corrente. Esperemos que com resultados duradouros! Foi uma noite memorável :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Li esta publicação uma, duas e três vezes. Estou deslumbrada pela forma como escreves e abordas os diversos temas!

    ResponderEliminar
  6. Foi um momento tão feliz. Principalmente, a felicidade na cara dos mais velhos que acompanham este programa há anos com ansiedade nos olhos e nos corações. O Salvador fez história e inclui-nos nela. Que lindo!
    Dou-te os parabéns por saberes sempre como escrever, és tão certa nas palavras e nas expressões. Cada vez gosto mais de te ler.

    ResponderEliminar
  7. Foi um sábado mágico, histórico :) e acho que precisávamos de um sábado assim (e de um Salvador assim). Tudo na sua prestação foi bonito e não paro de ouvir a música :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.