O We Should All Be Feminists expõe tudo aquilo que eu acredito que é o Feminismo; uma luta actual, urgente e que toca a todos os seres humanos. É um problema inegável de géneros e que não acontece só aos outros nem em países distantes. Mas, principalmente, explica todos os pontos que geram mais polémica em calorosas discussões e a razão pela qual os homens devem fazer parte.
Já ouvi muitas vezes homens a dizer "Eu sou totalmente a favor do Feminismo mas não sou Feminista porque esta luta é das mulheres" e é um erro muito comum que não faz sentido, uma vez que o Feminismo abrange os homens também e é aqui que eu acho que o livro tem uma pertinência brilhante: inclui. Fala sobre a forma como a sociedade e os costumes também ditam muitos dos comportamentos dos homens e fá-los reflectir sobre o quão injusto é para eles também. E, claro, aborda esta interacção entre géneros, estes comportamentos frustrantes e ilógicos - muitos deles feitos de forma natural e sem que dêem conta - que elevam a urgência da existência do Feminismo nos tempos de hoje. Porque eu acredito que não avançaremos apenas falando para as mulheres. Avançamos quando todos os seres humanos são educados e provocados a pensar em assuntos e particularidades que a maior parte não tira tempo para reflectir.
É um livro sobre Feminismo que não é chato, que flui de uma forma inspiradora, é curtinho - afinal de contas, é a adaptação de um discurso -, conseguem ler tudo numa tarde e, a melhor parte, é gratuito. O livro foi disponibilizado para várias plataformas, a fim de chegar a mais pessoas, e uma breve pesquisa no Google resulta num leque sem fim de links para ler - eu poupo-vos o trabalho e partilho convosco o link que escolhi para ler o livro -.
Recomendo muito a leitura. Foi enriquecedor, foi uma lufada de ar fresco, foi inspirador e fez-me reflectir, acima de tudo. Mesmo em assuntos que, anteriormente, já me tinham ocorrido na mente. É um livro que todos deviam ler. Mulheres e homens.
Autora: Chimamanga Adichie
Por acaso já li isto é gostei muito. É realmente muito inspirador ;)
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Que coincidência ainda ontem andei à procura deste livro! Sou feminista e o discurso da Chimamanda Ngozi Adichie tocou-me bastante na altura em que o vi, foi muito inspirador e abordou vários temas culturais que por vezes são esquecidos. Vou aproveitar o link que deixaste aqui para o ler :)
ResponderEliminarBeijinhos,
http://lastcollectionbyap.blogspot.pt/
Confesso que não conhecia o livro, mas interessou-me muito! Obrigada por partilhares um link! Eu e o meu Kindle agradecemos muito! :)
ResponderEliminarA Sofia World
Vi a publicação no facebook do blog e instantaneamente abri o link. Acabei agora de ler o livro e só te posso agradecer pela partilha!
ResponderEliminarDe facto, hoje em dia, o termo feminismo gera mais discussão do que, muitas vezes, a luta pela igualdade dos direitos humanos em si. E esta autora (que eu desconhecia) conseguiu desmistificar os preconceitos e os problemas com a palavra mas não só, conseguiu ao mesmo tempo explicar o problema e o que está mal, hoje em dia, com ambos os sexos. E muito poucas discussões sobre o tema conseguem este nível de simplificação. Muito obrigada, Inês!
Esse discurso no TED foi só aquilo que acho que imensa gente estava a precisar de ouvir. Ainda não li o livro, mas pretendo fazê-lo. Obrigada (:
ResponderEliminartenho de ler! Fiquei super curiosa. Acho um assunto tão actual que assusta.
ResponderEliminarUm beijinho dourado