FILMES || A Bela e o Monstro


"Nós esperamos por ti para ver o filme mas, que fique registado, vamos todos vê-lo assim que chegares!" e lá fui eu, umas horas depois de chegar a Portugal, ter com eles para ver o filme por que todos aguardámos tanto tempo. 
Ao contrário da minha companhia e da maior parte das pessoas - aparentemente - A Bela e o Monstro não é o meu filme preferido nem a Bela é minha princesa preferida da Disney (a Mulan vai ter um lugar eternamente especial no meu coração e vai ser sempre a minha princesa preferida) mas eu estava morta de curiosidade para ver esta adaptação.

O filme está, de uma forma geral, fiel à longa metragem de animação que nos encantou em miúdos, tirando algumas particularidades que foram alteradas - há um detalhe desta história que vai de encontro à história original d'A Bela e o Monstro (que eu só sei por causa do livro que recebi no meu aniversário, obrigada Margarida!!!) - e outras revelações acerca do passado das personagens, que torna o filme inovador e mais rico, sem que perca a essência original que nos conquistou na infância.

Imperativo elogiar o brilhantismo dos efeitos especiais, da fotografia, do guarda-roupa e dos cenários porque, afinal de contas, A Bela e o Monstro é uma história encantada e são estes pormenores técnicos que fazem com que a magia se reflicta nos nossos olhos fascinados. Tudo foi pensado com o máximo de pormenor e empenho, garantindo cenas cheias de qualidade, esplendor, de brilhos, luzes, focos e cores que valem a pena assistir numa sala de cinema. Aliás, acho que é impossível alguém ficar de boca fechada na cena mítica do baile. Para mim, foi o momento mais deslumbrante, bonito e encantador de todo o filme.

Achei que foi uma facada brutal eles terem passado uma das falas mais importantes do filme para o bule - essa fala pertencia inteiramente ao Monstro e só assim é que fazia sentido. A transição de personagem fez com que todo o contexto perdesse um pouco a sua intensidade e beleza - mas adorei o desenvolvimento da personagem Bela, interpretada brilhantemente pela Emma Watson. Neste filme, apresentam uma princesa determinada, lutadora, heroína, com forte presença de espírito e muito independente. A animação já a começava a retratar assim mas acho que, nesta versão, deram os retoques finais. Tem sido também digno de registo por aí fora os elogios à voz de Emma Watson mas, não desmerecendo a mesma, os meus holofotes vão inteiramente para o tenor precioso de Dan Stevens, com os seus graves imponentes em Evermore - uma música que eu acho muito inteligente, é o primeiro príncipe da Disney a dizer que se sente inspirado pela sua amada, a princesa.

Para mim, esta versão responde, à altura, às expectativas de todos os fãs da Disney. Faz-nos sentir inspirados com todas as histórias dos personagens, faz-nos cantar baixinho as músicas que já sabemos de cor (embora haja a introdução de temas originais que, na minha opinião, misturam-se muito bem com o repertório das outras), faz os nossos olhos brilhar e faz-nos sentir crianças outra vez. E era só isto que eu pedia.

Poster

10 comentários

  1. Também amo de paixão a Mulan e apesar de ninguém saber ao certo se a Mulan não passa de uma lenda ou aconteceu mesmo, o filme da Bela e o Monstro tem um lugar especial no meu coração. Pela mensagem incrível que passa e por ser real - não no sentido de existir um monstro a sério, mas pela metáfora. Desde pequenina que sempre vi a mensagem principal - de que a beleza está no interior - e sempre aquele amor crescer com um brilho nos olhos. Porque ele não era verdadeiramente mau - e achei engraçado terem dado uma "desculpa" para o seu comportamente neste filme - e além disso aprendeu com os erros.
    Concordo plenamente contigo, amei a música do Monstro. Achei incrível que tenham colocado uma música em que o Príncipe (o Monstro vá) fala do quão bem ela lhe fez.

    Mas para mim, facada no coração, é neste filme em específico ver pessoas a dizer que esperavam um príncipe mais bonito. A minha amiga disse-me isso em pleno filme e não consegui esconder a desilusão. A mensagem do filme fica completamente perdida com este comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Proponho que vejas o pensamento da tua amiga de outra forma (até porque vai poupar-te essa 'desilusão'): é irreal dizer que a beleza só existe por dentro. Claro que não. A beleza também existe no exterior, em tudo (pessoas, animais, plantas, patrimónios...). Claro que o verdadeiro valor e a beleza mais crua, mais pura e bonita é a interior, mas isso não anula que também exista beleza no exterior. Muitas das vezes é o interior que confere ainda mais beleza à pessoa e, se virmos bem, é precisamente essa a mensagem do filme e não se perde por a tua amiga (e outras pessoas) dizerem que esperavam um príncipe mais bonito. Faz parte termos gostos e características exteriores que nos atraem mais - até tu, se reflectires, vais aperceber-te disso - mas esse facto não impede que aprecies a beleza das pessoas que são boas por dentro. As duas podem conviver sem se anularem. Podem não ter achado o príncipe charmoso mas não refutam que ele foi um príncipe à altura em todo o seu carácter. E isso é que importa e acaba por prevalecer. Estou confiante de que o desabafo foi simples e exclusivamente relativo à aparência do actor e não acredito que tenha anulado a mensagem e valor do filme. Até porque quem amamos é sempre a pessoa mais bonita do mundo (por dentro e por fora), aos nossos olhos, mesmo que o resto da população não concorde, verdade? Não leves tão a peito e encara com leveza! ;)

      Eliminar
    2. Obviamente que o exterior interessa. Acho que se algum ser humano disser que o exterior nunca interessa estará a mentir. É inevitável acharmos bonito ou feio, isso sem dúvida. E ela pode achar o actor bonito ou feio, e eu nada tenho a ver com isso. Gostos são gostos, e existem para todos. E sim, ambas as coisas se cruzam e dão mais ou menos beleza Às pessoas, concordo plenamente. A questão é que depois do filme passar uma mensagem destas, não creio que seja um comentário despropositado. Porque lá está, os príncipes não têm de ser deuses gregos para serem príncipes. Percebo o teu ponto de vista, e concordo a 100% contigo mas continuo a achar que a mensagem se perde neste ponto de vista.

      Eliminar
    3. Obviamente não Queria dizer "despropositado" ehehe

      Eliminar
  2. Também estou muito curiosa para ver :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei a Bela e o Monstro, achei fabuloso! A minha personagem favorita foi sem dúvida o Lumiere, estava simplesmente brilhantes. Em relação à Emma Watson, por muitoooooooo que goste dela, senti que lhe faltou alguma emoção em momentos criticos do filme: quando ela se despede do pai ou então quando o monstro morre (sinto que gritei mais q ela). x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  4. Eu quero muito ir ver esse filme.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei este filme e concordo com tudo que dizes aqui!

    ResponderEliminar
  6. Ainda fiquei mais curiosa para ver, mas vou ter de esperar que fique disponível online :( A minha princesa da Disney preferida sempre foi a Branca de Neve :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.