MADRID
Desde que planeámos a viagem a Madrid que combinámos que tínhamos de fazer uma visita ao Mercado de San Miguel. Um aviso prévio: se também está nos vossos planos, poupem. Foi o mercado mais caro que já fui jantar.
Depois da maravilhosa experiência do Boqueria em Barcelona, eu já estava preparada para a imensidão de cores, luzes e pessoas. Mas (talvez por ter visitado num fim de semana e à noite), achei o de San Miguel muito mais cheio. Também é compreensível, este mercado é bem mais pequeno que o Boqueria (significativamente).
Este é, verdadeiramente, um mercado para vocês irem, com quem gostam, petiscar, comer uns tapas ou beber um copo. O ambiente é muito mais ligado à restauração do que a um mercado em si. A prova disso é que só encontram um talho, uma peixaria, uma queijaria e uma adega no mercado inteiro (até o de Torres tem mais variedade). Tudo o resto são tasquinhas das mais variadas qualidades.
Um outro conselho para quem quer passar um bom serão em San Miguel: cheguem cedo. Houve uma altura em que o grupo se separou (porque uma parte queria fazer umas compras, a outra queria logo dirigir-se para o Mercado) e quando eu lá cheguei já havia mesa para nós mas só porque os coitados que foram logo para o Mercado ficaram durante 15 minutos à procura de mesa. É, literalmente, uma caça aos bancos e mesas. E quando há mesa, faltam bancos. Têm de estar constantemente com olhos de águia à procura dos próximos a sair. Portanto, cheguem cedo, marquem o vosso lugar com a vossa veia Hunger Games, bebam uns copos e depois sigam para o jantar à mesa em si.
Há de tudo, neste mercado desde as típicas tapas (presuntos, queijos, bocadillos), carne, peixe, sushi - a minha companhia disse que o sushi era óptimo - e, claro, paella - que foi aquilo que escolhi porque ir a Espanha e não comer paella, para mim, é um crime -. Eu escolhi uma tasquinha que tinha montes de paellas diferentes (só com mariscos, com carne, com carne e mariscos misturados, paella negra...) e fui também a uma tasquinha que vendia uns cartuchos - como fazem nas castanhas - mas com marisco crocante frito. Têm calamares, tentáculos de lulas, camarão... O que eu escolhi foi um voto de coragem: um camarão muito miudinho com a casca!!! Inicialmente fiquei muito reticente mas a verdade é que o modo de fritura faz com que a casca fique crocante e estaladiça e, com o limão por cima, fica espantosamente agradável. Trouxe um cartucho de camarão e um cartucho de presunto. Prontos para saberem o preço dos dois juntos? 26 euros. Não estou a brincar quando vos aconselho a poupar! Eu meti tudo dentro da minha paella e decidi ser feliz.
É um jantar de uma vida, uma experiência que dificilmente repetem a não ser por uma ocasião especialérrima. Se voltasse a Madrid, dificilmente regressava ao Mercado mas a verdade é que foi uma das melhores noites que tive. A comida não era má, deliciei-me com aquilo que mais adorava, o ambiente era maravilhoso, tanto da minha companhia - íamos degustando os pratos uns dos outros e brindando -, como do próprio mercado, com toda a dinâmica e agitação das pessoas, com o entusiasmo tão famoso dos espanhóis, com música e sempre coisas novas a acontecer. Ficámos imensas horas à mesa a degustar não só a comida mas também a companhia uns dos outros e isso, para mim, não tem preço. Portanto, se querem uma experiência semelhante, façam um pé de meia, esqueçam o HACCP e joguem-se para uma tasquinha para serem felizes com os vossos cartuchos e cervejas. Há experiências que valem a pena, esta foi uma delas.
______________________________
Plaza de San Miguel, 28005
Madrid
há lá um 'cafezito' que vende natas, bolos de arroz, sugos e sangria de vinho do porto! mas ainda não ganhei coragem de ir gastar dinheiro xb
ResponderEliminarEu vi mas, no meu caso, não faria sentido ir a outro país comer as coisas típicas de Portugal :b
EliminarEsse tipo de cafés é o aconchego pertinente de quem lá vive, como tu, neste momento :)
Nota mental para ir aí se for a Madrid. Deve ser mesmo um ambiente fantástico, só pelas fotos já se nota que isso é uma animação :).
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Fogo, comparado com o mercado de Barcelona, o de Madrid é caro. Alias, se eu comprar com o de Budapeste (onde se consegue comer bem por menos de 5 euros) esse é de luxo. Mas é como dizes, é uma experiência única e quando for a Madrid, se eu me lembrar, vou ao mercado
ResponderEliminarPor onde anda a Sofia?
Já fui tão feliz aí (leia-se, já comi até me lamber! =P)
ResponderEliminarUm beijinho,
http://obiquinidourado.blogspot.pt/