Gosto de dizer na brincadeira que a minha família é uma família de italianos. Porque é. Somos daquele tipo de famílias que gosta de arranjar todos os pretextos e mais alguns para se reunir em almoços que duram até às seis da tarde. Reunimo-nos à mesa, falamos alto e discutimos trinta assuntos ao mesmo tempo uns com os outros, em conversas cruzadas na mesa mas que toda a gente está a par. Desenganem-se se pensam que o tio está só a ouvir a conversa sobre Direito. Ele também está a prestar atenção à discussão sobre o resultado do Sporting e sobre as histórias de viagem do avô.
Na minha família há sempre um prato a mais para alguém e ninguém pode passar fome. A comida é para um batalhão e todos querem fazer as receitas preferidas dos membros. Na minha família não se diz "já estou bem" porque antes disso já tens mais uma perna de frango, uma colherada de bacalhau com natas, uma dose de arroz no teu prato ou uma fatia de bolo sem dares por isso.
São bem tramados. Intensos. Dão o coração inteiro a quem recebem em casa, de braços abertos, sorriso gigante e genuíno. Mas não façam farinha com eles. Como disse, uma família de italianos que não admite que nenhum membro da família seja magoado, traído, enganado, seja em que pretexto for. Se aparecemos a chorar por um coração partido, sentam-nos à mesa com abraços e um arroz doce da avó, mas quem nos partiu o coração não vê mais a porta aberta, nunca mais. Se chegamos cabisbaixos porque o dia correu mal, temos abraços, palavras de ordem para relativizar e muitos filmes para dividir e fazer esquecer os problemas. Se ligamos em desespero porque fomos enganados, roubados, destratados ou humilhados, a casa cai inteira e a equipa vem, em avalanche. E ai de quem se meta no caminho deles, porque são doces mas não perdem o valor por isso nem admitem tal coisa!
Acima de tudo, é uma família muito enraizada com o culto de... família. Porque quando vivo uma vitória sei que tenho, pelo menos, uns oito números para ligar - e se não ligar e souberem por outro membro, está o caldo entornado! -, porque quando apresento pessoas incríveis à minha família, ninguém sai da casa sem ser bem tratado, porque quando fazemos anos há uma festa incrível com direito à escolha de cardápio e quando há boas notícias há gritos de felicidade, parabéns ditos em voz animada e muitos "já sabes da boa notícia?" "já, estava aqui mesmo ao lado".
A minha família é uma família de italianos. Intensa, mas muito unida. Desdobramo-nos em milhões para ajudarmo-nos uns aos outros ou para fazermos algum parente feliz. E eu sei que, quer o mundo desabe nas minhas costas quer os ventos soprem a meu favor, eu sei que, deles, terei sempre isto: apoio incondicional, um abraço, uma solução (talvez seja por isso que digo que sou solucionista, é de família), uma festa, um bolo, um prato preparado com carinho e amor. E eu gosto tanto.
Fotografia da minha autoria, por favor, não a utilizar sem autorização prévia
Lindo! Que família incrivel! Aproveita!
ResponderEliminarA minha família é igual, mas não conhecia essa expressão. Vou passar a adoptá-la ahah :)
ResponderEliminarOh Inês, que famíloia LINDA! E que texto lindo. Caramba, desconfio que deve haver poucas coisas melhores do que isso na vida :)
ResponderEliminarJiji
Que texto maravilhoso Inês. Demonstra imenso carinho e isso é aconchegante de se ver :)
ResponderEliminarQue texto lindo! Nota-se que adoras a tua família, e que ela é espetacular e te apoia incondicionalmente :).
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Li o teu texto sobre a tua família e revi muito, mas mesmo muito, a minha. E que bom que assim é!!
ResponderEliminarQue texto fantástico! A minha família também é assim!
ResponderEliminarOhhh que texto tão bonito e que retrato tão bom da tua família!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/
Ler este texto e ficar com uma saudade imediata da minha família! Que acolhedoras estas palavras.
ResponderEliminarUm beijo enorme :)
Fiquei tão comovida com as tuas palavras que só apeteceu ligar à minha e combinar já um almoço! Não podia existir melhor descrição e o amor que lhes tens sente-se até no outro lado do mundo.
ResponderEliminarBeijinho*
Tens uma família maravilhosa!!
ResponderEliminarCátia ∫ Meraki
Que família maravilhosa :)
ResponderEliminar