LISBOA
Não vamos falar da quantidade indecente de tempo que eu demorei desde que descobri este cantinho a, efectivamente, conhecê-lo. Como diz a Adele, a vida acontece e a minha aconteceu durante demasiado tempo. Vamos antes falar do quão escuro o céu estava, dos chuviscos nos céus e do facto de eu ainda poder usar calções sem problema em Novembro (thanks Portugal).
Finalmente conheci um dos cafés mais badalados do Saldanha. Fácil de encontrar, perto do metro, com a companhia ideal para não dar pelas horas passar.
Eu diria que o Choupana até tem um espaço bastante considerável para receber pessoas e, apesar de ter sempre ouvido nas críticas o inúmero tempo de espera, lugares não faltavam quando passámos a porta e no mesmo segundo escolhemos o sofá da sala.
Se há palavras para descrever todo o ambiente do Choupana Caffe, a minha de eleição será pormenores (que eu adoro, já sabem). Tudo é bem pensado e conjuga-se em harmonia com a própria filosofia descontraída e bonita do café, desde os letreiros cheios de mensagens ao longo da parede, aos manuscritos em ardósia que dão sempre um toque rústico à decoração tipicamente modernista, como já tem vindo a ser tendência nos espaços de restauração.
Eu pedi um croissant com chocolate e um chá preto e a Vanessa pediu um croissant com fiambre e manteiga e com expresso com chocolate. Se o Choupana tem imensa procura, então tem-na justificadamente. Além das doses astronómicas (as chávenas são grandes e os croissants também, venham com fome!) os sabores brilham. Tanto eu como a Vanessa provámos os dois croissants e adorámos. A massa é folhada mas não é oleosa, os croissants doces têm sempre um toque final de açúcar em pó por cima, o chocolate era de avelã, desconfio que fosse nutella (quase total certeza). Já o croissant de fiambre com manteiga tinha o salgado do fiambre que contrastava muito bem com o adocicado da própria massa. O expresso não provei mas a marca do chá que me serviram era muito agradável. Fica por provar os famosos iogurtes com acompanhamentos. O pagamento ronda os quatro euros que, pela quantidade e qualidade parece-me justificável.
Este é um espaço para se estar. Não é o típico café que vamos comer um lanchinho rápido e voltamos à rotina. É um espaço para desacelerar, para trazer pessoas de que gostamos e comermos coisas que nos deixam com um sorrisinho no canto da boca. Para conversar, para estudar com a música ligeira de fundo e a luz fantástica que se enquadra com as enormes janelas exteriores. É para sentir o tempo parar. Mais um ponto em Lisboa que não podem deixar de visitar e babar. Choupana, tens (mais) uma fã!
PS: Há lá um empregado que é igual ao Guy Berryman (baixista dos Coldplay). Por muito pouco eu não lhe pedi um Square One quando ele me perguntou o que ia desejar.
______________________________
Av. da República, 25A, 1050-053
Lisboa
Contacto: 213 570 140
são os melhores croissants que já comi na vida! não só os de chocolate, mas os de maçã e canela também! ai que saudades!
ResponderEliminarNunca fui lá. Mas parece um sitio muito agradável (:
ResponderEliminaradorei, pareceser um sitio tãooo adoravel :)
ResponderEliminarbeijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
É um dos sítios que tenho em mente para a minha próxima viagem a Lisboa. Este post veio confirmar a minha vontade de lá ir :)
ResponderEliminarA-D-O-R-O o choupana caffe! x
ResponderEliminarOntem vi a fotografia no instagram e fiquei a salivar por esse croaissant de chocolate. Agora leio que é de avelã e provavelmente Nutella? Que fome súbita haha. Já estive para ir a esse café mas os meus planos foram cancelados à última da hora. Tenho mesmo que lá ir!
ResponderEliminarRicardo, The Ghostly Walker.
Nunuca tinha ouvido falar, mas gostei de "conhecer". Tem tudo um aspecto delicioso e o ambiente também parece ser óptimo ^^ Da próxima vez que for a Lisboa, espero ter a oportunidade de passar por lá :)
ResponderEliminarAinda ontem pensei no Choupana. Já não lá vou há uns meses!
ResponderEliminarA Choupana é um dos meus sítios preferidos. Acho que nunca comi lá nada que não adorasse (sopas, tostas, pão, croissants, bolos, tudo!), o café é delicioso e as pessoas são muito queridas. às vezes levanto-me cedo de propósito para estar lá por volta da hora de abertura, às 7; é tão bom começar lá o dia com um café e pão quentinho:)
ResponderEliminarJá fui ao Choupana e adorei :D
ResponderEliminarAdoro a Choupana, costumo ir lá com as minhas amigas lanchar para ''aliviar'' um pouco da faculdade!
ResponderEliminar