PASSAPORTE || Sintra - Mitos e Lendas



Sintra, por si só, já brilha, quer pelo seu conteúdo histórico, cultural, paisagístico ou até mesmo biológico. Quando se juntam os mitos e as lendas, torna-se quase num local que apenas existe em contos de fada.

O Centro Interactivo de Sintra criou uma nova atracção turística, Mitos e Lendas de Sintra, que nos promete deliciar com 3 pisos de histórias míticas, mágicas (e algumas até assustadoras) das lendas e mitos mais famosos da zona. Lá fomos nós experimentar o conceito, que muitos diziam ter uma receita parecida (embora bem mais pequena) com a do Lisbon Story Center (que adorei e recomendo, seja a turistas em Lisboa, seja aos próprios Lisboetas).

O percurso tem sempre uma tentativa de recreação da Serra, música e experiências sensoriais que nos envolvem por completo nesta viagem. É-nos oferecido, logo após a compra do bilhete um guia áudio que vai automaticamente narrando todos os locais e colocando-nos a par das histórias e dos segredos guardados neste percurso. O Túmulo dos Dois Irmãos, a Lenda dos Sete Ais, as famosas pegas desenhadas no tecto do Palácio da Vila e a história por detrás delas são alguns dos imensos exemplos que aqui vão encontrar, tudo entre espreitadelas por grutas cheias de folhagens, vídeos 3D (também nos oferecem os óculos logo na entrada) que vemos em salas de cinema especiais ou até deitados a olhar para o tecto, ecrãs digitais espalhados por todos os corredores, quadros de personalidades famosas que falam (muito ao estilo rudimentar de Hogwarts), jogos interactivos e cenários que recriam na perfeição estas lendas, tudo numa ligação muito sólida entre a própria encenação e decoração do próprio espaço do percurso e da tecnologia e digitalização de personagens ou determinados ambientes. Histórias sobre a Quinta da Regaleira, Capela da Peninha, Convento dos Capuchos e muitos outros lugares que, na minha opinião, é ainda mais engraçado de ver depois de os visitar ao vivo e a cores.


O bilhete para adulto custa 4.50 mas têm a opção estudante/Seniores que fica por 3.50. Até aos 15 anos só pagam 2 euros e ainda há bilhetes família, entre outros, que podem sair mais em conta. Apesar de nem sempre a automatização do guia ser eficiente (às vezes tínhamos de esperar um bocadinho até começar a história) vale muito a pena, especialmente para uma pura turista como eu. As histórias estão bem narradas, os conteúdos são mesmo interactivos e é um bom ponto de partida para depois passearem pela Vila e Serra de Sintra. Vão sair de lá com uma perspectiva mais gira e mágica. Quando eu acho que já captei toda a magia de Sintra, eis que ela me surpreende e me encanta com histórias tão envolventes!

Nenhuma das fotografias é da minha autoria

5 comentários

  1. Tão giro! Pretendo mesmo voltar a Sintra um dia destes, gosto tanto!

    ResponderEliminar
  2. Também criaram visitas a uma casa "assombrada" em Queluz mas estava completamente esgotado até ao final do verão. Eu adorava ter ido

    ResponderEliminar
  3. Acho que é um conceito super giro e deve ser bastante interessante de visitar, fiquei com a pulga atrás da orelha para lá ir!

    ResponderEliminar
  4. Uma ótima sugestão a visitar para quando regressar a Sintra, que adorei. É um local magnífico. Tive a sensação de que era mágico

    ResponderEliminar
  5. Estive recentemente em Sintra. Apanhei um péssimo dia e nem de longe conseguia ver o Palácio da Pena. Contudo, numa próxima irei voltar!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.