LIVROS || Faz O Curso Na Maior


Era quase Outubro de 2012 e estava prestes a entrar na Faculdade. Não sabia nada de nada. Não haviam Tempos de Antena na altura, os meus amigos eram todos da mesma faixa etária e as vivências de Universitários eram todos de família que tinha Licenciatura há mais de 20 anos. Na blogosfera, que seguisse, só existiam duas bloggers universitárias que raramente falavam da Faculdade e que nunca colocaram posts do tipo "Têm questões sobre o ensino superior?". Entendam que estas iniciativas para caloiros são todas muito, muito recentes e foi por isso mesmo que, quando vi o título deste livro e um ficheiro PDF fornecido pelos próprios autores com o primeiro capítulo gratuito, foi um milagre. Não havia mais nada e estava aqui um livrinho à minha espera.

Este livro, para mim, foi uma bíblia porque desmistificou todos aqueles grandes mitos da Universidade em que o pessoal dá cabo do couro a estudar e não tem vida. Ensinou-me a encarar o Ensino Superior não de uma forma desleixada mas mais tranquila. Ensinou-me os truques, os segredos, como me organizar e a não embarcar em tudo o que ouvia e isso, sinceramente, ajudou-me muito a ter uma postura crítica e de confiança nos meus instintos na Faculdade, não só no início como também agora. Ainda hoje, ao fim de 3 anos, colegas meus questionam determinados estilos de estar na Faculdade por acharem que não resultam. Podem não resultar com eles, mas comigo sim! E o livro não é uma regra inflexível, o próprio diz que podem e devem adaptá-lo à vossa experiência académica. 

A linguagem é como se estivessem a conversar com alguém num café, simples, com grandes exemplos pessoais dos autores e com imensos tópicos e chamadas para que a compreensão de todos os capítulos seja total. Ensina-vos quais são os mitos de Universidade, os pecados dos alunos e como os mudar, a noção de quando devemos fazer avaliação contínua e quando faz sentido ir a exame, a que aulas ir, como superar tudo enquanto trabalhador-estudante, como gerir estudos e calendários de exame e muito mais, tudo de uma forma simples e com muitas histórias que têm piada. Nenhum dos autores era um "cromo" mas fizeram a Universidade com distinção sem abdicar de saídas, encontros com os amigos, associativismos ou trabalho. Um pouco como o triângulo, que já falei aqui ser uma peta, eles não falam sobre ele directamente mas no final concluís que é possível ter o melhor dos mundos todos. Eles só te ensinam a gerir as prioridades e como geri-las sem pareceres um hamster académico assustado.

Há uns dias voltei a ler e há imensa coisa que hoje faz muito mais sentido (porque já passei por montes das coisas descritas no livro e porque a própria vivência te dá estaleca) e se há três anos absorvia tudo com imensa curiosidade e dúvida, hoje dou por mim a acenar para o próprio livro ao ler montes de coisas, em concordância. Há uns anos, foi o meu alento, o meu tira dúvidas e está a permitir-me fazer o curso na maior. Porque estou a fazê-lo.

Autores: Nuno Ferreira e Bruno Caldeira
Disponível na WOOK (ao comprares este livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

8 comentários

  1. Fiquei deliciada com o livro e certamente vou tentar compra-lo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela referência, Inês! A verdade é que o Tempo de Antena e os posts que faço sobre o Ensino Superior (mais generalizados ou sobre as minhas experiências) têm mesmo o objectivo de colmatar as falhas que eu também senti quando me candidatei... Havia muitas dúvidas e poucos sítios "pouco imparciais" onde ir buscar... Dares esta dica do livro com certeza é óptimo para futuros caloiros! :)

    ResponderEliminar
  3. Parece bem porreiro e Acho que seria uma grande ajuda para futuros caloiros :)

    ResponderEliminar
  4. Também comprei esse livro! :b Sinceramente, não sei até que ponto me serviu de lição em alguma coisa... no meu curso, fazemos tudo por avaliação contínua e todas as aulas trazem informações necessárias, por isso convém estar presente. Não me lembro de nada que tenha visto e que use agora, mas tenho de experimentar reler e confrontar experiências :)

    ResponderEliminar
  5. uma pesquisa de segundos e descobrias....lol
    http://www.fnac.pt/Faz-o-Curso-na-Maior-Nuno-Ferreira/a621876

    ResponderEliminar
  6. O que me foste lembrar! Quando andava à procura de informações sobre a universidade (no meu caso foi em 2013) também encontrei este livro. Li umas partes que encontrei na net mas nunca cheguei a comprar :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa em relação ao livro! Como futura caloira, vou já pesquisar sobre ele ehehe :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.