Seja em remodelações de quarto, seja na limpeza semanal a que é submetido, eu tenho algumas regras de quarto que fui desenvolvendo e que acabei por nunca as abandonar, quer para manter a harmonia do mesmo, quer para manter o ambiente confortável e higiénico. São regras que não dispenso e pensei em partilha-las com vocês. Vamos a isso?
Não guardo livros no quarto: A não ser que seja o livro que estou a ler no momento e que, evidentemente, vou querer levar para a mesa de cabeceira ou livros com paginação plastificada, eu não guardo livros no quarto e raramente os vão ver cirandar por lá. Além de puxarem pó com imensa facilidade, são autênticos baús de bichinhos e microorganismos perigosos para a respiração, que se alimentam dos livros e fazem dos mesmos hospedeiros para lá viverem. Resultado? Um ambiente pesado, com pó acumulado e que não é favorável à nossa respiração. Portanto, por muito que ame ler e ter os meus livros favoritos expostos, faço isso na biblioteca.
Roupa não entra no meu quarto: Vamos tentar traduzir isto para miúdos para não parecer uma regra perversa!!! Eu não tenho os armários da roupa no meu quarto, o que significa que, quando me troco no quarto e tiro a roupa de dia-a-dia para uma de casa ou mesmo para o pijama, o que acontecia era que usava as cadeiras para deixar lá e acumular a roupa toda. O resultado era roupa amassada e que tinha de voltar a ser passada a ferro para poder usar. Desde então decidi-me que a única roupa que habita no meu quarto é o pijama e a que estiver vestida. Quando tenho de me despir, por mais cansaço ou pressa que tenha, guardo logo a roupa nos armários. É uma disciplina que tenho de impor em mim mesma e tem resultado muito bem!
A cama longe de janelas: Por muito que goste de luz no meu quarto e ache muito giro as camas próximas das janelas, a minha cama vai ficar sempre longe delas. Por uma simples questão de segurança. Seja por motivos da própria Natureza (tempestades, furacões), seja por um outro motivo qualquer que implique a colisão de vidros, a projecção dos mesmos representa um perigo para quem dormir nessa cama. Por isso, janelas são um grande sim, bem grandes, mas com a devida distância de segurança da minha cama.
Não se come na cama: A não ser que esteja doente e acamada ou que seja algo que não deixe mesmo nada de migalhas, não há aquela coisa de comer na cama. Por uma simples razão: migalhas. Por mais que eu aspire e as retire depois de comer, no final do dia quando vou dormir sinto-as sempre e fazem uma comichão tremenda, fica uma imundice e, vivendo numa zona campestre, atrai formigas. Comida na cama é algo que está fora de questão. Mas um chá antes de dormir é sempre bem vindo!
Fotografia e mensagens: Uma vez li a seguinte frase "Se querem saber o que é que a pessoa tem medo de perder, observem o que ela fotografa" e acho-a certíssima. Não há nada que me dê mais prazer do que fotografar as minhas pessoas favoritas e captar momentos genuínos e que quero recordar para sempre. Por isso o meu quarto nunca dispensa fotografias, que é a estrela principal e que estão em todo o lado. Desde a minha família, com o meu namorado, até à minha cadela que tem direito a moldura e tudo, para combinar com as suas poses de modelo. Adoro comprar molduras e de escolher as impressões que mais fazem sentido combinar com a moldura e gosto também de colocar frases inspiradoras no quarto. Não as dispenso, mesmo que a moldura também servisse para uma boa foto. Acho que faz sentido ter comigo mensagens que me motivem e que me façam concentrar no mais importante quando me sentir perdida. A maior parte delas são sobre trabalhar com afinco e foco, sobre não me deixar ir abaixo e uma delas até é sobre nutrição. Onde quer que esteja, onde quer que vá dormir, é essencial eu fechar os olhos com os melhores momentos registados e decorados pelo meu quarto fora e uma mensagem que me faça entender que, aconteça o que acontecer, tudo ficará bem.
Também seguem alguma destas regras?