sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

DAILY || Morning Routine


A MINHA CHÁVENA DE CHÁ
É uma das primeiras atividades do meu dia, uma grande chávena de Earl Grey ou English Breakfast. Costumo tomar isolado e desfrutar do calor da chávena nas mãos. Não costumo fazer nada a acompanhar porque quero começar o dia devagar e ter, pelo menos, um momento em que consiga saborear a ocasião. 

FAZER A CAMA
Se acham infantil acrescentar este ponto, permitam-me convencer-vos do contrário: fazer a cama tem um impacto psicológico brutal em vários sentidos. Por um lado, ajuda a dar ao vosso espaço uma imagem mais organizada e isso tem influência na gestão do stress ao longo do dia. Por outro, tenho a certeza de que não sou a única com uma lista interminável de tarefas para o dia mas costumo colocar mentalmente ‘fazer a cama’ no topo da lista porque estou a começar o dia com uma tarefa cumprida. Dá-me ânimo para ir completando outras tarefas. 

PEQUENO-ALMOÇO
A parte ótima de acordar muito cedo é que não me lembro da última vez que comi um pequeno-almoço à pressa. Sei que muitos ex-colegas meus têm uma opinião mais ‘liberal’ sobre o pequeno-almoço (toma quem quer, quem não quer não toma) mas eu sempre tentei convencer os meus clientes a não deixar escapar por uma simples razão: mesmo que durmam uma média de 6-7 horas, já pensaram que estão todo este bloco de tempo em jejum? É muito tempo sem ter qualquer input de energia. E o nosso cérebro consome uma quantidade absurda de energia, mesmo quando estamos a dormir. Por isso, acho essencial que não façamos mais atividades exigentes (incluindo pensar e escrever e-mails) sem que forneçamos alguma energia ao nosso corpo. Costumo acordar com fome, portanto, gosto de caprichar no meu pequeno-almoço (estou sempre a variar e não obedeço a nenhuma regra em particular) mas gosto de preparar a mesa e saborear esse tempo — se estiver a acompanhar alguma série, é nesta altura que aproveito para ver um episódio. 

ESTUDAR
Como estou, de momento, a tirar um curso online e a (continuar a) aprender alemão, alterno entre uma destas para estudar de manhã. Revejo apontamentos, vejo as aulas, estruturo os meus resumos. Gosto de o fazer de manhã porque é quando sou mais produtiva. 

TREINAR
Reservo sempre o treino para a manhã porque já sei que no final do dia estarei de rastos e porque o exercício interfere com o nosso ciclo de sono. Normalmente, só reservo treinos para o final do dia quando são exercícios de pouco impacto ou explosão, como barra de chão ou alongamentos. Tudo o resto, faço logo pela manhã e aproveito o ritmo para tratar da higiene pessoal e arranjar-me para começar o meu dia de trabalho.

Como é que é a vossa rotina matinal? Contem-me tudo!

3 comentários:

  1. Engraçado pois privilegio as mesmas coisas, mas acontece termos rotinas completamente distintas :)
    Adoro a sensação de acordar cedo, mas apenas preparo um bom peq almoço cerca de 1h e meia depois de o fazer (e de começar o trabalho). É fundamental, embora difícil, não pegar no telemóvel nas primeiras horas acordada. E guardo o meu treino para o final do dia, adoro exercícios intensos e sinto que me ajuda a "relaxar" e ficar completamente exausta para conseguir uma noite incrível de sono.

    ResponderEliminar
  2. De momento como estou por casa a minha rotina consiste em tomar o pequeno-almoço, fazer meditação, yoga enquanti vejo videos no youtube e, de seguida tomar um banho relaxante (:
    Confesso que por vezes me desleixo e me esqueço de fazer a cama quando não estou por casa, e nunca tinha pensado em por isso na agenda para fazer check após concluir. Obrigada (MESMO), é uma ótima ideia (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Igualzinha à tua! Os estudos é que andam meio esquecidos para umas áreas, e a minha sorte é que aproveito os podcasts, vídeos e a literatura para estudar outras.... Mas ainda assim, está crítico haha
    Outra coisa da qual me ando a queixar, também, é da minha rotina de sono, contudo, levo adiante o que tenho de fazer e tento não ser muito exigente comigo, pois na primeira quarentena fui muito mais disciplinada, e nesta é que estou mais folgada... Fases, portanto.
    Porém, estou sempre ocupada com atividades belas hihi 🌻

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)