sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

DAILY || Acordar com Vontade


Uma das minhas maiores sensações de vitória que conquistei foi acordar de manhã com alegria e vontade de ir para o trabalho — mesmo quando estou mais cansada ou quando tenho em mãos tarefas menos entusiasmantes. Esta é uma frase tão simples de escrever e que, durante anos, não a pude formular. 

Descobri-o bastante cedo e, durante algum tempo, achei que nunca iria viver tal coisa e que era normal. Que a maioria não tem um trabalho que lhes faça feliz e que eu ia ter de tentar encontrar a felicidade nos trabalhos que tinha e que não me preenchiam ou apaixonavam. Acordava com um vazio enorme e uma desmotivação brutal. Todas as outras tarefas simpáticas do meu quotidiano reuniam-se para puxar por mim. Isto parece um pormenor na nossa vida, um detalhe que temos de aprender a viver com mas, pelo menos comigo, tinha um impacto gigantesco na minha felicidade e sensação de realização. E quanto mais me tentava conformar, mais consumida me sentia. 

Foi uma luta para conseguir ter uma oportunidade no trabalho que me faz feliz — mesmo que não esteja feliz todos os dias. Mesmo nas tarefas mais exigentes ou menos entusiasmantes, acordo sabendo que estou a fazer algo que gosto e começo e termino o meu dia de trabalho com este sossego. As segundas-feiras não são um pesadelo. Não vivo a contar os segundos para a liberdade do fim de semana ou do fim do dia. Não tenho vontade de chorar antes de marcar o ponto. Esta foi a minha realidade durante muito tempo e sinto um alívio tremendo por (por agora) fazer parte do passado. Por ter conseguido eliminar essa angústia. Vivemos num sistema onde a grande fatia da nossa vida é passada a trabalhar e, para já, é com muito alívio que sinto que sou eu que consumo essa fatia e não ela que me consome a mim.

Acordar de manhã com motivação para trabalhar é uma das frases mais simples do mundo mas uma das mais preciosas que guardo. Porque já estive do outro lado e sei o quanto custa chegar a um patamar destes de vida. Que prazer é chegar a um domingo à noite sem a aflição de antes. E de picar o ponto de entrada com vontade de fazer acontecer!

6 comentários:

  1. Sinto o mesmo e é absolutamente maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  2. Faço das tuas palavras as minhas. Acordar com vontade dá logo outra energia.

    ResponderEliminar
  3. Podes partilhar em que área trabalhas ou o que fazes, se não for indiscrição?

    ResponderEliminar
  4. Adorei a quote. Ainda não sou trabalhadora mas sentia essa sensação que descreves nos estágios do curso (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)