terça-feira, 8 de setembro de 2020

PASSAPORTE || Templo Romano de Évora


Uma vez que esta não foi a minha primeira visita a Évora, evitámos a maioria dos pontos turísticos e aproveitámos mais a dinâmica das ruas e da cidade. No entanto, há um bem à vista de todos e que não dá para ignorar: o Templo Romano de Évora

Construído no início do séc. I, d.C e considerado Património Mundial pela UNESCO em 1986, é falsamente conhecido como Templo de Diana — o termo correto será Templo Romano de Évora — e a história deste erro nasce de uma lenda. Acreditava-se — muitos séculos depois da sua construção — que este templo tivesse sido construído em homenagem a Diana, deusa da caça. Mas a verdade é que foi erigido em honra ao Imperador Augusto, também considerado um deus. Este é um segredo ainda bem guardado e que permite que a nomenclatura em honra a Diana permaneça ao longo dos anos. 

Já sofreu muitas modificações e destruições — inclusive, já serviu de casa-forte e de matadouro — mas o seu estilo coríntio, a planta e muitas das colunas permanecem originais, num fiel retrato daquela que é uma extraordinária herança da ocupação romana em Portugal. Está localizado no centro histórico da cidade, em frente ao jardim de Diana, onde podem aproveitar as esplanadas e observar a vista privilegiada que o miradouro tem para oferecer. Uma visita rápida mas que não podem perder!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)