PASSAPORTE || Templo Romano de Évora


Uma vez que esta não foi a minha primeira visita a Évora, evitámos a maioria dos pontos turísticos e aproveitámos mais a dinâmica das ruas e da cidade. No entanto, há um bem à vista de todos e que não dá para ignorar: o Templo Romano de Évora

Construído no início do séc. I, d.C e considerado Património Mundial pela UNESCO em 1986, é falsamente conhecido como Templo de Diana — o termo correto será Templo Romano de Évora — e a história deste erro nasce de uma lenda. Acreditava-se — muitos séculos depois da sua construção — que este templo tivesse sido construído em homenagem a Diana, deusa da caça. Mas a verdade é que foi erigido em honra ao Imperador Augusto, também considerado um deus. Este é um segredo ainda bem guardado e que permite que a nomenclatura em honra a Diana permaneça ao longo dos anos. 

Já sofreu muitas modificações e destruições — inclusive, já serviu de casa-forte e de matadouro — mas o seu estilo coríntio, a planta e muitas das colunas permanecem originais, num fiel retrato daquela que é uma extraordinária herança da ocupação romana em Portugal. Está localizado no centro histórico da cidade, em frente ao jardim de Diana, onde podem aproveitar as esplanadas e observar a vista privilegiada que o miradouro tem para oferecer. Uma visita rápida mas que não podem perder!

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.