sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

(DE)CORAÇÃO || Ceramiquices


Encontrar pequenos tesouros... Durante as minhas viagens e passeios, o olhar vai sempre atento a todos os recantos, pormenores e... lojas. Especialmente as que têm um toque único e de exclusividade. A sensação de que não vou encontrar estes artigos em mais nenhum lugar. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

FILMES || Fevereiro • 2019


Dois documentários, uma comédia romântica com uma história original, um filme desportivo e um drama. Foram estas as cinco produções que assisti em Fevereiro e que gostava de vos recomendar. Este novo formato procura colmatar a minha insatisfação com as publicações relacionadas com o conteúdo cinematográfico e tirar um pouco da carga dos Favoritos, pelo que, se gostarem e tudo correr bem, os filmes vão sair dos Favoritos e vão ter o seu tempo de antena mais alargado numa compilação de tudo o que fui assistindo, ao longo do mês. Poderão haver exceções, mas estou a gostar muito do resultado final. Mas esta casa também é vossa e, como são sempre muito honestos comigo — e é assim que eu gosto da nossa relação —, fico a aguardar o vosso feedback em relação a este novo formato. Combinado? 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

PASSAPORTE || Monte das Aranhas


Um fim de semana off. Era tudo o que precisávamos. De um pulinho, de um pequeno refúgio aqui perto mas suficientemente longe. Neste fim de semana, consultei zero e-mails, enviei um número de mensagens que posso contar pelos dedos de uma mão, consultei as redes sociais uma vez — e já no regresso. Conta? — e estivemos completamente desligados do mundo, das notícias e das tendências da atualidade. Mas mais ligados do que nunca ao que realmente importa.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

LIVROS || A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da


Descobri a existência deste livro através de um vídeo de recomendações da Estée Lalonde, em 2016, e, desde então, fiquei de olho. O lançamento da versão portuguesa ajudou no processo para o encontrar! Um título arrojado com uma mensagem forte e urgente: A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da não defende que não nos importemos com nada e sim o quanto é importante escolhermos com o que nos queremos importar.

É um livro de poucas páginas e o tipo de leitura que exige alguma reflexão e a sua demora, no entanto, aproveitei o fim de semana em modo off para me debruçar nele e acabei por terminá-lo nessa viagem. Embora A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da encaixe perfeitamente na categoria 'auto-ajuda', Mark Manson não tem paninhos quentes e faz considerações duras e muito sinceras sobre o quanto somos iludidos com expectativas irrealistas sobre o mundo e nós próprios. Não é só a linguagem que é brutal — o título assim o adverte; a mensagem também custa a engolir. Discordei com muito pouco — e o que discordei, reconheço que a sua argumentação é muito válida e que nada foi escrito ao desbarato pelo simples prazer de colocar o dedo na ferida — e, de facto, das experiências que já tenho tido na minha curta vida, muitas das conclusões e lições vão de encontro às do autor.

Não é um livro consensual e divide opiniões, e eu faço parte do grupo que acha que A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da é muito mais do que um livro com um título cómico — que encaixa muito bem com algum do humor ao longo de toda a narrativa. É muito realista, com afirmações (quase cruelmente) honestas, que reforça a importância de nos preocuparmos muito mais com questões, problemas e capacidades que nós podemos controlar e a dar importância aos valores certos — enumerando os errados, que muitos se iludem ser os princípios mais nobres. Acho que é um livro urgente para a minha geração.

É importante reconhecer as nossas falhas, incertezas, contrariedades e momentos negativos para que possamos ser pessoas mais preparadas para lutar e abraçar os momentos positivos. Não nos importarmos com nada não é cool. Preocuparmo-nos com tudo não é saudável. Filtrar um mundo altamente estimulado é fundamental. Assumir as nossas responsabilidades com tudo — mesmo que não tenhamos culpa — é crucial. E o mundo não está contra nós; são estas algumas das ideias principais que o livro expõe através de experiências de vida do próprio autor e de curiosidades muito interessantes.

A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da é, acima de tudo, um livro muito prático e objetivo, sem dicas pouco palpáveis e com muito pouca recorrência — nenhuma, aliás — aos instintos e à intuição, o que tem tanto de audaz como genial. É um livro que nos ensina que não precisamos de procurar, descobrir nem criar nada dentro de nós para sermos mais felizes e resolvidos na vida; já temos (e conhecemos!) todas as ferramentas. Estão na nossa mão. Só precisamos de as usar.

Autor: Mark Manson
Número de Páginas: 200
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

domingo, 17 de fevereiro de 2019

APP || Cool Cousin


Se já me seguem há algum tempo — ou acompanham os artigos do Passaporte — sabem que gosto do equilíbrio entre visitar lugares mais populares e turísticos e descobrir as dicas locais. Acredito que ambos podem coexistir na mesma viagem e torná-la ainda melhor.
No que toca às dicas populares, não faltam páginas com sugestões. Mas na hora de registar as melhores dicas locais, a informação dispersa-se e a necessidade de pesquisa e muitos filtros aumenta, tornando o planeamento mais longo.

Descobrir a aplicação Cool Cousin foi uma lufada de ar fresco! A app é uma espécie de rede social que agrupa milhares de utilizadores de diferentes regiões do planeta e que, voluntariamente, dão as melhores dicas e sugestões da cidade onde vivem. A aplicação acaba por ficar um pouco refém das origens dos seus utilizadores para diversificar os destinos mas basta consultarem a barra de pesquisa para confirmarem que a grande maioria — ou os mais populares — já lá estão!

Quando pesquisam a cidade que querem explorar, têm acesso aos múltiplos perfis dos utilizadores que moram nessa cidade e é neles que têm de aceder para lerem as suas recomendações, desde os melhores lugares para fazer compras, onde levariam alguém que conhecesse a sua cidade pela primeira vez, tesouros escondidos, os sítios que não damos nada por eles mas que são fantásticos, lugares que não recomendam ou não apreciam — e aqui recomendo algum sentido crítico porque muitos referem lugares turísticos pelo óbvio desconforto de serem sítios, geralmente, muito frequentados mas que, para turistas, acaba por ser giro visitar. Mas muitos também referem lugares que não recomendam por razões mais interessantes para nós como a segurança ou uma particular desilusão.

Os perfis funcionam à base de pergunta-resposta e incluem informações sobre o utilizador que eu passo à frente, como profissão, séries preferidas ou músicas. Embora não ligue muito, não acho desnecessário, uma vez que acaba por ser uma tentativa de traçar um pequeno perfil dos interesses da pessoa para que identifiquem o seu estilo e para que também possam confirmar se os interesses gerais do utilizador vão de acordo com os vossos (para encontrarem as sugestões mais personalizadas ao vosso tipo de gostos e vontades). Podem, inclusive, enviar mensagens aos utilizadores para tirar dúvidas ou pedir sugestões extra. Por fim, se realmente gostarem do guia de viagem sugerido por alguém, podem guardar um mapa já com os pontos indicados pelo utilizador e utilizá-lo durante a viagem!

Cool Cousin é simplesmente genial e um conceito que realmente faltava e que vinga por ser útil e prático para qualquer viajante que goste de conhecer, de antemão, um pouco do que a cidade pode oferecer. Cumprindo a ideia primordial da aplicação, é como se perguntássemos aquele amigo que está fora e que conhece todos os spots incríveis e secretos quais são as suas melhores dicas!

sábado, 16 de fevereiro de 2019

SÉRIES || Dogs


Que série podemos criar para deixar a Inês mais feliz? Tenho a certeza de que foi esta a pergunta central na hora de produzirem a série Dogs. Uma produção original e documental da Netflix que, para já, só conta com uma temporada de seis episódios independentes. O único ponto em comum, claro, são os cães. E o nosso amor por eles. Cada episódio tem como protagonista um patudo diferente e as histórias são tão heterogéneas quanto os nossos amigos de quatro patas. No fim, o objetivo é o mesmo: mostrar o quanto os laços entre humanos e cães são poderosos e especiais.

A importância de Rory na autonomia de Corrine, o desespero do refugiado Ayham em resgatar o seu melhor amigo de quatro patas, Zeus, do país em guerra que deixou para trás, a história da amizade de longa data entre Ice e o seu dono pescador, o culto do grooming, a coragem de Álvaro e Lya para resgatar cães abandonados e a vontade de Anna em ajudar no transporte de dezenas de patudos desde os seus abrigos até às famílias que os adotaram e lhes ofereçam uma nova oportunidade. São estes os seis episódios documentais da primeira temporada e, embora nem todos procurem ser comoventes, confesso que não consigo conter as lágrimas logo que o genérico se inicia — e me lembro da minha Laika e Belka.

Todas as histórias são pertinentes, interessantes, atuais e amorosas — porque eles são todos uns fofinhos! Dogs reforça a ideia de que 'o cão é o melhor amigo do Homem' e demonstra-o através de histórias incríveis e originais ao redor do mundo. Se também têm patudos na vossa vida, vão amar esta série!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

FILMES || 5 Filmes Românticos


... com um twist! Para o S. Valentim, já tivemos sugestões de ideias e experiências. Desta vez, decidi partilhar as minhas sugestões para quem procura celebrar o dia do amor de uma forma íntima e económica. Afinal de contas, quando se ama, não é preciso muito: um sofá, umas pipocas, um filme e a melhor companhia do mundo basta (e muito!). As minhas sugestões são românticas, porque o dia assim o pede, mas fiz questão de escolher cinco filmes que não são, de todo, típicos ou previsíveis. São perfeitos para se aconchegarem juntos. Pode ser?

A Linha Vermelha
Um filme argentino que conta a história de Manuel, um passageiro de bordo que se apaixona por uma das assistentes de voo, Abril. O interesse é correspondido mas, por uma série de infortúnios, ambos perdem contacto ainda antes de criarem qualquer tipo de laço. Sete anos depois, com as suas vidas num outro rumo, reencontram-se.
Tem os seus momentos previsíveis mas se acham que é um filme água com açúcar, talvez venham a ter uma surpresa. Embora seja um filme muito leve, fala sobre vários tipos de amor e paixão que nos leva a refletir sobre o quanto não podemos decidir quem o nosso coração escolhe.

Age of Adaline
O meu romance preferido de sempre não podia escapar desta lista! Adaline tem 29 anos e não consegue envelhecer. Dada a sua condição insólita e para se proteger, a protagonista decide tomar duas decisões muito importantes: não contar a ninguém sobre a sua condição e não se envolver o suficiente com ninguém para proteger o seu segredo.
Age of Adaline é uma das melhores sugestões por ser um filme muito romântico, que fala sobre amor de uma forma muito carinhosa e real mas por ter uma certa densidade que carece à maior parte dos filmes de romance. É encantador, envolvente, muito intrigante e com a pitada certa para suspirarmos de ternura mas, ao mesmo tempo, ficarmos de olhos colados ao ecrã expectantes por acompanhar as cenas seguintes.

Definitely Maybe
De todas as sugestões da lista, este é, provavelmente, o mais antigo e assumidamente uma comédia romântica. Em Definitely Maybe, Maya, uma criança amorosa, pede ao pai, Will Hayes (protagonizado por Ryan Reynolds), que lhe explique como conheceu e se apaixonou pela mãe e como é que duas pessoas que se amavam decidem pedir o divórcio. Will acede ao pedido da filha mas propõe um desafio: contar a Maya a história de como conheceu as três mulheres com quem se relacionou e mudar-lhes os nomes reais, sem nunca revelar qual delas é a mãe. Maya terá de adivinhar com base nos relatos do pai.
Embora seja um filme leve, com humor e muita doçura, não deixa de ser um filme que fala sobre o amor e sobre como as relações são tão complexas. Não é demasiado fantasioso, tem o toque de comédia certo e é uma produção altamente amorosa!

About Time
Mais um dos meus romances preferidos! Aos 21 anos, Tim descobre que todos os homens da sua família — incluindo ele — têm o poder de viajar no tempo. Ao fim de algum período de adaptação e aceitação, Tim apercebe-se do potencial do seu poder e usa-o a seu favor para conquistar a miúda doce e amorosa por quem se sente atraído.
Por muitos sorrisos que possa arrancar, About Time é um filme muito rico e competente em demonstrar o quanto o nosso tempo é precioso. Na forma como o gastamos e dedicamos às pessoas que amamos. É uma reflexão sobre o quanto damos os nossos dias e pessoas por garantido e o quanto devíamos aproveitar cada momento. É um filme com um elenco incrível, uma banda sonora maravilhosa, doce, simbólico e incrível para assistir abraçadinhos!

I Origins
Ian é um biólogo que se apaixona perdidamente por uma rapariga, numa festa, e lhe pede para tirar uma fotografia ao seu olho. É um hobby que adora uma vez que, tal como as impressões digitais, cada olho é totalmente único — um universo lindíssimo que nos é exclusivo, sem nos apercebermos. No entanto, Ian acaba sem saber quem é a rapariga que o atraiu e resta-lhe apenas a fotografia de uns olhos com um traço muito peculiar para a encontrar.
É uma espécie de Cinderella dos tempos modernos mas a história vai um pouco mais além e creio que, aliado aos diálogos recheados de simbolismo mas sem excessividade romântica, é isso que torna o filme mais robusto e interessante, superando-se enquanto romance. Há muito espaço para a reflexão sobre a nossa identidade e sobre a relação da ciência com Deus.
De todas as sugestões da lista este é, talvez, o romance menos óbvio e que se tenta transcender além da óbvia história de amor. Se são um casal que não aprecia filmes românticos, talvez esta seja a indicação mais apropriada da lista.

Gostaram das sugestões ou já assistiram a algum destes filmes? Têm planos para o S. Valentim? Por aqui, como é habitual, a data morre um pouco porque dias depois celebramos o nosso aniversário e gostamos muito mais de investir nessa data! Feliz dia dos namorados!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

BOM GARFO || Amélia

 LISBOA

Celebrar a amizade à distância com encontros doces que se querem numa mesa que nos deixe bem pertinho; não me parece existir um encontro melhor do que este! A escolha de um espaço para saborear foi espontânea e pouco planeada, depois de uma visita guiada por Lisboa. Já todas tínhamos visitado o Nicolau e, portanto, decidimos conhecer a sua namorada, Amélia.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

PASSAPORTE || Guia de Lisboa


Já o afirmei, perdido nos confins deste arquivo, que a minha relação com Lisboa não foi perfeita nem linear. Na verdade, cheguei a viver uma fase em que detestava a capital; não me sentia segura, era confusa e, em geral, não me conseguia encontrar na identidade da cidade. A entrada na faculdade obrigou esta small town girl a criar uma rotina em Lisboa e se esta era a fórmula perfeita para tudo correr mal, a verdade é que fizemos as pazes. Encontrei os meus lugares e a minha identidade por Lisboa, aprendi a conviver numa cidade grande e sinto que, hoje, é uma das minhas cidades. Pela minha história com ela, pelos milhões de memórias que já criei por lá, pela nossa relação de ódio iniciar um amor inquestionável no final. Deixo-vos aqui os meus lugares preferidos de Lisboa!

domingo, 10 de fevereiro de 2019

BOBBY PINS || 5 Anos



O meu número preferido. Uma mão cheia de conteúdos. Cinco anos a escrever, a conquistar novos leitores, a dar um abraço de despedida a tantos outros, a receber os de sempre com a mesma vontade que se sintam bem como se cá estivessem pela primeira vez.

Entrem, sentem-se, estejam à vontade. Tenho chá para servir, se gostarem de Earl Grey e umas bolachinhas para adocicar a alma. Sobre o que queremos conversar hoje? Assuntos mais leves, como o filme que acabei de assistir? Talvez um livro que estejam mesmo a precisar de ler? O que aconteceu esta semana que vale a pena conversar ou recordar? Talvez um assunto mais denso que não precise de ter um desfecho pesado. Talvez algo que ajude a cabeça a desanuviar. Talvez uma recomendação de amiga.

É isto que sinto cada vez que crio algo para o Bobby Pins. Que estou convosco na melhor estufa do mundo, cheia de luz solar e plantas bonitas; um lugar agradável para nos perdermos no tempo a conversar. Trocar ideias e recomendações, partilhar momentos, histórias, emoções. E para sairmos mais leves. Visualizo muito como gostava que o Bobby Pins fosse, se ele existisse fisicamente; com luz, com natureza, com um calor leve que não incomoda mas aquece por dentro, com várias canecas com chá para vos servir, com as vossas vozes e gargalhadas, preocupada em garantir que se sentem em casa. Porque quando visualizo este espaço, o Bobby Pins... é como encontrar o lugar que sempre estive à procura.

Fiz questão de o fazer, em privado, a cada um mas quero, uma vez mais, agradecer a todos os que participaram com estas fotografias, que tiraram um tempinho da vossa rotina para recordarem este espaço com carinho através da vossa originalidade e que me permitiram cumprir o objetivo de celebrar esta data especial do vosso lado, da forma que me foi possível. Cada fotografia veio acompanhada de uma história, de uma mensagem, de uma razão ou simbolismo que eu gostei muito de conhecer e saber. É incrível como consigo reconhecer a identidade e veia criativa de muitos dos autores destas fotografias e isso deixa-me ainda mais feliz porque tornaram o Bobby Pins numa coisa vossa e provaram aquilo que há muito sinto: já não é só um gancho.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

FORMAÇÃO || 2ª Edição Especialização em Marketing Digital & Business Analytics


É já em Março, em Lisboa, que se inicia a segunda edição de Especialização em Marketing Digital & Business Analytics, um curso desenvolvido pela Invictus Sciences e que procura, no final da formação, entregar dois princípios chave: capacidade para analisar e gerir dados e tendências, e acumular valências na área do marketing — não só o digital, mas também na vertente clássica.

O curso apresentará cinco empresas envolvidas das indústrias farmacêutica, tecnológica/IT/Mobile e de consumer/alimentar, decorrendo em regime pós-laboral e está repartido em oito módulos: Digital Marketing na Estratégia Empresarial, Digital Consumer Behaviour & Neuromarketing, Big Data Business Analytics, Instant, Social and Stream Media & Content Marketing, Post Planning & Brand Activation Management, Influencers — Megatrends — Mobile Marketing, New Business Models: E-commerce & Online Retailing e, por fim, Dashboarding Business Intelligence. Todo o programa procura explorar ao máximo a vertente prática através da utilização de ferramentas, simulações em cenários reais e acesso a programas de parcerias para observar ao detalhe os melhores casos práticos.

Sou a maior defensora de que devemos potencializar os nossos interesses ao máximo e apostar sempre na formação para sermos mais competentes e informados, e é por isso mesmo que irei marcar presença no curso e, espero eu, poder trazer muito do conhecimento que adquirir para o blog e para a minha vertente profissional. Será sempre uma experiência enriquecedora! Se também tiverem interesse em ser meus colegas de curso e em aprender mais sobre este universo, as inscrições para esta edição são limitadas e já estão abertas até dia 11 de Março. Podem ser feitas através do formulário online ou enviando um e-mail com a ficha de candidatura em anexo com o CV atualizado para marta.costa@invictusciences.com. Como também quero que usufruam desta experiência da melhor forma possível, com o código INVSC_BOBPINS10 têm 10% de desconto sobre o valor global — basta indicarem este código no campo 'Observações' no formulário ou indicarem-no no e-mail. Quaisquer questões, dúvidas ou mais informações sobre o curso também podem ser esclarecidas através do e-mail supracitado. Espero ver-vos por lá e que possamos trocar algumas ideias e aprendizagens!

Publicação escrita em parceria com Invictus Sciences.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

PASSAPORTE || Alerta de Preços


Planear uma viagem começa muito antes de a termos marcada. Exige poupança, agendas alinhadas, marcação de férias, escolha do destino ideal... E o fator monetário tem sempre um peso generoso. Dependendo da época em que desejamos viajar ou do tipo de viagem que sonhamos fazer, há alturas em que estamos abertos a vários destinos e outras em que realmente gostávamos de viajar para aquele destino ao melhor preço.

Salvo raras exceções, planeio as minhas viagens com uma grande antecedência e o alerta de preços, uma ferramenta da momondo, é um dos meus aliados mais antigos. A única coisa que tenho de fazer é pesquisar o destino em que estou interessada, aceder ao canto superior esquerdo dos resultados e ativar o alerta — arrastando-o do 'não' para o 'sim' — e aguardar que a ferramenta faça o seu trabalho. Vou recebendo notificações sempre que o preço dos bilhetes para o meu destino variar e, assim que vejo um que me agrade, aproveito a oportunidade.

Cada vez mais as plataformas de viagem procuram facilitar o nosso planeamento e confesso que, para mim, é uma mais valia saber que consigo usufruir delas ao máximo e garantir que as minhas viagens são possíveis ao preço mais amigo da carteira. Várias vezes, o alerta de preços avisa-me não só que a minha viagem está mais barata, mas também que está na altura de a fazer.

Publicação escrita em parceira com a momondo.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Dicas de Organização


Esta tem sido uma das publicações mais pedidas dos últimos tempos e recebo-a das mais variadas formas. Como organizar todos os meus compromissos, como consigo fazer tudo, como trabalho para diferentes coisas, como faço gestão do meu tempo, que dicas posso partilhar... Não existe grande segredo, portanto, todos os meus métodos estão aqui!

Agenda
Em papel ou digital, considero-a o meu disco externo de memória e um indispensável. É através da agenda que tenho uma visão do que a semana me reserva e onde posso registar tudo: combinações, que conteúdo vou publicar nessa semana, datas limite para entregas, inscrições ou pagamentos, avisos para comprar um presente (uma a duas semanas antes do aniversário de alguém, para prevenir a ansiedade de véspera e planear com calma e atenção), e outras anotações que considere relevantes. Assim, 'abro espaço' na minha mente para me ocupar com outros pensamentos na segurança de que, qualquer coisa que precise, tenho como consultar e saber. Abusem da vossa agenda e registem tudo!

Planear
Costumo planear ao domingo ou à segunda e visualizo tudo; que conteúdos tenho de escrever, que tarefas tenho de realizar, que compromissos é que exigem preparação, como vai ser a minha semana, no geral. Desta forma, consigo ter uma ideia se a minha semana vai ser exigente ou mais tranquila, se já está muito encaminhada ou se vai exigir muita dedicação, se tenho compromissos mais urgentes ou datas que arrancam sorrisos.

Antever semanas difíceis
Planear e agendar permite-me saber quando é que vou ter uma semana caótica ou não, evitando surpresas, metas irrealistas ou cansaço desnecessário. Quando observo que vou ter uma época complicada, adianto trabalho porque prefiro esforçar-me um pouco mais numa semana tranquila do que desgastar-me completamente a tentar concretizar tudo numa semana onde o tempo voa e parece que tudo surge inacabado. Assim, quando essa semana difícil chegar, já não tenho de me preocupar com algumas coisas e posso viver essa rotina agitada com um pouco menos de ansiedade.

Prioridades
Há tempo para tudo mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Isto quer dizer que a gestão passa por cedências. Se eu quero fazer o meu treino, escrever conteúdos, trabalhar e ainda ter alguma vida social, todos os dias, isto significa que o meu dia tem de começar mais cedo. Mas se o que preciso é mesmo de descansar, então tenho de dar prioridade ao repouso e dormir um pouco mais ao invés de adiantar rascunhos. Há tarefas que parecem ser uma prioridade constante e, para essas, não há muito a fazer mas podemos priorizar o nosso tempo e não há outra maneira de o fazer a não ser tendo consciência de que para umas coisas acontecerem, outras têm de ficar para segundo plano. Se quero treinar, talvez não possa fazer ronha na cama. Se quero ter conteúdo regular na minha página, talvez tenha de pegar no computador quando toda a gente termina o dia fechando-o. Talvez tenha de dizer 'não' a certos planos para concretizar outras tarefas. E nada é fixo. Para umas coisas teremos de dizer 'não' e, noutras alturas, já poderemos dizer 'sim'. Adaptamos as nossas prioridades conforme as diversas alturas da nossa vida. Não conseguimos estar em todo o lado mas, escolhendo um dos lados, que estejamos a 100% para fazer valer a pena.

Respeitar as nossas limitações
Sou uma pessoa de manhãs e sei que sou mais produtiva nessa altura. À medida que o dia avança, vou desacelerando e a fadiga instala-se, pelo que chego a casa sem vontade de fazer coisas que requerem uma dose muito grande de concentração ou energia. Por isso mesmo, dou preferência a atividades mais exigentes da parte da manhã e reservo o final do dia para coisas mais automáticas. Esta estratégia é importante para potencializar o meu rendimento. Por outro lado, também respeito o meu cansaço e isso é importante. Temos de saber respeitar os nossos limites porque eles são avisos excelentes de quando não estamos a ser produtivos e felizes.

Folgas, fins de semana e horas de almoço
São três momentos livres que eu devoro ao máximo. Por vezes, sou melhor a fazer determinadas coisas a uma hora que, por norma, está ocupada, portanto, quando tenho essa hora para mim, aproveito-a. Por exemplo, os meus dias de descanso do treino são ao fim de semana, o que significa que, de manhã, não tenho horário de treino e posso preencher esse tempo a escrever, altura do dia em que o faço melhor. A hora de almoço aproveito para consumir algo que me agrade ou para fazer tarefas mais pequeninas.

Arrumação
O meu espaço de trabalho precisa de estar arrumado. Não me importo de perder um pouco mais de tempo a organizar o meu espaço, a minha secretária e as papeladas porque sei que serei mais produtiva quando me sentar e iniciar as tarefas do que simplesmente começar e sentir a cabeça a voar para a desarrumação, para o caos ou para as folhas desorganizadas.

Apoio
Este é o fator mais pessoal e que depende um pouco do círculo de cada um mas, quando temos tanto em mãos com que trabalhar, é fundamental ter o apoio das nossas pessoas porque são elas que mais observam os bastidores. São elas que acordam com o nosso despertador de madrugada quando só têm de acordar mais tarde; são elas que ouvem muitas vezes 'dá-me mais meia-hora' ou 'agora não posso' ou 'hoje não me dá jeito'. São elas que vivem com a nossa ansiedade e com o nosso medo de falhar, de não conseguirmos entregar a tempo, de não conseguirmos fazer tudo. São elas que nos ajudam a curar do cansaço. E ter o apoio delas é crucial porque compreendem o quanto isto é importante para nós, porque são elas que nos ajudam nos momentos de aperto, são elas que nos avisam que está na altura de parar quando estamos demasiado focados, são elas que nos ajudam a espairecer. E ter esse apoio ajuda-nos a ser mais motivados e organizados. Quando o temos, tudo fica mais fácil.

Têm outras dicas que resultem convosco?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

DESAFIOS || Alinham?



O quinto aniversário do Bobby Pins decorre já este domingo e, como sempre, gosto de pensar em algo interativo — dentro do que me é possível — para assinalar a data convosco. Afinal de contas, isto não seria tão divertido sem vocês e gosto de valorizar isso na hora de soprar as velas do meu estimado projeto.

Já fiz Q&A's, jogos mas, este ano, gostava de vos propor algo diferente e convidar-vos a enviarem-me uma fotografia segurando um bobby pins. É a imagem de marca do blog — não podia ser outra — e tornaria a celebração um pouco mais especial por ter o vosso testemunho! Não é necessário que mostrem o vosso rosto — uma fotografia tal e qual esta da publicação resulta perfeitamente!! — mas se quiserem ser mais originais, irei adorar ver a vossa veia criativa!

Podem enviar as vossas fotografias até sábado para o e-mail bobbypinscontact@gmail.com ou através das mensagens diretas do Instagram @innmartinsm. A ideia seria juntar todas as participações e criar uma montagem bonita com todos os leitores que apreciam e celebram o aniversário do Bobby Pins — isto acreditando que vocês têm interesse em participar, claro! Espero que não me deixem na mão!

Acredito que o efeito ficaria lindíssimo juntamente com a publicação de aniversário. Que me dizem? Gostaram da ideia? Ajudam-me a tornar a celebração do Bobby Pins mais vossa e especial?

BOM GARFO || Zenith Brunch & Cocktails

 LISBOA

Localizado bem pertinho da Avenida da Liberdade — e na Praça Carlos Alberto, no Porto — o Zenith tem sido um dos lugares mais frequentados da capital para saborear um bom brunch. O espaço, surpreendentemente, está preparado para o fenómeno: a área não é pequena e dispõe, ainda, de um mezzanine, há mesas de vários tamanhos para comportar diferentes grupos e é possível fazer reserva de mesa durante a semana. Tudo pontos positivos que elevam o Zenith na hora de escolher o sítio perfeito para um pequeno-almoço caprichado. No entanto, nenhum destes fatores poupa a enorme afluência ao fim-de-semana, pelo que fica a advertência.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

FILMES Foo Fighters: Back and Forth


Foo Fighters: Back and Forth é um documentário de 2011 que conta como nasceu uma das bandas mais acarinhadas em todo o mundo — e com inúmeras peripécias. Não é segredo nenhum que sou uma grande fã de Foo Fighters — aliás, um dos meus concertos preferidos de sempre foi protagonizado por eles — e sempre tive muito interesse em conhecer a história por detrás do sucesso e fenómeno.

O documentário revela-se descontraído e leve na hora de apresentar todo o historial necessário para os Foo Fighters chegarem onde estão, agora, desde o passado de Dave Grohl pela banda Nirvana, as consecutivas alterações de membros da banda, as inseguranças e conflitos, as histórias e conceitos por detrás de algumas das canções e álbuns mais lendários da banda, os erros e tiros certeiros e toda a aprendizagem que foram realizando, em conjunto ao longo de concertos, gravações, digressões, discussões e do repentino sucesso e explosão.

Talvez não seja o documentário mais apetecível para quem não tem qualquer tipo de interesse ou empatia pela banda, mas acho o Dave tão carismático que acredito que será uma sessão de entretenimento agradável e com alguns toques de humor. Foi incrível para compreender um pouco melhor o crescimento da banda e ganhar ainda mais carinho por algumas músicas e álbuns. Recomendo!

sábado, 2 de fevereiro de 2019

VÍDEOS || Preferidos de Janeiro 2019

Lições que Aprendi com a Maqui e Ela Comigo | Já sabem que a Karol é a minha youtuber preferida e acabo por ter muita empatia pela relação dela com a Maqui. Elas, no fundo, concretizam aquilo que toda a infância julgávamos que ia acontecer: vamos ver a nossa melhor amiga todos os dias, a toda a hora, trabalhar juntas e nunca nos vamos largar. Acho que é esta 'quase' utopia concretizada que nos fascina tanto quando as vemos juntas. No vídeo, cada uma partilhou cinco lições que aprendeu com a outra e achei admirável e inspirador. Quantas vezes dizemos aos nossos amigos o que aprendemos com eles? E alguma vez fizemos este exercício, sequer? São questões que vos coloco mas, na verdade, também as faço a mim própria. O vídeo está muito divertido e é perfeito para terminar um dia em beleza.

Dúvidas Sobre a Índia | Quando o assunto é viagens, a Luísa fá-lo melhor do que ninguém e neste vídeo ela esclarece todas as questões relativas à viagem que fez, no ano passado, a um destino que é tão controverso. Pormenores sobre segurança, higiene, atrações turísticas, transportes... Nada falta e pode ser fantástico para quem está a planear uma aventura por lá!

Maro * Show On | Mesmo a coincidir com o concerto que assisti em Janeiro, a Maro foi uma das convidadas do segmento musical do Maluco Beleza e, além de cantar algumas músicas, conversou com o Marco sobre o seu percurso, os seus álbuns, lançamentos, influências e novidades. Se quiserem conhecer um pouco melhor a artista, este é o vídeo certo para assistirem!

Último Ensinamento do Ano | A JoutJout é simplesmente genial e as suas observações são uma lufada de ar fresco no Youtube. Este vídeo não é exceção e fala sobre a imprevisibilidade da vida. O não saber o que vai acontecer na nossa vida, daqui a uns anos, esta semana, amanhã. Eu lido muito mal com isso, admito. O campo das indefinições e da ausência de respostas concretas, o não saber causa-me muito sofrimento e é um dos ingredientes da minha ansiedade. E a abordagem da JoutJout faz um enorme sentido e senti necessidade de a interiorizar. Talvez não a tenha enraizado já na totalidade mas, em momentos de aperto, regresso ao vídeo e o coração desacelera um pouco. Se só puderem assistir a um vídeo desta lista, que seja este!

1 Like = 1 Curiosidade Sobre Ser Influenciador | Terminamos a publicação como a começámos, na companhia da Karol. Desta vez, a youtuber partilha dez factos sobre ser influencer e não só achei o vídeo interessante como muito informativo. A Karol levao seu trabalho a sério e, entre 'Yay' e risadas, ela prova que o seu emprego digital deve ser levada com brio, transparência e profissionalismo — mesmo quando nem todos seguem a mesma conduta.


Qual foi o vosso vídeo preferido?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019


Olhem quem está de volta! Tiveram saudades? Eu sei que sim, recebi uns quantos e-mails e mensagens descontentes a dizer que me tinha esquecido dos Favoritos de Dezembro e a temer que tivesse desistido desta rubrica mensal! Aproveito a ocasião para vos relembrar que os Favoritos terminam sempre em Novembro porque Dezembro já tem os TOPs e retrospetiva, pelo que excluo os Favoritos desse mês para não saturar. Mas eles regressam sempre em Janeiro, portanto, não fiquem mais zangados comigo! Ao contrário dos anos anteriores — e da grande maioria das pessoas que assim se manifestaram —, não senti que Janeiro tivesse demorado uma eternidade a passar, muito pelo contrário. Termino-o com a sensação de que passou a voar e pergunto-me se o aproveitei em cada segundinho.