1. Uma das primeiras coisas que ouvi em relação aos noruegueses foi que eram um povo muito
square. Confesso que fui para a Noruega com o objectivo de desmistificar a ideia de que o povo escandinavo era frio — como já foi desmistificado na Dinamarca e Suécia — mas na Noruega confirma-se. Têm uma natureza quadrada, pouco flexível, que se rege dentro das próprias convenções culturais e que não tem grande jogo de cintura para lidar com imprevistos fora dos padrões. Os noruegueses não vão sorrir para vocês nem meterem-se com vocês em locais públicos — a não ser alguns lojistas, porém poucos — e não consideram isso rude. É a própria forma de estar, reservada e fechada, que pode passar uma mensagem de arrogância e censura para um povo latino e tipicamente interactivo e caloroso, como o nosso. Confesso que choquei um pouco com este facto porque acreditava que era um mito.
2. As linhas das estações de comboios são todas divididas e identificadas (A, B, C...). No ecrã que indica para que destino vai o próximo comboio e a que horas parte, mostra também uma figura de onde o comboio se vai posicionar em relação às letras, para que os passageiros possam distribuir-se. Cada carruagem está destinada para um tipo de passageiro diferente (por exemplo: A - portadores de carrinhos de bebé e com crianças, B - cadeiras de rodas, C- carruagens silenciosas...).
3. Um costume muito típico na Noruega — e nos restantes países escandinavos e outros, como o Japão — é descalçar os sapatos antes de entrar em casa. É típico encontrarem uma sapateira à porta de casa para que os moradores possam guardar os seus sapatos antes de entrar. É um hábito puramente higiénico (não querem trazer para dentro de casa uma peça que está em contacto directo com o chão da rua) e que merece a vossa atenção, se entrarem na casa de alguém.
4. Só é permitido comprar bebidas alcoólicas até às 20H00 nos dias de semana, 18H00 aos sábados. A venda de álcool é absolutamente restrita e só vão encontrar cervejas nos supermercados. Vinhos e outras bebidas têm de ser adquiridas em estabelecimentos específicos chamados Vinmonopolet. Mas se passar da hora limite, nenhum lojista vai avançar com a compra. A ter em atenção que em alguns bares também não é permitido consumir bebidas alcoólicas nos espaços exteriores a partir de uma determinada hora. O consumo deverá ser feito no interior do bar ou a bebida é retirada pelo empregado, mesmo que tenham acabado de a pagar. Cervejas sem álcool podem ser compradas em qualquer altura.
5. A não ser que tirem um curso express em norsk, a app do Goggle Tradutor vai ser a vossa melhor amiga e um must na vossa viagem. Tudo, em qualquer lugar, está escrito em Norueguês. As indicações, os produtos, alguns museus (advirto mais detalhadamente sobre isto mais tarde), até mesmo os cafés. Quanto à comunicação, podem sempre apostar no inglês, embora muitos se atrapalhem
6. A moeda utilizada na Noruega é o NOK. De uma forma sucinta, 1€ corresponde a cerca de 9,5NOK.
7. Escolher a roupa certa para levar é essencial. Não caiam no erro de se assustarem com a meteorologia e se encherem de roupa e de camadas porque todos os espaços interiores são muito quentes. Dêem preferência a roupas que aconcheguem o vosso corpo, a bons casacos, parkas e corta-ventos... algo que vos permita vestir e despir com facilidade, conforme entrem e saiam dos lugares.
8. Oslo é, talvez, a capital mais silenciosa que já conheci. Existe uma clara preferência pelos carros eléctricos, o que torna o barulho típico urbano quase inexistente. Além disso, os próprios locais privilegiam a discrição e sossego. A grande maioria caminha sem aparato, de auscultadores, focados no seu mundo. As crianças não gritam, raramente me cruzei com aglomerados de pessoas e mesmo todos os diálogos são feitos em absoluta reserva no tom de voz. Oslo é a cidade ideal para quem gosta da vida urbana mas se vê em aflição com o barulho. Caminhámos por muitas zonas da cidade que estavam desertas, até.
10. Tenham em atenção os horários dos estabelecimentos. Os museus obedecem a um horário quase standardizado — especialmente porque é uma atracção turística — mas as lojas, cafés e restaurantes fecham relativamente cedo (entre as 15h e as 18h). Programem todas as vossas compras para o período da manhã e registem bem as horas dos cafés e restaurantes que querem visitar. Aos domingos, todos os supermercados estão fechados e a maior parte das farmácias. Para adquirirem comida, só visitando uma loja de conveniência.
11. 'Noruega' significa 'caminho para o Norte'.
12. Uma das iguarias mais típicas do país é um queijo chamado brunost. A peculiaridade deste queijo é que sabe a... caramelo. Sim, a caramelo! E confirmo que efectivamente tem esse gosto porque fiz questão de o experimentar. É insólito comer um queijo que tem zero sabor a queijo (como seria de esperar) e tem gosto de doce de leite. É um queijo que só está à venda no próprio país e que não podem deixar de provar!
13. Os noruegueses são um dos povos do mundo que mais gasta dinheiro na aquisição de livros.
14. O sushi de salmão é uma invenção norueguesa, não japonesa.
15. A Noruega foi provavelmente o país mais caro que já visitei. Se têm na mira uma viagem para a Noruega, uma boa poupança é essencial e não é o tipo de destino que eu recomende para irem de trocos muito contados. Os bilhetes são caros — mesmo com os descontos que mais tarde vou referir —, a comida é caríssima — tanto nos supermercados como nos restaurantes, e incluo o
fast-food — e qualquer tipo de
souvenir vai custar-vos uma pequena fortuna.
Tours, alojamento... Noruega é um destino que requer bastante planeamento, incluindo o monetário. Uma breve pesquisa dos preços médios das atracções que querem visitar, dos artigos que querem comprar e de quanto estão dispostos a gastar por refeição e alojamento é o que recomendo para não viverem esta viagem de sabor amargo na boca e na carteira.