"Saíste super tarde da sala, hoje. Aconteceu alguma coisa?", perguntei eu, a olhar para o relógio enquanto o João me cumprimentava, acabado de sair da escola, com uma mochila gigante e pesada às costas e um ar de quem iria adormecer em meia-hora. "Estás a ver aquela menina ali? É a minha namorada.", respondeu-me, a apontar para uma menina a andar de moleta. "Ela torceu o pé no outro dia, por isso eu levo a mochila dela para todo o lado, na escola".
Fiquei derretida com a sua resposta, tão doce. Não havia ali nenhuma entoação de obrigação, queixa ou resignação. Ele levava a mochila dela porque era o certo, o mínimo que ele podia fazer para a ajudar. Quando contei à minha tia, nem quis acreditar.
Tenho muito orgulho neste miúdo. Eu sei que toda a gente diz isso dos seus pequenos petizes da família. Faz parte. Mas eu tenho muito orgulho porque ele é um menino extraordinário. Tem oito anos e uma noção de cavalheirismo, melhor, de companheirismo tremenda. Não há idade certa para percebermos que temos de ser a mão amiga do outro; E por mão amiga eu falo de um desconhecido na rua que precise de ajuda, de um amigo do peito que esteja a necessitar de nós ou da namorada (da escolinha ou da vida) que está de moleta. Quantas pessoas têm esta sensibilidade? Este toque? Quantas pessoas, bem mais velhas que o João, é que despertam das suas bolhas, das suas rotinas, do seu umbigo, para olharem ao seu redor?
Ele tem oito anos e acarta a sua mochila e o troley da namorada. Uma relação que, para nós, não nos diz nada, de tão novinhos que são. Mas que diz muito do seu carácter; tão pequeno, já tem um coração tão grande. É assim mesmo, João.
Tão querido! Vai crescer uma pessoa adorável :)
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Ai que querido!
ResponderEliminarFico mesmo sensibilizada com estes gestos das crianças. Que coisa bonita! É tão bom saber que há crianças mesmo genuínas e bem-educadas :)
ResponderEliminarque amor! x
ResponderEliminarE. ♥ Meet me for Breakfast
Também acabou de adocicar o meu. Que gesto tão querido, ainda mais querido vindo de uma criança! Há crianças que já tem mais sabedoria e um coração maior que muitos adultos.
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry