É com muita emoção que escrevo uma das últimas publicações sobre a Faculdade aqui, no Bobby Pins. Hoje terminei a minha Licenciatura, depois de quatro anos que mudaram completamente a minha forma de ser e estar na vida. Não podia estar mais grata, mais aliviada, mais nostálgica.
Quero simplesmente agradecer. Aos alunos que me convidaram a sentar na esplanada com o pequeno João enquanto eu esperava pela minha vez nas senhas para me inscrever. Nunca mais os vi, mas foram eles os primeiros a deixarem-me confortável nesta casa. Agradecer a Farmácia por me ter apresentado a praxe, independentemente de todas as mudanças e limitações que decorreram nos tempos seguintes. Vocês foram os meus praxantes, foram incríveis, e jamais vos esquecerei. Obrigada JP, por teres sido o melhor Padrinho que podia ter tido, por nunca me teres recusado ajuda, ouvir-me ou aturar-me. Foste grande, independentemente de teres 15 metros.
Obrigada Vanessa, porque és um tesouro que eu levo do nosso curso. Porque começámos desde que eu tinha risco ao lado, cabelo pelos ombros e tu uma franja frondosa e cabelo pelas orelhas. Juntas crescemos muito e partilhámos muitas coisas: as confidências iniciais de uma amizade fresquinha - que já tem quatro anos, amiga, a frescura já lá vai - doritos de sabores intragáveis enquanto estudávamos na cantina da Faculdade, a praxe - desde os momentos de caloiras sujas de farinha às lágrimas que partilhámos no nosso último Enterro do Caloiro juntas -, os medos e anseios, as gargalhadas de as lágrimas caírem e a barriga doer e o companheirismo e lealdade.
Obrigada aos meus queridos Afilhados. A todos eles. Porque me mostraram como é ser Madrinha. Acreditem que, praxe após praxe, de todas as vezes que cada um correu de carta na mão até à minha capa, a surpresa foi genuína. Eu não chumbei a cadeiras e não estive do vosso lado nas aulas, mas fiz tripas coração para dar-vos todos os apontamentos que tinha do meu lado. Eu não bebo até cair, mas faço a festa com vocês. Eu sou a pessoa mais acanhada e tímida do mundo - embora não pareça - mas a minha preocupação em saber que vocês estavam bem, a tirar boas notas e que as coisas corriam sobre rodas era genuína. Vocês podiam não saber onde estava e como estava, mas eu sabia que vocês estavam bem e, se não estivessem, seria a primeira a chegar para saber de tudo. Obrigada por serem tão queridos e eu sei que serão Madrinhas e Padrinho excepcionais. Tive um enorme prazer de ver os primeiros baptismos de capa vossos e... Bom, já sabem, virei a Maria Chorona que vocês tão bem conhecem. Eu vou estar sempre aqui. A ver-vos. A dar-vos na cabeça. A corrigir a forma como vocês apertam a gravata - miserável - e a dar-vos conselhos sobre o que precisarem - da nutrição ou da vida -. Sou como a Kim Possible, a uma chamada de distância. Curtam a festa por mim, que eu já tenho de sair.
Joana, minha Alpista. Obrigada pelo teu mau feitio horroroso. Por seres tão doce por dentro, sem o dizeres a ninguém. Por seres tão boa amiga e por partilharmos juntas - com a Je - este imenso amor pela praxe. Juntas gritámos pela primeira vez o grito de Nutrição e as nossas lágrimas de emoção - junto com a Molina - foram sinceros e promissores de tudo o que estava por vir; foi um prazer ver-te tornares-te Presidente da Comissão de Praxe de Ciências da Nutrição e saber que confiavas nos meus conselhos. Foi divertido a valer. Os nossos Padrinhos estão orgulhosos de nós. E eu estou de ti. Vai à luta.
Obrigada pais. Porque, se não fossem vocês, eu não teria vivido nada disto. Cada vez que eu dizia "Os meus pais patrocinam-me a Faculdade" as pessoas achavam muita piada e riam-se, mas a verdade é que isto foi a minha maior motivação em momentos de preguiça. Não podia ser ingrata quando vocês estavam a proporcionar-me um investimento sem retorno vitalício: a minha educação. Um privilégio. E eu esforcei-me ao máximo por o valorizar. Por cada vez que os meus colegas me chamavam de doida por querer fazer tudo em avaliação contínua e 5 frequências seguidas na mesma semana, eu pensava "O esforço que os meus pais fazem para me pagarem a faculdade todos os meses sem a mínima ponta de atraso ou aborrecimento é muito maior". E a minha maior felicidade é vocês saberem que eu valorizei este patrocínio. Obrigada.
E um obrigada ainda mais geral. Às pessoas que passaram por mim, da faculdade ou pelos tempos de faculdade. Conheci tantas pessoas diferentes, marcantes, que me fizeram rir, aborrecer, aprender, errar, chorar e todas vocês tiveram um dedo especial no meu percurso. Convosco, eu cresci. Obrigada a todas as cadeiras, as fáceis que me fizeram ganhar confiança a cada passo e a querer ser mais e melhor, as difíceis porque me fizeram ver que, às vezes, temos de dar mais do que o 100% e é possível. Obrigada a todos os professores que gostaram de mim e me distribuíram as mais sinceras e amigas palavras e obrigada aqueles que torceram muito o nariz comigo. Obrigada por puxarem por mim por ser mais Inês. Obrigada a esta casa que me acolheu nos dias madrugadores e nos finais de tarde já a puxar noite. Obrigada pelas aulas de laboratório que tive o privilégio de fazer e que muitos amigos e colegas de outros lugares babam-se para os protocolos que pude realizar. Obrigada pelas condições que me proporcionaste. Obrigada por guardares contigo o meu namorado, que com muita timidez me cumprimentou na cantina com um "Olá" animado e um aperto de mão. Obrigada pelos dias de rotina sem novidades nenhumas, mas que agora eu tenho saudades e pelos dias bombásticos onde algo mega maravilhoso aconteceu. A Faculdade foram os melhores anos da minha vida e eu guardá-los-ei, para sempre, no meu coração. Com uma lagriminha e uma vontade enorme de fazer reset e viver tudo outra vez. Em Outubro de 2012 eu estava a almoçar pela primeira vez na minha cantina e pensava que quatro anos eram imenso tempo. Hoje sei que não duram nada. Até sempre.
E que venha a Ordem!