NUTRIÇÃO || Eu não queria estar na pele do leite...

Vejam o vídeo e vão perceber o sentido de o colocar aqui

Pobrezinho, de tão maltratado que está! A Kiara deixou-me uma pergunta no blog sobre toda a escandaleira do leite e eu só me lembrei que há precisamente um ano, a minha turma inteira fazia a mesma questão a todos os professores. A maior parte era unânime e rápida na resposta, mas houve uma professora que se riu e disse "E vocês? Qual é a vossa opinião, futuros nutricionistas?" e nós ficámos a olhar uns para os outros feitos Tarzans a falar com a Jane até ficarmos confortáveis e cada um dizer a sua opinião. Na aula seguinte tínhamos uma catrefada de artigos e estudos sobre a mesa, uma palestra gravada para assistirmos e ainda um trabalho para apresentar. Mas vamos lá então esmiuçar o assunto...


A primeira coisa que vos quero falar sobre o leite é já algo sabido e confirmado, ou seja, tem zero de especulação: o leite não é de longe a maior fonte de cálcio. Nem lá perto. As maiores fontes de cálcio estão reservadas aos legumes. E então surge outra coisa muito comentada, o facto de sermos os únicos mamíferos que bebem leite depois da amamentação. E ainda outra que é a intolerância à lactose. E no fim vemos os velhotes na televisão a beber carradões de leite para terem mais cálcio porque perdem muito. Falha! Há medida que avançam na idade, o vosso problema não vai ser perder cálcio. Vai ser fixá-lo no vosso corpo. Perdemos a capacidade de fixar certos nutrientes no nosso organismo e expulsamo-los com muito mais facilidade.

Agora que estamos todos num patamar mais ou menos geral sobre o que é o leite, falo-vos da minha opinião e experiência; Li artigos sobre benefícios e desvantagens do leite, fizemos trabalhos sobre mil e uma doenças que podiam ser originadas pelo leite e todos os perigos. E a conclusão em todos os artigos que li e todos os trabalhos é que nenhum está comprovado e há sempre uma ponta solta mal explicada. Às vezes é a amostra que escolhem (as pessoas portanto). Por exemplo, no meu trabalho, que era sobre cancros possivelmente derivados do leite, a maioria delas já estava predisposta ou com antecedentes. E isso perde toda a credibilidade do estudo. Por outro lado as pessoas não têm de ser, de todo, obrigadas a consumir leite. Nem hão de ser velhinhas caquécticas por isso!

Então, e como não sou nutricionista, não tenho licenciatura na mão nem na Ordem estou, digo-vos a minha opinião, tendo em conta os resultados DE AGORA que apareceram sobre o leite: não retirava o leite de nenhum plano se a pessoa que tenho à minha frente gosta de o beber. Não há factos comprovados, a pessoa não demonstra desconforto ou enjoo depois de beber leite e até gosta de o comer com cereais/beber um copo antes de ir dormir. Por que vou retirar? Não faz sentido. Esta história relembra-me o tempo em que, há uns anos falavam sobre a Sardinha ser "um bicho do mal, não comam, é perigosíssima.!!" Agora é dos peixes mais aconselhados para comerem. As coisas mudam e as descobertas fazem-se e a ciência avança mas eu como profissional não posso estar a tomar medidas sem antes ter provas de que devo tomá-las. É o mesmo que estar a prender uma criança porque posso ter medo que ela venha a ser um serial killer amanhã porque o pai também era e há estudos de psicologia. Não posso.

E apelo à vossa consciência; Leiam bem as coisas que saem. Vejam a certificação dos sites onde pesquisam. Tenham sentido crítico e analisem ao pormenor os estudos antes de terem opinião. Não gostam de leite? Estão a sentir-se ameaçados? Então, não há problema, o que o leite tem vocês, de alguma forma, conseguem ter através de outros alimentos. Gostam de leite e adoram os bigodes de gato depois daquele copinho maravilhoso? Não se privam então e continuem a ter esse prazer. 

Até eu ver um artigo que me diga, com pés e cabeça, comprovado, creditado e que não seja um protocolo de estudo - que é o que muitas vezes aparece, a teoria do estudo que estão a fazer e como o vão realizar mas sem discussão nem resultados porque o estudo ainda nem foi feito ou sequer terminado - eu vou meter o leite nas minhas Estrelitas. Mas isto sou eu, uma fedelha que para aqui anda a tentar passar às cadeiras enquanto vê Suits. E quando, de facto, aparecer algo que realmente prove que afinal o leite tem mesmo perigo - que pode perfeitamente acontecer - então aí tomarei as medidas, fora deste alarmismo todo. Decidam-se com consciência.

10 comentários

  1. Se formos a ver bem tudo tem os seus prós e contras acho que o importante é haver bom senso!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta tua publicação, Inn, é ótimo ter uma futura nutricionista na blogo! Eu cá também vou continuar a beber o meu leitinho ao pequeno-almoço e ao lanche, não falha! :b
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro leite e foi uma tristeza quando comecei a desenvolver intolerância à lactose. Nos primeiros meses fiquei sem saber o que beber ao pequeno-almoço até que decidi experimentar leite de soja. Não gostava nada (o sabor é bastante semelhante ao de uma banana verde), mas com o tempo que demorei até encontrar leite sem lactose acabei por me habituar ao sabor.

    ResponderEliminar
  4. Enjoo muito facilmente leite. É raro beber. No máximo frio e no verão, quente nem por isso, mas gosto da combinação de leite e chá!

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso da tua publicação! :b Um dia destes vi uma conversa sobre isto no Você na TV, uma daquelas discussões televisivas, e não se chegou a conclusão nenhuma. Mas o que mais gostei foi de uma pessoa ter usado o argumento de "Somos a única espécie que bebe leite toda a vida, e que bebe leite de outras espécies", ao qual outra pessoa respondeu "Também somos a única espécie que vê televisão, que come tofu, e muitas outras coisas, não é por isso que vamos deixar de o fazer" - lá está, um dos muitos argumentos que se usa mas que dá logo para refutar xb

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro leite e bebo-o desde sempre. Mas, curiosamente, só consigo beber leite magro. Nem é uma questão de "dieta". Simplesmente foi um engano da minha mãe (já há uns bons anos) e nunca mais consegui sentir a mais pequena ponta de gordura no leite. Nunca me fez mal e mesmo sabendo que não é uma fonte de cálcio acho que não serei capaz de deixar de bebê-lo!

    Gosto destas tuas publicações! Esclarece sempre bastante dúvidas :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto e a tua opinião sobre o assunto! O meu pai também se farta de dar o exemplo da "sardinha".
    Eu adoro leite! :p

    ResponderEliminar
  8. bebo muito leite e esse assunto tem-me preocupado imenso, mas fico mais descansada, porque por mim bebo leite a qualquer refeição, até ao almoço, se tiver com pressa, bebo uma caneca de leite com bolachas.. aliás, acabei de comer nestum leite para o jantar :p

    ResponderEliminar
  9. Por acaso quando me falaram deste assunto do leite, que tenho inclusive amigos que deixaram de o beber, vi a nova pirâmide dos alimentos feita pela Harvard, que diz que se pode beber leite, mas aconselha a não beber mais de 2 copos por dia. Penso que talvez seja mais por causa do açúcar que é a lactose.
    Gostava de saber também a tua opinião (ou dos teus professores) quantos aos leites de aveia/ soja/ coco, etc.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Fazer este tipo de posts acerca de produtos alimenteres , nutrição em geral, é um maximo! Uma mais valia! Gosto! ;)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.