AMOR || We Accept the Love We Think We Deserve


A primeira vez que li esta frase (em 2012, no livro The Perks of Being a Wallflower) tive uma interpretação da mesma um pouco diferente da que tenho hoje. A frase, por si só, é bastante explícita, sem necessidade de dezenas de entrelinhas mas inicialmente achava que estava ligado ao amor que eu ia querer para mim. Isto é, julguei que eu escolheria a pessoa para me amar que eu achasse que merecia ter.

Mas hoje já não penso da mesma forma. Acho que quando dizem que nós aceitamos o amor que pensamos merecer trata-se de decidir, com base em todos os gestos de amor que damos, quanta dor estamos dispostos a aceitar em proporção à quantidade de amor que vamos receber. É uma balança que avaliamos diariamente. Acho que tem muito mais a ver com o amar acima de todas as desilusões, tristezas e chatices do que propriamente quanto amor eu mereço receber. Não se trata de quanto amor eu mereço receber. Trata-se de quanta dor eu estou disposta a passar tendo em conta a quantidade de amor que posso vir a receber. Da mesma pessoa.

Vamos sempre magoar-nos no amor, é inevitável, mesmo que fiquemos com uma pessoa para sempre (utopia, mas prossigamos). Há coisas que nos moem e nos desiludem. Atitudes que a outra pessoa tem para connosco e que nos vão ferir, coisas chatas de se dizer, dias não. E aí é que está o ponto de reacção:

Quantos dias "não" pensas merecer em comparação com dias "sim"? Quantas lágrimas aceitas deitar em troca de sorrisos?

A verdade é que quando chegam dias mais "não" do que "sim", chegamos ao nosso limite. Não merecemos tanta dor para o amor que damos. E é aí que abrimos mão de um amor que não é o nosso. Porque não o merecemos. Não merecemos chorar mais do que sorrir. 

E é aí que eu penso que a frase é mágica. Porque a vida é tão real que acreditar que a pessoa será perfeita para nós para sempre, é incrivelmente estúpido e aborrecido. Mas aceitarmos passar tempestades por ela e aguentar o barco por só mais um dia de Sol, é um incrível ato de amor altruísta. 

8 comentários

  1. É mesmo... Nunca tinha pensado dessa forma ao ler a frase

    ResponderEliminar
  2. Tu fazes magia com as palavras, querida Inês.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante da interpretação que deste à frase e concordo ;)

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente não interpreto a frase dessa forma. Apesar de também achar que faz todo o sentido amar de acordo com aquilo que conseguimos superar, penso que a frase significa algo diferente. Interpreto-a assim: "se nós nos acharmos uma desgraça e se acharmos que qualquer pessoa será infeliz ao nosso lado, acabamos por afastar qualquer sentimento bonito que poderia eventualmente existir. Por não nos sentirmos merecedores de tal afecto e por não nos acharmos no direito de magoar. As pessoas só nos amam realmente se nós deixarmos. Só se aproximam se permitirmos e a verdade é que só o permitimos se tivermos confiança para acreditar que conseguiremos fazer a outra pessoa feliz". (:

    ResponderEliminar
  5. Continuas a escrever maravilhosamente! É incrível como uma simples frase pode dizer tanto...

    ResponderEliminar
  6. Essa frase ficou gravada em mim desde o filme :)*

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.