FACULDADE || Las 5 Petas


É isso mesmo que vos venho falar hoje: petas de Faculdade. Aquelas coisas que se dizem em todo o lado e são - em 90% dos casos, atenção - uma autêntica mentira. Este post tem como objectivo chamar-vos a atenção e alertar-vos para terem um espírito crítico em relação a esta nova etapa. Cada Faculdade é uma Faculdade e cada curso é um curso e isto não é uma lei da Constituição. Mas estejam atentos quando ouvirem isto e confirmem se será verdade (junto a colegas, professores ou alunos mais velhos). Aqui vão as cinco petas mais famosas:

Se não leres este livro, não passas à cadeira // Têm de ler pelo menos dois destes artigos da bibliografia (de 200 exemplares) para conseguirem fazer esta cadeira
Será mesmo assim? Será que um exemplar de 1000 páginas é a guilhotina entre sobreviveres ou ficares de cabeça cortada? Fica atenta a determinados pormenores; Quem é o autor desse livro? O teu professor? Muitas vezes é isso que acontece e acaba por ser uma auto-promoção. Ou será o mestre dele? Atenta-te a esses pormenores e verifica se não há resumos ou sebentas já com a matéria essencial desses exemplares. Em todo o caso, podes sempre fotocopiar capítulos ou textos que consideres mais úteis. Mas uma coisa é certa: raramente chumbas por não leres a bibliografia de lá. É peta.

Eu vou colocar os powerpoints desta aula no final da semana
Salvo seja um professor que realmente faz isso, é a peta da história das petas. Geralmente o que acontece é nada aparecer no moodle ou plataforma de partilha. E no início até nem te preocupas. Até que chegas a duas semanas antes da frequência e não há um único slide ali. É aí que começam os emails e as perguntas. Cuidado com estes "final da semana". Este é um excelente ponto para reparares logo na primeira semana. Se não colocam logo as coisas - mesmo que digam que sim - começa a passar as coisas todas que vires nas aulas. É preferível estares dependente de ti mesma do que de quando der na gana o professor publicar os materiais. Mas geralmente todos eles demoram a pôr as coisas.

Vou conseguir na mesma ir à aula da manhã 
Disseste tu, depois de um jantar de curso a uma quinta-feira com aulas à sexta de manhã. É peta, mito pessoal. Vais acordar com sono, dor de cabeça e pensar "vale mesmo a pena ir à aula? naaah". Se tiveres algum evento a meio da semana ou com aulas no dia seguinte, pondera que aulas tens no dia seguinte, as faltas permitidas. Não te arrisques a faltar a aulas importantes. Não vale o copo que vais beber.

Um power point muito simples, alunos, nada de especial, não se preocupem muito com isso
ALERTA PETAAA! Quanto apostam que vai ser esse o professor mais atento a toda a estrutura e organização da apresentação? Não se baldem com esses professores e mantenham tudo como fariam numa apresentação normal. Não se esqueçam da bibliografia a rodapé no final de cada slide (a pequenino), metam paginação nos slides - eles adoram - e façam uma estrutura clean e perceptível. Quando eles dizem para estarem à vontade é quando mais desconfiados e preparados devem vir. Quando a esmola é grande, o pobre desconfia.

Só podes trajar se fores à praxe
Isso é completamente peta, esta nem há discussão. A única diferença é na altura em que trajas. Se fores à praxe trajas na altura do enterro, traçar de capa e nos anos seguintes. Se não fores à praxe trajas no teu ano de Finalista, pela Universidade. Trajar, trajas sempre. Se vale a pena comprares um traje de 100 euros só para duas cerimónias de Finalista, é a teu critério. Mas quem te diz que não trajas se não fizeres praxe está a rir-se por dentro.


Estas são as petas que mais me lembro. Lembram-se de mais? Digam-mas aqui por comentário! Deixem também em comentário se estas petas se aplicam ao vosso curso/faculdade

18 comentários

  1. A última é algo que se ouve muito! Comprei traje, e não vou à praxe... foi dinheiro mal gasto? Que seja, o dinheiro é meu, trabalhei para o ganhar e gastei onde achei que era certo gastar. Já utilizei uma vez, durante o meu ano de caloira, na altura em que ocorreu a queda do muro em Braga e toda a academia estava de luto. Tenciono utilizar também nas serenatas e tudo isso. Não vou usar um ano inteiro como aqueles que vão praxar, mas faço uso do traje na mesma! :b

    ResponderEliminar
  2. Nem toda a gente paga o traje com o próprio dinheiro, aliás, normalmente os familiares gostam de contribuir nessas coisas. Eu, por exemplo, se não tivesse andado na praxe de certeza que não ia pedir esse dinheiro à minha família por um traje. Mesmo que o dinheiro fosse meu, não ia queimar 100 euros para usar 3 vezes. Mas estou a falar na minha perspectiva de vida, há quem não concorde. E as Serenatas são Académicas, não pertencem à Universidade enquanto instituição, há quem não olhe com bons olhos o pessoal trajar nessa altura.

    ResponderEliminar
  3. uma boa é "vamos só beber um café" e essa é a melhor

    ResponderEliminar
  4. Verdade! Temos de ser firmes no que queremos e definir prioridades. Não se consegue fazer tudo, tem de haver sempre alguma coisa que fica para trás.

    ResponderEliminar
  5. Ótimo post! Tens mesmo razão Inn! XD *

    ResponderEliminar
  6. Eu sou completamente ignorante nesta fase!Já ouvi de tudo acerca dos professores por isso, Inês, pergunto-te: os professores são mesmo altos bo** e não querem saber de ti e se não perceberes azar, ou ainda há uma alma que até é compreensiva? É que nesse aspecto estou um tanto assutada... :/

    ResponderEliminar
  7. A última é a mais batida, e Eu Só tive um ano na faculdade!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma peta: "Já corrigiu a frequência professor?"
    "Não, mas está quase. Daqui a duas aulas trago".
    Tá quieto xD Um mês que passe e as frequências por chegar xD
    Mas tens toda a razão xD A primeira é a mais batida no meu curso xD

    ResponderEliminar
  9. Elsa, não consigo abrir o teu blogue...
    É assim, os professores deixam de vos levar ao colo. Se faltas, o problema é teu, se não trazes nada preparado para as aulas o problema também é teu. Deixam de nos "perseguir" à procura de justificações ou de assumir responsabilidades por nós. Agora somos nós os responsáveis pelo nosso futuro e é aí que vais notar diferença. Poucos sabem o teu nome (então nas públicas isso é mais evidente) e nem querem saber, és um número e mais um teste para corrigir. Eles vão chegar lá e dar a aula - uns mais competentes que outros - e se assistires, muito bem, se passarem, bestial, senão, não é culpa deles.
    São mais despreocupados com os alunos mas não significa que sejam maus profissionais. Como em toda a tua vida de escola vais ter professores medíocres, horríveis, sem jeito nenhum e vais ter professores que te inspiram, que são fantásticos e bem humorados. Mas nenhum limpa asneiras ou tem misericórdia. Isso é um facto.

    ResponderEliminar
  10. Felizmente, não apanhei professores que não facultavam o material! E sim, do traje ainda posso ajudar na festa ao dizer que Até existem pessoas a trajar no enterro, que não foram praxadas. Muito bom, este Post!

    ResponderEliminar
  11. O "ritual" de trajar na minha escola não tem nada a ver com o de Lisboa... nada mesmo. Nós somos baptizados em Outubro e só trajamos em Maio. Mas só a partir da segunda matrícula é que podemos andar de capa ao ombro, até lá temos que andar sempre de capa traçada.
    Mesmo que não participemos nas praxes, desde que sejamos baptizados (ou não... o meu curso é muito alternativo e há quem salte as regras) podemos trajar.

    (Um à parte... que inveja que tenho, o meu traje custou 250€ e chegaram-me a pedir 300 e tal numa loja T_T)

    ResponderEliminar
  12. Its a fact!

    http://owlonmarsz.blogspot.pt/2014/09/desafio-69-perguntas.html

    ResponderEliminar
  13. Confirmo todas as petas! A primeira então, ui... Dão-nos uma lista de bibliografia enorme mas na verdade mais vale estudar menos coisas e sabê-las bem. Se nos perdermos com tanto material de estudo, a coisa não corre bem!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Todas essas petas: Check. Mesmo no curso de Línguas isso acontece sempre.
    Outras petas que agora estou a ver são: Os professores dizerem que passado 2 semanas entregam os testes (MENTIRA!!!). Entregam talvez 1 mês depois e com muitas sorte (Felizmente tive uma professora excelente que entregou 1x um teste passado 1 semana! A outra peta é dizerem a VOCÊS PRÓPRIOS que nunca irão adormecer numa aula! Eu dizia isso mas só na 1ª semana é que não dormi em lado nenhum, a partir daí adormecia, pelo menos, a uma aula por semana

    ResponderEliminar
  15. Essa de "mandarem" os ppts ja me acontecia no 11º...

    ResponderEliminar
  16. Ai este post está muito bom. Dava-me jeito ter lido algumas destas petas quando entrei para a faculdade. Mas deixa lá que rapidamente aprendi, ahah.

    Estive a tentar ver se me lembrava de mais alguma peta mas tu conseguiste reunir aqui as mais importantes!! :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.