MUNDO || A perda de valores


Há algo que tenho dito há algum tempo que me preocupa nesta nova Era; Eu nem digo "geração" porque a verdade é que há muita gente da minha idade e alguns mais velhos com este problema também: a falta de valores.

Para mim, alguém sem valores é, de facto e como próprio nome indica, alguém sem o mínimo de valor para mim. E é o que se tem verificado, não nestas últimas semanas com todos os conflitos mas há anos. Não é de agora. A falta de educação, do respeito pelo outro, do valorizar de opiniões sempre esteve muito demarcado. 

Mas é de arrepiar quando começamos a ver o valor da vida a ser tratado de forma vulgar. Agressões violentas gratuitas feitas ao mínimo conflito e rixa é um motivo para questionar a humanidade da própria Humanidade. A partir do momento em que o direito à vida (decretado por lei! Sim, decretado pela nossa Constituição que todo o ser humano tem direito à vida!) é tratado como um video-jogo onde podemos disparar, esfaquear, esmurrar e açoitar qualquer pessoa que se oponha às nossas ideias, meus caros... é aqui que me começo a preocupar de verdade.

Este problema não é de geração. Não é os "miúdos de agora". Não é "estas pitas que agora arranjam confusão". Isto é um problema de Era, cuja educação é atirada aos professores como se tivessem os professores o dever de educar os filhos dos outros, é um problema de respeito e é, mesmo, um problema de valores morais. Num mundo de acessibilidades, liberalismo e comodidades, três grandes gigantes que existem para tornar o mundo mais aberto e pacífico, chegam o egoísmo, a falta de humildade e a violência. Ninguém tem o direito de brincar com a vida dos outros como se fosse um peão. E a partir do momento em que já se brinca com o valor da vida, que outro valor pode falar mais alto para educar pessoas que já deviam ter sido educadas há um bom par de anos atrás?

6 comentários

  1. R: A que eu vou não é propriamente das melhores bibliotecas que conheço, mas não custa tentar.

    ResponderEliminar
  2. Ora ai está uma grande verdade, Inês. Tomara que mais pessoas pensassem assim e que a sua diferença cultural não fosse tão grande e tornasse tão difícil compreender algo tão básico quanto isto.

    ResponderEliminar
  3. Já a avó do meu namorado disse "As pessoas esqueceram-se do ser e só pensam no ter"

    ResponderEliminar
  4. Aceitei o desafio/prémio Liebster Award que me propuseram, foste uma das minhas nomeadas, fico à espera que aceites também :)

    ResponderEliminar
  5. Muito bem dito!
    Partilho da mesma opinião!

    ResponderEliminar
  6. Concordo!! Não podias ter falado melhor... infelizmente...

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.