sábado, 31 de maio de 2014

MÚSICA || Saturday Morning


Não só gosto da música como acho um piadão à miúda a dançar! Vale a pena ver até ao fim, fazem um retrato da depressão através da dança.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

dan-dan-dan-daaaaan!


A pouco mais de um mês de os ver ao vivo, tenho a dizer-vos que deliro com o início deste concerto e espero que façam um igual no Optimus.

Eu vou estar na primeira fila a namoriscar o Alex, vêm comigo? :)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

BOM GARFO || Café Saudade

 SINTRA

Há duas coisas que aprecio muito nos meus amigos: a primeira é terem a capacidade de facilmente captarem os meus gostos e saberem se vou ou não gostar de determinadas coisas; A segunda é a capacidade que têm de me abstrair quando estou em baixo.
Hoje foi um dia que, sem eles, teria sido um pesadelo. Um teste cheio de injustiças onde vou chumbar (não porque não estudei mas porque fizeram perguntas das quais nem sequer deram nem em aulas nem em materiais, e eu não sou adivinha nem pouco tenho cara de Professor Mamadu, O Vidente) e fui para a cantina de lágrimas nos olhos de tamanha raiva, comum a todos.
É aí que entram os meus amigos. Ela pegou no carro e disse "Não vale a pena estarmos a deprimir por algo que já está feito, vamos a Sintra, quero mostrar-te um café que vai A-MAR!". E assim fomos, com Adele no volume máximo rumo a Sintra que, com este tempo tão Londrino, ficava ainda mais especial.

O café de que vos quero falar chama-se Saudade e não podia ter um nome mais adorável e belo. É, como ela me tinha prometido, um café feito para mim. Não é um café de mesas e cadeiras replicadas em mitoses continuas por toda a sala, tudo igual e impessoal, não. Era uma espécie de chalet com sofás - todos de diferentes formas, feitios e tamanhos - mesas de madeira com média luz, almofadas e andorinhas de loiça penduradas pela parede, pratos artesanais pendurados e janelas antigas com uma vista incrível que se via através das gotas de chuva. Resumindo: não era um café, é uma casa onde sabe bem estar.

Afogámos as tristezas numa caneca de chá gigante, travesseiros doces e quentinhos e torradas fumegantes enquanto conversámos sobre tudo e sobre nada, encolhidas nos sofás como se estivéssemos em casa. E soube tão bem.

É um lugar onde quero, certamente voltar porque vale tudo. Os preços são bastantes acessíveis e os travesseiros tinha uma qualidade Piriquita (algo que achei que fosse impossível, mas sim, têm). É um lugar que vale a pena visitar a qualquer altura e que devia estar na vossa lista de "must visit". Vão por mim, é como se estivessem a regressar a casa!

______________________________
Av. Dr. Miguel Bombarda, nº6, 2710-590
Sintra
Contacto: 212 428 804

terça-feira, 27 de maio de 2014

Faculdade || Do que sinto falta do Secundário


Lembro-me de a meio do meu 12º ano ter feito uma publicação no Teorema sobre o meu imenso desejo de partir para a nova etapa académica. O desejo da Faculdade. Do quão farta eu estava das mesmas ruas, das mesmas pessoas que sabiam tudo sobre todos, dos mesmos professores que já nos conheciam e nem acreditavam em qualquer progresso, processavam as notas e "enlatavam" na classificação dos testes. Lembro-me perfeitamente da minha vontade de mudar, de conhecer um novo espaço, uma nova rotina e novas pessoas. Eu sempre fui uma pessoa que sabe aproveitar as partes boas da mudança.

No entanto, e quem me conhece, sabe que todos os dias desejo voltar para o Secundário e essa vida regalada. Não é que queira regredir, talvez se pudesse, de facto, largar a Faculdade e voltar ao Secundário, não o fazia, mas tinha aproveitado de outra forma. Oh, se tinha.

Tenho saudades de poder ter tempo. É quase inevitável quando vocês, estudantes de Secundário, me dizem que não têm tempo. Eu também dizia, mas se soubesse, tinha dado um estalo a mim própria e batido na boca 10 vezes. Não sabia o que dizia, não sabia. Professores que realmente se preocupavam com as notas e com os alunos, que explicavam, ter manuais e ter tempo. Oh, nós tínhamos tanto tempo...

Tenho saudades de ter sempre um livro comigo. Toda a gente sabia que tinha um livro comigo e lia sentada no corredor, na esplanada, nas aulas (às escondidas). Eu lia sempre que podia e porque podia. Hoje os meus minutos são ocupados a rever matéria e protocolos que devia ter visto no dia anterior mas que foi preenchido com trabalhos anunciados em cima da hora. Eu leio nas férias, quando as tenho.

Tenho saudades das férias do Natal e da Páscoa, em que havia ali um descanso com a família tão bom, aprazível e que dava para estar com amigos, descansar a cabeça e curtir um pouco a vida. 
Tenho saudades do café em frente à escola que tinha tantas gordices deliciosas e que não custavam os olhos da cara. Tenho saudades de estar lá a falar com o pessoal antes de ir para o treino. E tenho saudades das fotocópias a quatro cêntimos, das águas a dez cêntimos e não a um euro e dez.

Tenho saudades de quando os testes reflectiam o meu estudo. E as perguntas reflectiam a matéria, nada de coisas inventadas. Dos meus dois professores preferidos que já me safaram de tantas, tantas, taaantas cadeiras e nem têm noção. Acho que, sem eles, não teria o número de cadeiras feitas que tenho agora.

Tenho saudades das auxiliares chatas que nos faziam alguns favores secretos quando as elogiávamos hiperbolicamente. De quando o pavilhão do treino ficava a cinco minutos da escola e não a uma hora de autocarro. De ir para a última aula equipada e de os meus professores me desejarem à saída "Bom jogo!". De me perguntarem na Segunda-Feira de manhã se tínhamos ganho.

Tenho saudades de quando a última semana de aulas era pacata e tranquila, e não uma semana com avaliações diárias de professores que se lembraram que deviam, se calhar, arranjar notas para nos avaliar.
Tenho saudades das horas de almoço nas bancadas da escola a sentir o sol e a lanzeira nos olhos. Agora são passados a tentar conspirar o que será que o professor vai perguntar na avaliação oral. De quando os trabalhos se faziam num fim-de-semana e não em um mês e meio (e mesmo assim faltavam coisas).

Saudades de escolha múltipla que não desconta ou de perguntas selectivas que te fazem chumbar automaticamente se não responderes/acertares. Saudades de poder fazer sextas, estudar, treinar e estar com quem quero.

Eu tenho saudades de ter vida. É óbvio e inegável que continuo a sair na Faculdade e que já vivi muitas coisas que no Secundário não poderia ou não faria sentido viver. Estou a viver o meu tempo, os melhores anos da minha vida e sei que terei saudades da Faculdade no futuro, tenho mais noção disso do que no Secundário, onde achava que não teria saudades nenhumas, ou mínimas vá. Mas o equilíbrio é tão ténue que, por muito que as minhas saídas sejam as mais fantásticas, são também as mais raras. Para uma gota de socialismo eu tenho uma onda gigante de pressão e trabalhos aos quais eu não posso e não me permito falhar. E essa conta e medida não estava assim na minha vida de Secundário.

É disso que tenho saudades: do equilíbrio. Havia um equilíbrio estudantil no secundário que fazia com que as coisas fossem possíveis. Na Universidade eu não posso dizer que isso exista. O que eu posso dizer é que há quem sucumbe e quem tenta achar nesta falha um equilíbrio pessoal, algo que faça rasteira às intenções do Ensino Superior e consiga dar a volta. Tenho tentado ser bem sucedida nisto mas, oh.

Aproveitem. Mesmo que me digam que estão a aproveitar, façam melhor. Vão por mim porque, quando dizem que estão a aproveitar, ainda não aproveitaram nada.
Quando dizem que estão a estudar ainda não estudaram nada e quando dizem que não têm tempo é porque, definitivamente, ainda não sentiram este sabor de rotina.

Aproveitem. Façam-no por mim, a parva que não aproveitou como devia ter aproveitado (mas achou que sim).

Das coisas que aprendo em Fisiologia II


04:30h - Hora em que tens a temperatura corporal mais baixa
08:30h - Hora em que os teus movimentos são mais lentos
10:00h - Hora em que estás mais alerta
14:30h - Hora em que tens melhor coordenação
15:30h - Hora em que tens uma maior velocidade de reacção
17:00h - Hora de melhor performance cardíaca e muscular
18:30h - Hora em que tens a pressão arterial mais elevada
19:00h - Hora em que tens a temperatura corporal mais elevada

É óbvio que estes valores têm um ligeiro intervalo de acordo de pessoa para pessoa e com os seus estilos de vida, no entanto, não vai divergir muito destes dados. A conclusão destas horas é a relação dos ciclos e ritmos humanos, que envolvem hormonas, pressão arterial, fases de sono, temperatura humana e até o ciclo menstrual (no caso das mulheres). Eu achei isto super curioso!

Fotografia fonte

domingo, 25 de maio de 2014

BLOGOSFERA || Da Old School


No jantar de aniversário a que fui encontrei, numa mesa mais distante uma blogger. Foi um olhar repentino mas, assim que a vi, confirmei. Mas não é uma blogger actual (a não ser que eu desconheça de um novo blogue que ela possua), era uma blogger da velha guarda, old school, já de há alguns anos. Julgo que, de todos os seguidores que tenho agora, só uma deve saber quem ela é, por ser tão antiga quanto eu.

Claramente ela não me reconheceu porque, no tempo do blogue dela eu era 100% anónima e ela nem deve sonhar que era eu. Talvez se tivesse dito Inn Gray ela iria logo saber mas, assim pela minha cara, nunca iria adivinhar. E eu só sabia quem ela era porque o seu blogue não era anónimo. Por esse mesmo entrave e porque ela estava acompanhada da família - que desconheço se eles sabiam da sua vida blogger ou não - eu contive-me de lhe dizer o que quer que seja, especialmente porque não era uma blogger com quem eu tivesse comunicação diária ou uma espécie de afinidade especial.

Nunca me tinha acontecido ver uma blogger. O contrário, verem-me, sim mas nunca tinha visto. Foi bastante estranho e, ao mesmo tempo, natural, familiar, como se a visse todos os dias. Eu não me lembro de nenhum texto em particular que ela tinha escrito - como disse, não tinha grande afinidade - mas eu não me esqueço de ninguém que eu sigo, por mais que mudem de blogue, eu tenho sempre uma vaga ideia de quem é essa pessoa e a cara dela era inconfundível. Ela seguia os blogues que eu seguia e estava no círculo onde eu estava. E deu-me uma enorme vontade de puxar a cadeira e perguntar-lhe do paradeiro das minhas bloggers favoritas, a desaparecida rapariga que era a minha favorita no planeta e que a-do-ra-va que ela tivesse o blogue aberto (mesmo que inactivo) para reler os seus textos.

É estranho como vamos crescendo mas conhecemo-nos. Ver-nos num contexto real. Ela é tal e qual como se apresentava. Depois com o desenvolver do jantar eu acabei por "esquecê-la" e só me voltei a lembrar de a ver quando abri o blogger hoje. 

Isto faz-me pensar com quantas bloggers eu já me cruzei sem fazer ideia de que eram elas. Ela claramente não fazia ideia de que estava no mesmo espaço que eu, apesar de eu saber que ela sabia e lembra-se do meu blogue (Teorema) mas eu fazia. E também me faz pensar nas pessoas que já me viram ou reconheceram mas nunca me disseram nada e eu permaneci na ignorância.

Vida de blogger é assim. Independentemente espero que ela esteja feliz, recordo-me de os seus posts não serem particularmente eufóricos ou alegres.

Sempre pela rapariga de fita no cabelo. Sempre.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Desafio do papel


Vi este post da A e fiquei rendida, acho que ia ter adorado fazer isto na minha turma, na altura, por isso transportei o desafio para aqui!
De forma resumida, o desafio é este: se eu tivesse um papel nas minhas costas onde tivessem de escrever uma característica ou qualidade que vocês acreditam que eu tenho, o que escreveriam?

terça-feira, 20 de maio de 2014

MÚSICA || Coldplay - Ghost Stories


Contam com um novo registo, com músicas muito mais contrastantes com as do álbum anterior que foram tão caracterizadas por serem muito coloridas, muito alegres. Este tem um toque mais melancólico. Confesso que, por ter ouvido os concertos que eles têm dado ao vivo, julgava que as músicas que ainda não tinham sido lançadas iriam ser muito ao estilo Old Coldplay, mas tenho de admitir que não, salvo uma ou duas.

Apesar disso não estou nem um pouco desiludida. Há quem goste que as bandas se mantenham no registo que nós estamos habituados, outros que apoiam que a banda explore. Eu acho que vale a pena quando a banda não perde a essência das letras e da música. E eu continuo a encontrar a voz do Chris como se ele estivesse a cantar ao meu lado, nasalada, como se estivesse um bocadinho constipado mas continuasse a cantar. E continuo a achar que as letras reflectem tudo o que penso, como se ele lesse o meu coração de uma ponta à outra portanto, acho que não é nada má esta exploração musical. Se estão mais comerciais ou menos comerciais é algo que realmente não interessa para mim. É o tipo de discussão que não faz sentido debater, na minha opinião. Enquanto o meu coração aumentar a frequência cardíaca a cada nova música, eu vou estar aqui para eles.

Só há uma coisa de que sinto saudades e espero que no próximo álbum tragam: as guitarradas. Se pegarem num cd antigo dos Coldplay sabem que, independentemente da música, havia sempre um momento de partir tudo, de guitarra, daqueles que dava vontade de pegar em todas as jarras da sala e atirá-las em slow motion à parede. E isso eu sinto que se perdeu nos últimos dois álbuns. Guy? Johnny Boy? Podem trazer de volta? Grateful. 

Deixo-vos a minha faixa favorita do álbum:


segunda-feira, 19 de maio de 2014

DESPORTO || Rexona Corre Por Mais


Se me conhecessem no dia-a-dia teriam feito o que 20 dos meus amigos fizeram quando viram o anúncio da Rexona: Mandar-mo. Não há ano que passe sem que eu fale do quão injusta é a atenção desportiva neste país. Há o futebol e depois há os outros, nada mais simples. E, para piorar, debaixo da "cadeia alimentar" estão os atletas com dificuldades.

São esses mesmo que eu mais admiro. Quando caio no basquet, quando parto os dedos da mão. Quando fico aflita. Eu penso logo que estou em pânico com algo que muitos fazem sem ter ou sem poder ter. Então eu não devia ser mariquinhas e devia honrar quem o faz. Normalmente é este o meu teaser e devo a todos os heróis que não têm desculpas. Os Desculpas Há Muitas não conta só nas fotos do Instagram. Conta no desporto e na vida e nada nos devia parar.

Por isso mesmo estou decidida a participar no "Rexona Corre Por Mais", uma parceria da Rexona e da Associação Jorge Pina cujo o objectivo é, por cada km percorrido num dos seus ginásios aderentes a Rexona doará um euro para a criação da 1ª Escola Nacional de Atletismo Adaptado. E vocês nem imaginam o quão importante é a criação desde lugar. Um apoio, um espaço. Os acessos e a manutenção da escola para o futuro já estão assegurados e a nossa contribuição é, em grande suma, para o erguer da Escola.

A tua inscrição pode ser feita até 1 de Junho no site da Rexona e há 29 ginásios associados da Holmes Place e Solica. A inscrição é gratuita.

E agora vocês dizem: oh, 1km-1euro, isso vai demorar ANOS até lá chegarmos. O importante não é pensar no dinheiro mas sim na contribuição. No que estamos a fazer para mudar e a apoiar estes atletas que são tão tão tão mais gigantes.

Eu corro por gosto e eu não canso. E quando é por uma causa como estas eu só paro quando as pernas forem ao tapete. Ninguém me vai parar.

MÚSICA || 90 Discos Pedidos

Esta edição dos 90 Discos Pedidos vai ser inteiramente dedicada às músicas em que não fazíamos ideia de como se dizia a letra. Em grande parte porque ninguém sabia o que raio era a letra, mas todos cantávamos no tom.
Façam este exercício: relembrem os vossos amigos destas músicas e peçam-lhes para eles escreverem a letra como acham que se diz. Cada um escreve a sua e depois comparam e riem-se. Daqui só sairão dois resultados possíveis:
1) Um gatafunho de palavras
2) A ementa do próximo restaurante chinês a abrir

Fora isso, tenho a certeza de que saberão na perfeição as músicas deste post! E, admitam: já todos fizemos um figurão a dançar estas músicas!






domingo, 18 de maio de 2014

Aconteceu tanta...


... Mas tanta coisa esta SAL, que nem imaginam. Histórias daquelas que guardas para sempre. Sabem aqueles episódios nas séries em que vais com o teu grupo de amigos fazer uma coisa, ou seja, têm um objectivo, e acabam por fazer um milhão de outras coisas diferentes pelo caminho com ainda mais piada?

Foi mais ou menos isso. Vou guardar estes dias para sempre de tanta memória que preserva...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

MÚSICA || 90 discos pedidos

Há uns dias estávamos a conversar em grupo do quanto a música foi importante na nossa infância. Pouco ou nada havia cd's de Xanas Toc Toc nem Avô's cantigas com vozes irritantes. Quanto muito, havia os Patinhos. Mas seria isso que nós queríamos passar nas nossas mini-parties de 8 anos? Claro que não. O que queríamos era música à séria! E a partir daí surgiu uma mega discussão das músicas que marcaram esta década entre 1990-2000 com pesquisa de música e a descoberta de que ainda sabíamos 90% das letras! Achei tão delicioso rever estas músicas que decidi vivê-las aqui com vocês também! Sempre que puder vou colocando aqui músicas das quais tenho a certeza de que passaram pelo menos uma vez numa festinha de aniversário vossa ou dos vossos amigos! Espero que se relacionem e, se tiverem alguma memória ou história relacionada com a música, não deixem de partilhar! Reviver as músicas é isto mesmo!!!

Não se esqueçam de deixar nos comentários alguma música que gostariam que vissem publicada nesta rubrica! Vou tomar em conta todos os "discos pedidos"! 





Espero que tenham gostado de rever estas duas músicas! Que me dizem? Querem mais? :D

domingo, 11 de maio de 2014

BLOGOSFERA || "Para mim és um exemplo a seguir :)"


...disse-me a Mérida. E este comentário ficou-me gravado não só no coração mas também na alma. É uma sensação de orgulho para mim conseguir estabelecer esta conexão com vocês, mesmo nunca tendo apertado a vossa mão ou ter mexido no vosso cabelo ou até mesmo sem nunca terem ouvido a minha voz (isso podem agradecer). 

É uma grande honra para mim saber que posso preencher um pouco o vosso dia com as minhas palavras, ou fazer-vos rir, pensar em algo, discutir sobre algum assunto. Gostaria de vos ver na rua e agradecer sempre por me acompanharem. De vos dar um abraço por estarem do outro lado a fazer-me sorrir, chorar, corar e orgulhar do que faço. Às vezes sinto que não sou a melhor blogger e este tipo de miminhos faz-me sentir que afinal há um rumo que posso seguir!

Para mim vocês são todos um exemplo a seguir. E mais do que tudo, sou grata por vos ter. Pois sem vocês eu era só mais uma miúda do contra a refilar com a minha vida. E isso não teria tanta piada. Um dia irei ver-vos a todas e a todos e irei pessoalmente agradecer-vos por lerem o Bob.

AMOR || Comiam?


De uma forma curta e directa, é isto que eu penso quando me dizem "Nem todos os homens vão magoar-te, só tens de saber conhecê-los e saber escolher":

Se eu tivesse um prato de bolachas e vos dissesse que algumas bolachas têm laxantes e uma delas tem cianeto e as outras são boas mas não são todas iguais só tens de saber escolher, vocês arriscavam tirar uma bolacha, entender o seu sabor e decidir comê-la?

Não, pois não? Então eu não tenho de saber se as bolachas são fucking laxantes ou têm veneno ou são boas. O mínimo da sociedade é haver bolachas decentes. E eu não tenho de provar nada para saber se me vou magoar ou não. Está inerente a cada pessoa saber que bolacha quer ser e ter na sua vida. Ponto final.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

FACULDADE || Fisiologia, a prima da matemática


Hoje a minha professora estava a dizer que uma das cadeiras com mais insucesso no Ensino Superior é Fisiologia. Ela justificou da seguinte forma: "Fisiologia é a matemática das ciências da saúde. Vocês podem querer decorar 40 páginas de matéria mas, se não perceberem e apenas marrarem, não compreenderão quanto tempo teriam poupado e quanta matéria iria ficar na vossa memória se entendessem as coisas que estão a ler. E como cadeiras que puxam pela lógica e pela compreensão e não pela matéria colada ao cérebro e queimanço de pestanas, são logo eliminadas pelo pessoal, Fisiologia vai sempre por esse caminho. E enquanto não a compreenderem, nunca vão ser bem sucedidos com ela. Tal como a matemática."

Na Fisiologia I tive uma nota estrondosa, na segunda fui-me completamente abaixo (mais pelo cansaço e porque tinha tido um esgotamento dois dias antes do que por outra coisa). E agora, na Fisiologia II sinto essa nota a chicotear-me as costas e a dizer-me "é possível que possas tirar isso, a outra nota não significa nada".

Ao contrário do Benfica, eu tenho fantasmas na Fisiologia, e já fiz um teste brilhante e outro péssimo. Estou com medo de amanhã, confesso. Uns dias sinto que o meu cérebro consegue chegar às conclusões mais brilhantes, noutros sinto que sou a maior acéfala deste planeta e do outro e que, quando vir o teste, vou parecer um boi a olhar para um palácio. Gostava de ser mais consistente no meu QI.

terça-feira, 6 de maio de 2014

MÚSICA || BBC Radio Live Lounge


Sou um público difícil para covers, especialmente quando falamos das minhas bandas favoritas. É difícil achar que um cover supera o original, no entanto, gosto de ouvir novas versões e arranjos da mesma música. Por vezes, uma nova voz ou interpretação podem tirar das cinzas uma música antiga como se fosse uma fénix. 

No que toca a covers e a música ao vivo, não hesito em escolher a BBC Radio Live Lounge. Faz parte do canal de youtube BBC Radio 1, onde escolhem artistas que todos nós conhecemos e estamos a habituados a um certo registo musical e os colocam a cantar covers completamente diferentes do seu reportório. Acho isso genial porque garante, definitivamente, um arranjo diferente à música, uma cunha pessoal do cantor ou da banda, e isso dá uma certa magia aos covers. Arctic Monkeys a cantar Drake? Aloe Blacc a cantar Coldplay? London Grammar a cantar Miley Cyrus? São registos completamente distintos e que, mesmo assim, resultam (uns melhores do que os outros).

Gosto deste canal por todas estas razões e pela qualidade musical, pela naturalidade na voz dos artistas, sem auto-tunes e porque, por vezes, descubro covers que me fazem andar aos pulinhos pela casa e dos quais não descanso enquanto não o tiver no meu mp3. Espreitem, encontrem os vossos artistas favoritos e deliciem-se com a criatividade!

domingo, 4 de maio de 2014

FAMÍLIA || Mãe, hoje é dia de seres feliz


Quando era pequenina, corria para a minha mãe e abraçava-a. Depois dizia-lhe, na minha voz de pato Donald "Estou cheia de cola e colei-me a ti. Agora ficaremos unidas para sempre e vais ter de ir trabalhar e comprar coisas comigo. Nunca nos iremos separar". Era uma 'partida' que eu adorava fazer e hoje lembrámo-nos as duas disso às gargalhadas enquanto comíamos gelado. E então eu hoje, passados muitos anos, voltei a fazer-lhe isso. E ela derreteu-se.

Feliz dia, mãe. Se um dia for pelo menos um terço do que és, dar-me-ei por satisfeita.

P.S.: Avó, um grande, grande beijinho para si também. Avó é mãe com doce, diz-se por aí. Estão certos!!

sábado, 3 de maio de 2014

Pela fisiologia, Stay Awake


Hoje o meu dia vai ser passado na minha varanda, a estudar fisiologia cardiovascular, respiratória e renal enquanto oiço London Grammar no volume máximo.

Se ainda não ouviram esta banda, não sei o que estão a fazer com as vossas vidinhas. O disco deles foi gravado em Portugal apesar de serem uma banda estrangeira e, quando eles decidirem meter cá o pé para fazer um concerto, eu definitivamente estarei lá!