terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

EVENTOS || As Obras Completas de William Shakespeare em 97 min.


Shakespeare é pai de 37 obras, entre elas comédias e dramas. Mas, se formos muito honestos, não conhecemos nem 10. Muito menos acharíamos possível uma peça de teatro que representasse as 37 obras em cerca de 90 minutos. E mais! Que nos fizesse querer ir ver!

É isso que a companhia encenada por Juvenal Garcês se propôs a fazer: uma peça de teatro que aborde todas as 37 obras de uma forma absolutamente original, divertida, que puxa pelo público e que nos impede de tirar o sorriso da cara, depois de tantas gargalhadas. Esta peça está em cena desde 1996 e é uma das peças com mais sucesso em Portugal, contando já com 300 mil espectadores. 

Com apenas 3 actores (que facilmente iriam identificar, são relativamente conhecidos) numa transição alucinante de fatos e perucas e personagens, as obras vão-se passando e cruzando, sempre com um humor irresistível e muito actual! Desde a representação na forma de rap, cortes na representação para explicar pormenores muito humorísticos, representar uma das obras na forma de uma partida de um jogo de futebol, Hamlet do início ao fim e do fim para o início (sim, eles representam Hamlet de trás para a frente, inclusive as falas) há um pouco de tudo e as gargalhadas são mesmo garantidas. A peça ainda conta com muita participação do público, com os actores a interagirem connosco, fazendo-nos perguntas ou piadas, chamadas ao palco e até gritaria!

As Obras Completas de William Shakespeare em 97 min. estão no Teatro Tivoli todas as segundas-feiras às nove e meia e o preço dos bilhetes obviamente vai variar do lugar onde querem assistir, mas o mais barato é oito euros, o mais caro 15. Uma viagem alucinante pelo universo de Shakespeare que recomendo vivamente!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

APP || CocoPPa


O CocoPPa é uma app que exibe uma série de ícones para todos os gostos e que podem utilizar para mudar e tornar a página do vosso telemóvel mais apelativa. Tem também alguns backgrounds que podem baixar, se o desejarem. A aplicação está dividida por popularidade ou novidade, mas também podem ser vocês a pesquisar o que querem encontrar mais especificamente. 
Sou muito sincera quando digo que há lá ícones muito, muito foleiros ou demasiado pinky para mim, mas também já encontrei muitos outros que eram totalmente a minha cara e que adorei! Há, definitivamente, ícones para todos os gostos e feitios desde fantasmas de óculos de sol, canecas do Starbucks, Minions, corações, ícones transparentes, ícones pretos, com letras, Disney... O difícil é escolher! E, se se arrependerem ou fartarem-se, podem reaver o ícone original sempre que quiserem. É uma boa aplicação para explorar!

Outro detalhe genial da aplicação, é que vos permite criar ícones para os vossos contactos favoritos na página principal do vosso telemóvel. É excelente para as pessoas com quem mais contactam, namorado, melhores amigos, etc.

A aplicação é gratuita e dá para Android ou iOS. Confesso que fiquei super viciada e agora o meu telemóvel está cheio de bonecos ou de figuras ou cores, mas não me arrependo de nada, está super ao meu gosto e jeito.

Já conheciam a app? Vão experimentar?

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EVENTOS || Carnaval de Torres Vedras


Sou bastante tolerante em inúmeras questões e assuntos, mas uma coisa em que não acredito, de forma alguma, é que exista algum sítio, em Portugal, que faça um Carnaval melhor que em Torres Vedras. É difícil para alguém que não vive num local com tradição de Carnaval gostar desta época. Já nós, Torreenses, vivemos para esses seis dias de folia completa. 

Mas o que há de tão bom neste Carnaval? É uma alegria e boa disposição inacreditável. Toda a gente sai à rua mascarada, toda a gente sabe as letras das músicas. As estradas enchem-se de pessoas mascaradas a dançar, a conviver, a festejar! Todos os anos é lançado um tema para nos mascararmos de acordo, mas não é obrigatório segui-lo. Este ano é "O Mundo da Televisão" e já tenho todas as minhas máscaras pensadas! Há também o Corso de Carnaval, onde grupos que se inscrevem desfilam com as suas máscaras associadas ao tema, e nas quais depois votamos para decidir a mais gira. Depois também há o Corso das escolas que decorre durante a manhã de sexta-feira, onde os pequenos ganham os holofotes e desfilam com as roupas, normalmente, criadas por eles ao longo das semanas nas escolas.

Há também uma outra tradição em Torres: os homens mascaram-se de mulher. Não se chamam travestis, seus leigos, chamam-se Matrafonas!!! E quanto maior for a copa do sutiã, quanto mais curta for a mini saia, melhor será a Matrafona. É a maior animação! E não, não são menos homens por o fazerem. É giro porque a maior parte das vezes mascaramo-nos sempre todos juntos e as raparigas têm a missão de maquilhar os homens. Sombras garridas e batons rosa choque!!! E salto alto!

Os meus dias de Carnaval estão sempre pensados com uma máscara para cada dia e com um grupo. Mas adoro estar a passear na rua a cantar todas as músicas e encontrar uma Minnie que depois vejo que é o meu amigo X, ou uma bailarina que é a Y, ou alguém mascarado de diabo que é W. Estamos todos juntos e alegres para viver estes dias de folia.

Se algum dia puderem ir ao Carnaval de Torres, arrisquem vir. Arrisquem vir para se divertir. Uma noite, como disse aos meus amigos. Uma noite e rendem-se.

Fiquem com o vídeo promocional. Retrata bem o que quero dizer. Espero por vocês aqui!


MUNDO || As nossas histórias


É extraordinário como somos protagonistas das nossas próprias histórias mas imediatamente o papel pode inverter-se nas histórias dos outros. Podemos ser inimigos na narrativa de outra pessoa. Talvez o amor platónico da história de alguém. Sem o desconfiarmos. Nós próprios criamos os nossos antagonistas e amores platónicos sem que essas pessoas o saibam.
Limitamo-nos a viver as nossas histórias, cruzando-nos no enredo uns dos outros e torcendo para que mereçamos uma linha, um parágrafo, talvez até um capítulo na história das pessoas que mais estimamos.
Nós somos apenas personagens principais nos nossos romances pessoais tentando, de alguma forma, tornarmo-nos co-protagonistas no romance das personagens que amamos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EVENTOS || Optimus Alive


Quando os primeiros nomes de cartaz foram lançados, combinei comigo mesma que se fizesse este 1º semestre à primeira, sem espinhas (coisa que não aconteceu no ano passado), me presenteava com o bilhete para o dia 10 de Julho, data onde estarão Arctic Monkeys e outros, como Imagine Dragons. A promessa foi o gatilho certo para me motivar ao longo do semestre que restava.

E agora, já a meio das minhas férias, consegui cumprir a promessa mas ainda não comprei o bilhete. E porquê? Porque quero acompanhar quais são os últimos anúncios de cartaz. Para já, o bilhete para o 1º dia compensa perfeitamente, mas não quero ser apanhada de surpresa por um anúncio irresistível. Ainda não perdi a esperança de que os London Grammar venham cá atuar nos palcos mais pequenos. Eles encaixam no perfil do festival e têm este primeiro álbum de ouvir e chorar por mais  ou por um concerto ao vivo.

Portanto, o primeiro dia está mais que seleccionado, veremos o que falta. Quem mais vai estar lá?

Foto

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FACULDADE || Três Semestres de Nutrição


Apesar de Ciências da Nutrição ser um curso muito directamente ligado à alimentação, há muito mais do que ficar fechado num consultório a distribuir planos alimentares. As vertentes são inúmeras, desde restauração, indústria alimentar, controlo de qualidade, setor comunitário e de ensino, vertente desportiva... até para a NASA poderíamos trabalhar (alguém tem de pensar nas refeições dos astronautas, certo?)!

A versatilidade do meu curso foi um factor decisivo na hora de embarcar na vida universitária. E observando os interesses e ambições dos meus colegas, concluo que não estamos a caminhar para as mesmas metas e sim para as vertentes profissionais que encaixam na nossa personalidade. E isso é importante. Confesso que ainda me sinto muito divida sobre que caminho seguir.

A componente prática do meu curso também é um fator de excelência. As cadeiras são diversificadas e os conselhos partilhados pelo corpo docente são valiosos para que sejamos profissionais íntegros e competentes. Mais do que resolver problemas, assistir dúvidas ou ultrapassar desafios, precisamos de saber fazê-lo com rigor, carácter e sensatez. Gosto que esses elementos não sejam descurados.

BOBBY PINS || Aqui nos apresentamos


Uma das coisas que mais tenho tendência a perder, além de elásticos, bobby pins (aqueles ganchos muito fininhos) e batons do cieiro, são as histórias que escrevo, os meus desabafos e as cartas que mando para ninguém em especial. Fora todas as palavras que leio, acho bonitas e não tenho oportunidade de as guardar.

Já perdi a conta dos sublinhados perdidos dos livros que já li, dos diários que desisti de escrever, das cartas que estão nas mãos de outras pessoas (e que a elas pertencem), ou as histórias que ficaram perdidas nos rascunhos dos meus blogues. Gosto desse mistério. Gosto de perder as minhas palavras, ler por prazer, escrever porque quero. E se perder, pois que alguém as encontre e aprenda com elas, e que as ame da mesma forma que eu amo e encontro consolo, inspiração e orientação na palavra dos outros.

Aqui apresento o Bobby Pins e espero que se percam da mesma forma que eu já me perdi!